1 August 2025 -
Belo Horizonte foi a cidade escolhida para receber as Plenárias das Juventudes sobre a Mata Atlântica nesta segunda e terça-feira (4 e 5). O encontro, que acontece no Centro de Referência das Juventudes, é preparatório para a COP30 e vai selecionar dois jovens representantes do bioma para participar do evento em Belém (PA). Os jovens interessados podem se inscrever por meio do formulário disponível no Portal da PBH.
A abertura do evento acontece na segunda-feira, às 9h. Na sequência haverá o primeiro painel, com o tema “O que o Brasil representa para COP30?”. No período da tarde, a Plenária recebe o painel “Qual Mata Atlântica queremos?” e, em seguida, serão formados grupos de trabalho para redação de propostas ligadas às Juventudes, Meio Ambiente e a COP30.
Na terça, na parte da manhã, os grupos de trabalho apresentarão suas propostas e em seguida farão a votação para eleger os dois jovens representantes da Mata Atlântica. À tarde, a partir das 14hs, a Plenária fará seu encerramento com uma visita ao bioma, no Parque das Mangabeiras.
Formação
De acordo com a Secretaria Nacional de Juventude, da Secretaria-Geral da Presidência, e o Conselho Nacional de Juventude, o objetivo principal das Plenárias é realizar um processo de formação, escuta e mobilização das juventudes em todos os biomas brasileiros sobre a COP30 a partir das realidades locais, dos desafios enfrentados em cada um, promover a participação ativa de jovens, organizações de juventude, especialistas e representantes de diferentes setores. Cada Plenária será realizada em dois dias, divididos em painéis, debates em grupos, apresentação das discussões do’s grupos em plenária e visita ao bioma preservado.
A articulação para a realização do evento foi fruto de diálogos entre a Diretoria de Juventudes da Subsecretaria de Direitos Humanos da PBH e a Secretaria Nacional de Juventude. A Diretoria de Juventudes tem tratado a pauta da sustentabilidade e dos ODS como estratégica para as juventudes. Conforme prevê a própria ONU, os jovens devem ser multiplicadores da Agenda 2030, já que representam a geração do futuro, interessada na mitigação das mudanças climáticas e na construção de um mundo mais sustentável. Nesse sentido, a iniciativa destaca as juventudes de Belo Horizonte como protagonistas dessa agenda em prol da sustentabilidade local.