1 July 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte vai oferecer formação on-line para quadrilheiros e equipes que atuarão na Vila Gastronômica do Arraial de Belô sobre o Protocolo Quebre o Silêncio. As formações ocorrerão nesta quarta e quinta-feira (2 e 3), totalizando quatro turmas. A expectativa da Belotur é que 150 pessoas participem de cada uma das formações, oferecidas pela Diretoria de Políticas para as Mulheres da Subsecretaria de Direitos Humanos.
O Protocolo Quebre o Silêncio foi criado pela PBH em 2024, com informações e fluxos para orientar bares, restaurantes e casas noturnas a implementar medidas para auxiliar mulheres que se sintam em situação de risco em suas dependências. A Lei Nº 11.261, de 9 de novembro de 2020, torna obrigatório a esses estabelecimentos se preparar para adotar as ações e foi regulamentada pelo Decreto Municipal Nº 18.269, de 8 de março de 2023. A qualquer momento, os estabelecimentos podem acessar pbh.gov.br/quebreosilencio para se cadastrar e receber as formações gratuitas oferecidas pelo município.
A subsecretária de Direitos Humanos, Luana Magalhães, explica que, além do bares e estabelecimentos da cidade, vincular o Quebre o Silêncio a grandes eventos é uma forma de garantir proteção às mulheres a qualquer tempo. “A parceria da Subsecretaria de Direitos Humanos com a Belotur na capacitação dos envolvidos no Arraial de Belô reitera nosso compromisso com a segurança e a proteção das mulheres nos grandes eventos da cidade. Temos um dos maiores arraiais fora do Nordeste e é muito importante que as mulheres belo-horizontinas saibam que elas podem curtir os festejos, que elas estarão protegidas, com equipes capacitadas para atuar na eventualidade de alguma intercorrência”, destaca.