Pular para o conteúdo principal

PBH garante que mães amamentem crianças dentro de EMEIs e creches parceiras
Foto: Divulgação

PBH garante que mães amamentem crianças dentro de EMEIs e creches parceiras

criado em - atualizado em


Para incentivar o aleitamento materno e promover a segurança alimentar e nutricional em ambiente escolar, as instituições de educação infantil das redes própria e parceira da Prefeitura de Belo Horizonte estão abertas para receber as mães que desejam amamentar as crianças dentro das unidades ou enviar o leite congelado para ser oferecido à criança. 

Lactantes com filhos matriculados na rede municipal de educação podem procurar diretamente a unidade para formalizar a intenção de realizar a amamentação no ambiente escolar, ou o envio do leite materno. Elas são orientadas sobre as formas seguras para fazer a extração, o armazenamento e o transporte do leite congelado até a unidade. 

As secretarias Municipais de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, de Saúde e de Educação construíram de forma intersetorial procedimentos e orientações validados pela equipe técnica do Banco de Leite da Maternidade Odete Valadares que garantem que o leite materno seja oferecido de forma segura nas unidades de Educação Infantil do município. 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que os bebês recebam exclusivamente o leite materno durante os primeiros seis meses de vida. Após esse período, a recomendação é que, juntamente com a amamentação, os bebês recebam alimentação complementar segura e nutricionalmente adequada, até os dois anos de idade ou mais. 

Além das orientações às famílias sobre a importância da continuidade da amamentação após o ingresso da criança nas unidades de educação infantil, a equipe de Supervisão Alimentar da Subsecretaria de Segurança Alimentar Nutricional promove formação e conscientização voltados aos manipuladores de alimentos. São feitas orientações sobre o acolhimento às mães, boas práticas de retirada, armazenamento, degelo, porcionamento e oferta do leite materno cru à criança, além da limpeza e desinfecção dos utensílios utilizados. 

A gerente de Nutrição da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, Bruna Benfica, afirma que a alimentação adequada e saudável tem papel fundamental em todas as etapas da vida, especialmente nos primeiros anos. “Sabemos que o ingresso das crianças nas unidades de educação infantil é desafiador para as famílias, principalmente para a mãe que amamenta o filho. Estabelecemos fluxos para referenciar as escolas como espaço de incentivo, apoio e promoção ao aleitamento materno que é um alimento completo e primordial para o desenvolvimento da criança. Além de todos os benefícios nutricionais comprovados, a oferta de leite humano fortalece o vínculo entre mãe e filho”, afirma. 

Lays de Souza, mãe do Francisco, de 9 meses, destaca a importância da continuidade da amamentação após o ingresso do bebê na unidade de educação infantil. “Sabemos da importância nutricional do leite materno e os benefícios para a criança e para a mãe. Para mim, a minha conexão com meu filho se dá através da amamentação. Eu mantive o aleitamento exclusivo para o meu filho até os seis meses de idade. Quando matriculei meu filho na Unidade de Educação Infantil, busquei orientações sobre a forma de manter o aleitamento humano”, disse. 

Ela conta ainda que faz a retirada duas vezes por dia no trabalho. “Armazeno o leite em um pote de vidro identificado com meu nome completo e do meu filho e a data e o horário, transporto em uma bolsa térmica até a escola, que dá uns dez minutos, e entrego na escola diariamente”, acrescenta.   

Patrícia Alves, que amamenta a filha de 9 meses, destaca que as orientações recebidas pela nutricionista e a acolhida foram essenciais para superar o desafio de continuar a amamentação após os seis meses de idade. “Amamento minha filha em casa e envio o leite materno congelado para a escola. As orientações que recebi, explicando a higienização, armazenamento e a forma de transportar me fizeram sentir segura e afirmar que é possível continuar o aleitamento após o ingresso escolar”.

Extração, armazenamento e transporte do leite humano

O leite materno pode ser retirado em casa ou no ambiente de trabalho e armazenado de forma adequada. Recomenda-se buscar um ambiente tranquilo e mais confortável possível para realizar a extração, evitando retirar o leite no banheiro ou ao ar livre para evitar a contaminação.

Os frascos para armazenamento devem ser de vidro incolor, de boca larga e com tampa plástica rosqueável. Podem utilizar vidros reciclados e não devem ser utilizados frascos com tampa de metal. Para a higienização, recomenda-se:

●    Antes de lavá-los, retirar rótulos e papéis, inclusive da parte de dentro da tampa;
●    O frasco e a tampa devem ser lavados com água e sabão e depois enxaguados;
●    Colocar o frasco e a tampa em uma panela com água e fervê-los por 15 minutos, contando o tempo a partir do início da fervura;
●    Escorrer a tampa e o vidro sobre um pano limpo ou papel toalha, emborcados;
●    Deixá-los secar naturalmente e, após ficarem completamente secos, devem ser fechados e identificados com uma etiqueta ou esparadrapo, de preferência na tampa;
●    Guardar em um recipiente com tampa;
●    A etiqueta ou esparadrapo deve conter o nome completo da mulher e da criança, a data da primeira coleta, assim como a turma em que a criança está matriculada. A criança só recebe o leite materno da sua própria mãe. 


O frasco de vidro com o leite materno deve ser retirado do congelador de casa ou do trabalho apenas no momento de saída para a unidade escolar. Sempre transportar o leite congelado e colocar o pote de vidro em posição vertical (com a tampa virada para cima) dentro de um isopor, caixa térmica ou bolsa térmica, com gelos reutilizáveis, previamente desinfetados.

Os recipientes usados para o transporte devem estar em boas condições, limpos e sem outros objetos. Para limpeza do recipiente, recomenda-se lavar com água e sabão abundantemente e deixar secar completamente, para evitar a formação de mofo. 

Para receber as orientações mais detalhadas de todo o processo, a família/mãe deve procurar a gestão da unidade escolar. Está disponível ainda a cartilha da política de saúde com orientações sobre a extração e armazenamento do leite. 

Programa Municipal de Alimentação Escolar

A alimentação escolar é um eixo primordial e estratégico da Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Belo Horizonte, colocando a capital mineira como referência na gestão da Alimentação Escolar.

A Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SUSAN) elabora os cardápios, servindo a mesma refeição em todas as unidades escolares. As equipes técnicas realizam visitas nas instituições, a fim de orientar a melhor utilização dos alimentos, aprimorar as boas práticas e promover cardápios mais saudáveis. São produzidas refeições balanceadas, com quantidade controlada de sal, açúcar e gordura, além de estimular o consumo de frutas, verduras e legumes. 

São promovidos, também, cursos, oficinas e palestras voltados à capacitação dos funcionários e desenvolvidas ações de Educação Alimentar e Nutricional por meio de atividades educativas e de comunicação, com o objetivo de promover a mobilização da população para a adoção de práticas alimentares saudáveis a partir de uma abordagem por meio do diálogo e da construção coletiva do conhecimento. Conheça o conteúdo sobre Educação Alimentar e Nutricional (EAN).

Doação de leite materno

A Secretaria Municipal de Saúde oferece às lactantes a possibilidade de doação do leite materno e a coleta é feita em casa, pela própria doadora. Atualmente, 13 centros de saúde possuem equipes capacitadas para repassar as orientações às mulheres que tiverem interesse. Essas mesmas unidades recebem e encaminham o alimento para o Posto de Coleta de Leite Humano, da Prefeitura de Belo Horizonte, que fica na Unidade de Referência Secundária Saudade (URS Saudade). 

Semanalmente o leite coletado é enviado ao Banco de Leite da Maternidade Odete Valadares e, posteriormente, é destinado aos recém-nascidos internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal. São encaminhados por mês cerca de 20 litros. 

Para doar é necessário que a mulher esteja clinicamente saudável e não faça uso de tabaco, álcool e outras drogas. Depois, é necessário ir até um dos centros de saúde capacitados e apresentar o cartão da gestante (exames de pré-natal) ou resultados de exames de sangue, realizados nos últimos seis meses anteriores. 

Unidades aptas a receber o leite materno

Centro de Saúde Vila Cemig - Rua Coletivo, 68 - Vila Cemig
Centro de Saúde Cafezal - Rua Bela Vista, 30 Vila Cafezal - Serra
Centro de Saúde Paraíso - Avenida Mem de Sá, 1.001 - Paraíso
Centro de Saúde Pompéia - Rua Leopoldo Gomes, 440 – Pompéia
Centro de Saúde São José Operário - Rua Simão Pereira, 73 - Nova Vista
Centro de Saúde Taquaril - Rua Des. Bráulio, 2.200 - Taquaril
Centro de Saúde Vera Cruz - Praça Pedro Lessa, 36 - Vera Cruz
Centro de Saúde Boa Vista - Rua Guruá, 833 - Boa Vista
Centro de Saúde Cachoeirinha - Rua Borborema, 1.325 - Cachoeirinha
Centro de Saúde Marcelo Pontel Gomes - Rua Branca, 15 - Jardim Vitoria
Anexo do Centro de Saúde Vila Maria/João Vital  -  Avenida dos Sociais, 305 - Jardim Vitória
Centro de Saúde Bom Jesus - Rua Bernardo Cisneiros, 659 - Bom Jesus
Centro de Saúde Ermelinda - Avenida Paes de Abreu, 114 - Vila Ermelinda

O leite deverá ser retirado observando cuidados de higiene pessoal e também do ambiente. O alimento deve ser armazenado no congelador ou freezer, para garantir a validade. Todas as informações sobre extração e acondicionamento podem ser verificadas neste material.