19 November 2025 -
Para celebrar o Mês da Consciência Negra, a Escola Municipal Padre Henrique Brandão, na região Oeste, organizou um grande evento nesta quarta-feira (19), com foco no protagonismo dos estudantes em desfiles, apresentações de dança e de capoeira. Cerca de 300 alunos, com idades entre 6 e 15 anos, se envolveram na festividade.
O momento principal foi o Desfile da Beleza Negra, evento dedicado à valorização da identidade, da história e da cultura afro-brasileira. Os modelos foram os alunos e alunas, e a produção foi feita juntamente com as famílias, com roupas, acessórios, penteados e maquiagens que remetem à estética, arte e cultura afro-brasileiras. Além do desfile, houve apresentações da Escola Integrada, incluindo percussão, axé e dança; e do Coral Mãos que Falam, que se apresenta em libras.
A aluna 6º ano, Jennifer Larissa Marques Guedes, disse que sentiu muito orgulho do trabalho feito pela escola. “O desfile entregou tudo. As pessoas arrasaram nos figurinos, no cabelo, nas poses. Eu amei. Além de conscientizar as pessoas, a escola fica mais alegre, e a iniciativa aumenta a autoestima dos estudantes”, afirmou.
Foram expostos cartazes feitos por estudantes do 2º ano e familiares, que mostravam a importância do dia 20 de novembro. Outros trabalhos feitos por diferentes turmas da instituição também foram apresentados, como um estudo sobre o princípio Ubuntu, um livro coletivo feito pelas turmas do 3º ano e um projeto sobre mulheres negras que marcaram a história do Brasil e do mundo.
Todas essas ações integram um projeto pedagógico contínuo voltado para a consciência negra. A iniciativa busca fortalecer a autoestima dos estudantes, valorizar a diversidade e promover uma educação antirracista e inclusiva.
A coordenadora do programa Escola Integrada da instituição, Solange Gontijo, explicou o processo de desenvolvimento da iniciativa. “A preparação foi iniciada há meses. Foi um trabalho lúdico, em conjunto, e o resultado foi o que vimos hoje. A luta contra o racismo é no dia a dia e vai continuar. Este foi o primeiro Desfile da Beleza Negra de muitos”, disse.
