3 December 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte promove a partir desta quarta-feira (3) a sétima edição do Qualifica EJA, ação conjunta entre as secretarias municipais de Educação (Smed) e Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Relações Internacionais (SMDE). A iniciativa tem o objetivo de informar, encorajar e disponibilizar oportunidades de ensino e qualificação profissional para os estudantes da capital matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A abertura será de forma remota, das 19h às 21h, no Youtube, com falas de representantes da Smed e da SMDE, de Júlio Fessô, diretor regional de Apoio à Coordenadoria Especial de Vilas e Favelas, e Renata Martins Costa de Moura, representante do Centro de Referência da Pessoa Idosa (CRPI) e do Conselho Municipal do Idoso (CMI).
Nesta quinta-feira (4) e nos dias 10 e 11 de dezembro acontecerão encontros entre estudantes e instituições parceiras em diferentes espaços das regionais Centro-Sul e Venda Nova. Neste primeiro dia (4), as atividades acontecerão na sede da Smed - Escola Municipal Caio Líbano Soares e o Centro de Línguas, Linguagens, Inovação e Criatividade (Clic) -, contemplando as regionais Centro-Sul, Leste e Nordeste.
A Escola Municipal Cônego Raimundo Trindade, em Venda Nova, receberá os encontros no dia 10, voltados às regionais Norte, Pampulha e Venda Nova. No dia 11, (o local será divulgado em breve), serão contempladas as regionais Barreiro, Oeste e Noroeste.
Nos encontros presenciais, as instituições parceiras (como Senac, Cefet, Sebrae e o Instituto Localiza) vão apresentar as oportunidades de cursos de qualificação profissional e desenvolvimento de habilidades empreendedoras. Além disso, serão ministradas palestras sobre a necessidade do aprimoramento da leitura, da conversa e da escrita para sucesso no trabalho.
O diferencial desta edição é a união com o evento “Ações 50+ na EJA: outubro prateado”, de valorização dos estudantes idosos. Na Semana da Educação, entre os dias 10 e 12 de dezembro, haverá ações conjuntas, com apresentações artísticas, práticas e oficinas de valorização, reconhecimento e empatia com os estudantes idosos.
“Por meio do Qualifica EJA, este conjunto diverso e quase sempre vulnerável de cidadãos tem o direito à educação garantido e os horizontes ampliados para as reais possibilidades de aprender ou reaprender sobre o mundo do trabalho”, destaca Elair Sanches Dias, da equipe pedagógica da Coordenação da EJA na Smed e um dos organizadores do evento.
