19 November 2025 -
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente institui, nesta quinta-feira (20), o Grupo Gestor do Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial (GGPIR). O objetivo é monitorar metas presentes no Plano e combater o racismo ambiental a partir de ações da pasta. O grupo será responsável também por promover e valorizar ações de formação, capacitação e letramento racial de servidores e equipes. A nomeação do grupo ocorre simbolicamente no Dia da Consciência Negra.
Para o coordenador do GGPIR, Marcos Antônio Santos de Souza, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente passa a contar com um organismo de promoção da igualdade racial, delineando caminhos, ações, projetos e interfaces, trazendo consigo todas as políticas necessárias para enfrentar o racismo e aplicar essas políticas. “É um marco histórico para o enfrentamento e redução de desigualdades”, destaca.
O GGPIR será composto por Marcos Antônio Santos de Souza (coordenador), Ana Vitória Batista Dumbá, Luciana da Silva Gomes, Naiara Chirlei Ferreira Martins, Sônia Márcia Soares de Moura, Camila dos Santos Freitas, João Marcos Veiga de Oliveira, Claudineia Aparecida Pereira Coura, Anna Carolina Costa Alves de Carvalho Almeida dos Santos.
O grupo, composto por representantes de diversos setores da SMMA, foi recebido pelo secretário João Paulo Menna Barreto, que salientou o compromisso da pasta com ações efetivas de combate ao racismo ambiental e de fortalecimento da igualdade racial.
Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial
O GGPIR também visa fortalecer a articulação da Secretaria de Meio Ambiente no Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR). As servidoras da SMMA Ana Vitória Batista Dumbá e Luciana da Silva Gomes foram empossadas como conselheiras em cerimônia realizada nesta quarta-feira (18) na sede da PBH, com a presença do Diretoria de Políticas de Reparação e Promoção da Igualdade Racial de Belo Horizonte, Gabriel Luis de Souza.
