2 July 2025 -
O Centro de Referência das Juventudes (CRJ) da Prefeitura de Belo Horizonte abriu inscrições para oficinas gratuitas de formação de jovens em iniciativas culturais e artísticas. Na primeira etapa do projeto Cola no CRJ foram abertas 45 vagas, divididas em três temas. As inscrições são virtuais e podem ser feitas no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte. Todas as atividades acontecem no CRJ (Rua Guaicurus, 50 - Centro).
A oficina “Palco de Rua” vai oferecer vivências continuadas nas linguagens do teatro, da música e do circo. A proposta é promover a integração dessas artes para o desenvolvimento pleno das habilidades expressivas, corporais e criativas dos participantes. Serão 15 encontros, sempre às terças-feiras, das 19h30 às 21h30.
Para capacitar jovens em produção audiovisual, o CRJ vai oferecer a oficina “Na Lente da Rua”, tendo o celular como ferramenta principal. Será abordado desde a concepção de roteiros até a edição final, incentivando a criação de narrativas autênticas sobre o cotidiano e as questões sociais que afetam a juventude. Serão 10 encontros, às quartas-feiras, das 10h às 12h.
Os interessados em pintura e produção de histórias em quadrinhos poderão participar da oficina "HQ de Quebrada". O objetivo principal é capacitar os participantes a narrar suas realidades, vivências cotidianas e a expressar questões sociais e pessoais por meio da arte. Busca-se construir um ambiente de trocas coletivas e valorizar as vozes da juventude da quebrada de Belo Horizonte. Também serão realizados dez encontros, às quintas-feiras, das 14h às 16h.
Enquetes virtuais
A estrutura e as temáticas das oficinas e dos debates que serão apresentados no Cola no CRJ foram construídas a partir da escuta das juventudes. Por meio de enquetes virtuais, os jovens que utilizam o Centro de Referência das Juventudes puderam indicar assuntos de interesse, que passaram por uma curadoria.
O projeto se estrutura a partir de três eixos principais: a ação educativa, com foco na construção do Memorial pela Vida da Juventude Negra; a implantação do Banco de Potencialidades Juvenis de Belo Horizonte, que mapeia e valoriza os saberes e talentos das juventudes; e a introdução ao mundo do trabalho, por meio de diálogos sobre identidades, sonhos, perspectivas e projetos de vida com adolescentes e jovens em centros socioeducativos da cidade.
O Cola no CRJ é uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Subsecretaria de Direitos Humanos, e a ADRA.