Pular para o conteúdo principal

Educação ambiental mobiliza mais de 6 mil pessoas e 70 escolas municipais no primeiro semestre
Divulgação/PBH

Educação ambiental mobiliza mais de 6 mil pessoas e 70 escolas municipais no primeiro semestre

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), com vários programas e projetos, mobilizou mais de 6 mil pessoas e cerca de 70 escolas da rede municipal de fevereiro a junho de 2025. As atividades envolveram a população em oficinas de vivência ecológica, plantios, ações em instituições de ensino, parques e comunidades, além de formação de agentes, debates e uso de tecnologia para controle biológico.

Ana Paula Assunção, diretora de Educação Ambiental da SMMA, destaca que os números representam uma atuação descentralizada, participativa e voltada aos desafios climáticos. Outro ponto destacado por ela é o envolvimento de todas as faixas etárias, de crianças e adolescentes a adultos e idosos, por meio de atividades em escolas, parques, praças e em espaço virtual.

Escola Verde

Exemplo desse alcance é o projeto Escola Verde. Instituído em junho deste ano, é executado na rede pública promovendo plantios, oficinas e instalação de meliponários em articulações com coletivos e famílias. Mais de 600 pessoas foram impactadas neste ano, mostrando o potencial transformador da educação climática nas escolas, que atuam como ecossistemas verdes e espaços de resiliência.

Centro de Educação Ambiental

Outro espaço de conscientização são os sete Centros de Educação Ambiental nas diferentes regiões da capital mineira, funcionando como portas de entrada para a formação ecológica na cidade e recebendo milhares de visitantes e estudantes. No CEA-Propam, na Pampulha, centenas de crianças, jovens e educadores foram mobilizados em oficinas ambientais, visitas guiadas, trilhas ecológicas e práticas de campo, com o envolvimento de escolas. Territórios de alta vulnerabilidade climática, como os CEAs Serra Verde e Norte, também garantem esse atendimento, incluindo a prática em viveiros.

Poliniza BH

Importante espaço de acolhimento de ações de educação ambiental, a Casa Amarela, localizada no Parque das Mangabeiras também merece destaque. A partir do programa Poliniza BH, com foco na preservação das espécies nativas de abelhas sem ferrão, são realizadas atividades educativas, oficinas e instalações de meliponários em escolas e espaços públicos. As ações, em articulação direta com o Escola Verde e projetos comunitários, sensibilizam centenas de crianças sobre o papel das abelhas, além de colaborar para a conservação da biodiversidade urbana.

Biofábrica de Joaninhas

Outra iniciativa de grande sucesso é a Biofábrica de Joaninhas. Além de visitas guiadas e educativas na Casa Amarela, a Secretaria de Meio Ambiente já entregou, por meio do BH Digital, 855 kits à população para uso em hortas escolares, espaços comunitários e por coletivos de plantios.

As joaninhas e crisopídeos atuam no controle biológico de pragas urbanas, descartando o uso de agrotóxicos e reforçando a agroecologia e a saúde ambiental. Com integração entre inovação pública e educação ambiental com digitalização do serviço e oficinas práticas, o programa proporciona a aplicação de tecnologia sustentável no contexto urbano.

BH Itinerante

Já como braço de extensão, a Secretaria de Meio Ambiente desenvolve dois importantes projetos. Com 25 anos de história, o BH Itinerante formou, em sua 49ª edição, 40 agentes ambientais, com uma programação participativa e articulada à justiça climática. Ao conhecer e vivenciar a cidade em seus múltiplos territórios, estes novos multiplicadores evidenciam o potencial de transformar práticas cotidianas a partir de uma iniciativa de referência nacional em políticas de educação ambiental pública e gratuita.

Outro programa, o Ambiente em Foco Virtual propiciou ao longo de dez palestras online conteúdo formativo a 1.524 pessoas com temáticas como mudanças climáticas, justiça socioambiental, agroecologia, biodiversidade e indicadores ambientais. Com alcance nacional e internacional, os encontros ofertam certificação em atividades gratuitas e abertas.

Segundo Ana Paula Assunção, as ações de Educação Ambiental da SMMA buscam atuar estrategicamente junto à população, promovendo uma relação mais sustentável e equilibrada com o meio ambiente na nossa cidade.