Pular para o conteúdo principal

Campanha da PBH conscientiza motociclistas na Semana Nacional de Trânsito
Arte/PBH

Campanha da PBH conscientiza motociclistas na Semana Nacional de Trânsito

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte inicia na próxima semana, que é dedicada à busca de mais segurança no trânsito, uma campanha de conscientização  , principalmente os que realizam entregas e que diariamente se envolvem em situações de risco e acidentes. O lema Sobre Duas Rodas, Tenha Cuidado em Dobro, será exibido em abrigos e traseiras dos coletivos, no Jornal do Ônibus, e nas redes sociais da PBH. Também serão feitas blitzes educativas ao longo de toda a semana para abordar os motociclistas que transitam pela capital.

As ações serão realizadas na Avenida Afonso Pena, em frente ao Palácio das Artes, na segunda-feira (18), das 7h30 às 9h, e das 11h30 às 13h, e na terça-feira (19), das 10h às 12h. Também serão realizadas ações em porta de escolas, palestras e apresentações para motociclistas e entregadores. A intenção das ações é chamar a atenção da sociedade sobre a importância dos cuidados para salvar vidas no trânsito.

Ações de prevenção aos acidentes

A Prefeitura de Belo Horizonte tem feito intervenções nas vias da cidade para reduzir os acidentes com motocicletas. Os principais corredores já contam com mais de 500 motoboxes, áreas sinalizadas para as motocicletas nos cruzamentos, que reduzem o conflito entre motos e outros veículos, e trazem ainda maior visibilidade aos pedestres no momento da travessia na faixa.

Todos os ônibus do transporte público municipal contam com o adesivo do Ponto Cego, indicando uma área na lateral do veículo sem visibilidade para os motoristas dos ônibus.

O Centro da cidade, por onde circulam diariamente cerca de um milhão de pessoas por dia, também vem ganhando intervenções importantes que visam garantir a segurança do pedestre. O Programa de Requalificação do Centro de Belo Horizonte – Centro de Todo Mundo – já realizou o tratamento das calçadas em mais de 8 km de vias, faixas para pedestres foram revitalizadas, novas ilhas de travessias foram implantadas e ruas de Zona 30 deram prioridade aos pedestres nas vias do centro da capital. Os ciclistas também foram beneficiados com a construção e revitalização de ciclovias. 

Atendimento às vítimas de acidentes

O atendimento às vítimas dos acidentes é feito pelo SAMU, que faz o encaminhamento para as unidades de saúde, de acordo com a gravidade dos envolvidos. A solicitação para atendimento deve ser feita por contato telefônico, pelo número 192. “Os dados de acidentes envolvendo motociclistas apontam a importância das ações intersetoriais e como esse assunto deve ser debatido por toda a sociedade. Nesse sentido, campanhas educativas são fundamentais para conscientizar sobre a segurança viária e os impactos que os acidentes no trânsito trazem para toda a população”, afirma o subsecretário de Promoção e Vigilância em Saúde, Fabiano dos Anjos.

Acidentes com Motociclistas

Nos últimos dez anos, a frota de motocicletas cresceu 41% na capital. Eram cerca de 195 mil em 2013 e agora, em 2023, dados do Ministério dos Transportes mostram que a frota de motocicletas chegou a 275.460.

Dados do relatório de sinistros/acidentes de trânsito de 2022 apontam 12.148 acidentes com vítimas em Belo Horizonte e os motociclistas aparecem como principais envolvidos. Foram 8.938 acidentes com motocicletas, um crescimento de 12,5% em relação a 2021.  Das 131 vítimas fatais registradas em 2022, 49 são motociclistas. As motocicletas também são responsáveis por 39% dos atropelamentos na cidade.

A diretora da BHTrans, Jussara Bellavinha, coordenadora do Projeto Vida no Trânsito, destaca a importância da campanha e da conscientização para reduzir os acidentes na capital. “É preciso alertar a população sobre os riscos do trânsito, em especial os motociclistas, que são as principais vítimas. Basta um vacilo para a vida mudar para sempre. E errar é humano. Por isso, sobre duas rodas é preciso ter cuidado em dobro”.

 

No Trânsito escolha a vida

 

A Semana Nacional do Trânsito reúne os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito com o objetivo de construir espaços mais seguros e sustentáveis nas cidades. Com o tema, No trânsito, escolha a vida, a mensagem para as campanhas educativas de trânsito deste ano direciona a sociedade para a busca de uma cultura de segurança no trânsito mais sólida e consistente.