4 August 2025 -
Crianças do Centro Educativo Comunitário Israel Pinheiro (Cecip) estão aprendendo sobre meio ambiente e alimentação saudável de forma prática e envolvente. Por meio do Projeto Horta, desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte, os estudantes cultivam uma horta orgânica na escola e participam ativamente de todo o processo, do plantio à colheita.
A iniciativa faz parte do currículo pedagógico da unidade e promove o primeiro contato estruturado dos educandos com a terra. Além de ensinar sobre cultivo de hortaliças, o projeto incentiva valores como responsabilidade, sustentabilidade e respeito à natureza a partir de atividades realizadas em um ambiente vivo e interativo.
Durante as oficinas, as crianças observam e aprendem sobre o papel ecológico de insetos como formigas e joaninhas, exploram cores, sabores e texturas de forma lúdica e desenvolvem habilidades sensoriais. A colheita é realizada pelos próprios estudantes, sempre com o acompanhamento das educadoras, reforçando a autonomia e o trabalho em equipe.
Diferentes ecossistemas
As ações do Projeto Horta não se limitam ao espaço escolar. As crianças também participam de visitas a praças e parques da cidade, ampliando o contato com diferentes ecossistemas urbanos e fortalecendo o vínculo com o território onde vivem.
O projeto também atua na formação de atitudes conscientes desde a infância ao abordar conceitos de preservação ambiental e incentivar práticas sustentáveis no dia a dia.
“O plantio de uma horta na escola vai muito além do cultivo. Dentro da proposta pedagógica, é uma vivência completa, de preparar a terra, plantar, colher, explorar sabores, cores e texturas. Para as crianças, é também um momento terapêutico, de conexão e descobertas”, destaca Evandro de Souza, Diretor do Cecip.
Com exemplos como o do Cecip, a rede municipal de ensino reafirma seu compromisso socioambiental. São 111 escolas municipais que já cultivam hortas em seus espaços, e outras 45 creches parceiras que incorporaram o verde em sua rotina pedagógica.