Pular para o conteúdo principal

Nova etapa de campanha da PBH com motociclistas reforça prevenção aos acidentes
Arte/PBH

Nova etapa de campanha da PBH com motociclistas reforça prevenção aos acidentes

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte inicia uma nova etapa da campanha Sobre Duas Rodas, Tenha Cuidado em Dobro, para conscientizar os motociclistas sobre a necessidade de reduzir os acidentes. Esse público é o com maior número de vítimas no trânsito da capital. A nova peça mostra, em um vídeo de 30 segundos veiculado nas redes sociais, os impactos emocionais sobre as famílias e todos os envolvidos por essas ocorrências. A campanha, que também utiliza abrigos e traseiras de ônibus para fazer a conscientização, aproveita a mobilização pelo Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito World Day of Remembrance”, celebrado no terceiro domingo de novembro. A data foi escolhida em 2005 pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

 

Dados de acidentes

 

Dados do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito totalizam mais de 117 mil vítimas fatais entre 2018 e 2022 no Brasil. No primeiro semestre de 2023 o número de óbitos em acidentes de trânsito no país foi de 4.255. Em Belo Horizonte dados do relatório de sinistros/acidentes com vítimas de trânsito de 2022 apontam 12.148 acidentes, sendo 131 com vítimas fatais. Desse total de mortos, 49 são motociclistas. Mais de 70% dos acidentes de trânsito na capital envolvem motociclistas e eles também estão envolvidos em 39% dos atropelamentos na cidade.

  

A diretora da BHTrans, Jussara Bellavinha, coordenadora do Projeto Vida no Trânsito, destaca a importância do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito como mais uma oportunidade de refletir e conscientizar a população sobre o nosso papel de buscar um comportamento seguro no trânsito. “Estamos sempre em movimento. Indo de lá para cá nos carros, nas motocicletas, nos caminhões e suas entregas, andando a pé pela cidade e pedalando nas bicicletas. É uma exigência da vida urbana estarmos sempre nos deslocando, mas o mais importante é fazê-lo com o máximo de segurança. Lembrar-se de quem se foi por conta de acidentes graves de trânsito, pode nos ajudar a refletir e mudar o nosso comportamento. Afinal, tão importante quanto chegar ao destino, é chegar bem e com saúde onde se deseja”, enfatizou a diretora da BHTrans. 

 

Ações de Prevenção aos Acidentes

 

Além das campanhas educativas, a Prefeitura de Belo Horizonte tem feito intervenções nas vias da cidade para reduzir os acidentes. O Centro da capital, por onde circulam diariamente cerca de um milhão de pessoas, vem ganhando intervenções importantes que visam garantir a segurança do pedestre. O Programa de Requalificação do Centro de Belo Horizonte – Centro de Todo Mundo – já realizou o tratamento das calçadas em mais de 8 km de vias, faixas para pedestres foram revitalizadas, novas ilhas de travessias foram implantadas e ruas de Zona 30 deram prioridade aos pedestres. Os ciclistas também foram beneficiados com a construção e revitalização de ciclovias. Todos os semáforos da cidade foram reprogramados para priorizar o pedestre e aumentar as possibilidades de atravessamento nos cruzamentos com mais segurança.

 

Dentre as ações para motociclistas, os principais corredores já contam com mais de 500 motoboxes, áreas sinalizadas para as motocicletas nos cruzamentos, que reduzem o conflito entre motos e outros veículos, e trazem ainda maior visibilidade aos pedestres no momento da travessia na faixa. Além disso, todos os ônibus do transporte público municipal contam com o adesivo do Ponto Cego, indicando uma área na lateral do veículo sem visibilidade para os motoristas dos ônibus.

 

Ações para jovens e crianças

 

A Prefeitura de Belo Horizonte também se preocupa com a mobilidade “do amanhã”, com uma diversidade de ações educativas sobre o trânsito para crianças e jovens, tanto nas escolas, como no Circo Transitando Legal. Eles serão os motoristas do futuro e já crescem compreendendo que: no Trânsito Escolha a Vida. Neste ano a “turminha” ganhou o Jogo Transitando Legal Digital e participa de mais uma edição do Concurso de Vídeos.