Pular para o conteúdo principal

 Prefeitura entrega novos livros de literatura infantil e infantojuvenil para as escolas municipais de BH
Foto: Divulgação

PBH entrega novos livros de literatura infantil e infantojuvenil para escolas

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte realizou a entrega de 440.727 livros de literatura infantil e infantojuvenil para todas as escolas da Rede Municipal de Educação.  Com o objetivo de promover a formação de leitores desde a primeira infância, a distribuição das obras acontece, anualmente, nas unidades de Educação infantil, do Ensino Fundamental, da EJA-Educação de Jovens e Adultos e nas Creches Conveniadas - Rede Parceira. 

Os kits de leitura entregues às escolas contemplam os diversos gêneros literários, como fábulas, contos, cordel, poesia e lendas. Além de estimular a concentração e o uso das habilidades linguísticas, a leitura auxilia no desenvolvimento da criatividade e imaginação das crianças. 

Para otimizar os resultados na formação de leitores, a Secretaria Municipal de Educação promove encontros mensais com todos os professores, coordenadores pedagógicos e articuladores, responsáveis pelas ações de incentivo à leitura.

Entre as diversas ações para estimular e despertar nas crianças o prazer da leitura está o planejamento dos dias e horários da semana destinados às atividades com os livros; a leitura coletiva; silenciosa e feita pelos professores. Além disso, também é desenvolvida a produção de um álbum de figurinhas com ilustração dos estudantes das capas dos livros lidos no semestre e a troca de sugestões, entre os estudantes, das obras lidas em outras turmas da escola. 

Outra ação importante é a participação das famílias nos encontros promovidos pelas escolas, como roda de conversa, chá literário, hora do conto, varal de poesia, tarde de autógrafos, vovó que conta histórias, sarau sirva-se de livros, sacola literária, piquenique literário e baú de histórias. Todas as atividades potencializam a mediação da leitura e a valorização dos livros enquanto bem cultural.