Pular para o conteúdo principal

Circuito de Museus é reconhecido por promover a cultura entre estudantes da rede municipal
Divulgação/PBH

Circuito de Museus é reconhecido por promover a cultura entre estudantes da rede municipal

criado em - atualizado em

O Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) divulgaram o resultado preliminar do “Edital Experiências Inspiradoras de Educação Integral em Tempo Integral”. O Programa Circuito de Museus, da Diretoria de Escola Integrada (Died), foi contemplado em quatro das cinco formas de reconhecimento do edital, que busca identificar e dar visibilidade a experiências de educação integral que sirvam de referência para a construção de políticas públicas e práticas pedagógicas para outras redes e escolas no âmbito do Programa Escola em Tempo Integral.

Ao todo, 734 projetos de todas as regiões do Brasil foram selecionados. O Programa Circuito de Museus concorreu no Eixo 2 do Edital, “Currículo Integrado e Práticas Pedagógicas. O Circuito de Museus nasceu como um projeto dentro do Programa Escola Integrada (PEI) e em 2025 passou a incorporar a Política de Educação Integral para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME-BH), como um programa próprio.

O objetivo do programa é permitir que estudantes das escolas municipais da educação infantil, do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) visitem três instituições museais e culturais ao longo do ano, a partir de um percurso temático selecionado pela instituição de ensino, com a assistência da Died. Assim, o programa visa assegurar o desenvolvimento de habilidades de articulação de ideias, apreciação estética e interpretação dos significados contidos em objetos, fotografias, documentos textuais e filmes. 

As atividades culminam em práticas feitas pelas escolas em momentos dentro da sala de aula que dialoguem com a visita, possibilitando a socialização das experiências do grupo com outras turmas.