Pular para o conteúdo principal

Prato gastronômico
Stênio Lima/PBH

Festival Gastronômico dos Restaurantes Populares tem pratos à base de vegetais

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza a 4ª edição do Festival Gastronômico dos Restaurantes Populares neste sábado (3). O evento, que reúne equipes compostas por representantes das quatro unidades dos Restaurantes Populares em uma disputa pelo melhor prato principal e melhor sobremesa, acontece no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional - CRESAN Mercado da Lagoinha (Av. Pres. Antônio Carlos, 821 - Lagoinha), a partir das 11h.

 

Entre os jurados deste ano estão a nutricionista e culinarista Bela Gil; Lorena Martins, jornalista e escritora especializada em gastronomia; Edson Puiati, professor de gastronomia e coordenador da Frente da Gastronomia Mineira; Alice Martins, Gerente Sênior de Políticas Alimentares da Alimentação Consciente Brasil, Ângelo Rafael Telles, proprietário do Restaurante Tanganica Art Bar & Vegan e campeão do Festival Comida di Buteco, além de gestores municipais.

 

Nesta edição, os participantes foram desafiados a criar receitas que tenham na composição apenas ingredientes de base vegetal. Jurados técnicos e gestores, incluindo especialistas das áreas de gastronomia e nutrição, provam e julgam os pratos, analisando critérios como criatividade, apresentação visual, sabor, textura e utilização de técnicas ensinadas nas oficinas.

 

O festival tem três etapas. Na primeira, os trabalhadores dos restaurantes passam por capacitações com especialistas. Neste ano, o foco das capacitações foi a produção de refeições criadas a partir de bases vegetais, a partir de uma parceria inédita com a Alimentação Consciente Brasil (ACB) e a Humane Society International (HSI).

 

Em outubro, foram realizados treinamentos teóricos sobre o tema para os trabalhadores que atuam na produção das refeições, além de um treinamento prático para os cozinheiros e chefs de cozinha. Após as capacitações, cada restaurante escolheu um prato principal e uma sobremesa que representaria a unidade. O prato vencedor poderá ser incluído no cardápio dos Restaurantes Populares, e a equipe vencedora será premiada.

 

Saiba mais sobre o Festival Gastronômico dos Restaurantes Populares.