Pular para o conteúdo principal

 Última edição do Projeto Ambientar será realizada no Parque das Mangabeiras
Foto: Remy Drumond

Última edição do Projeto Ambientar será realizada no Parque das Mangabeiras

criado em - atualizado em

O Parque das Mangabeiras Maurício Campos recebe, no próximo domingo (30), a última edição deste ano do Projeto Ambientar, com uma programação diversificada, com exposições, oficinas educativas, bate-papos, jogos pedagógicos e uma trilha guiada pelo Parque.

As atividades, que serão realizadas das 9h às 12h, buscam aproximar a comunidade de temas essenciais relacionados ao meio ambiente e à natureza urbana. Será realizada a Trilha do Cerrado, a partir das 10h, conduzida pela equipe de Educação Ambiental da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB). O percurso terá cerca de 400 metros, com 1h de duração. Os participantes terão contato com a vegetação nativa, com destaque para a área de cerrado, que ocupa áreas de maior altitude do Parque.

Nesses locais, os solos são mais rasos e com baixa disponibilidade de nutrientes. Árvores como o barbatimão, a candeia, a caviúna, a guabiroba, o murici e o pau-santo poderão ser avistadas. A atividade é gratuita, mas é necessária a inscrição prévia, até às 16h do dia 27/11, pelo e-mail educaparques@pbh.gov.br.

Para aproveitar o passeio com mais conforto e segurança, é obrigatório o uso de sapatos fechados e recomenda-se a utilização de roupas confortáveis, protetor solar, repelentes, chapéu ou boné e levar uma garrafinha de água. A trilha não é indicada para pessoas com mobilidade reduzida e crianças podem participar somente acompanhadas de um responsável. No caso de eventos climáticos extremos, a trilha pode ser cancelada.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente também integra a programação do evento oferecendo uma oficina de plantio de mudas em casquinha de ovo, ministrada pelo Centro de Educação Ambiental Propam (Pampulha).

Educação e conscientização ambiental de forma coletiva

O Projeto Ambientar é uma ação colaborativa que reúne estudantes universitários, educativos dos diversos setores da PBH, projetos de pesquisa sobre fauna, flora, saúde e meio ambiente, ONGS, projetos de extensão e ações comunitárias. Tem como principal objetivo promover a conscientização ambiental e fortalecer a interação entre a comunidade, as universidades e os órgãos públicos. Por meio de atividades educativas e práticas, o projeto pretende sensibilizar os cidadãos sobre a importância da conservação ambiental e estimular a construção de soluções para os desafios ecológicos da cidade. O projeto ocorre ao longo do ano, uma vez por mês e de forma itinerante, em diferentes parques da cidade.

Parque das Mangabeiras Maurício Campos

Funcionamento: de terça a domingo, das 8h às 17h (entrada permitida até às 16h30) 
Portaria Sul: Av. José do Patrocínio Pontes, 580 - Bairro Mangabeiras
Portaria Caraça: Rua Caraça, 900 - Bairro Serra