16 October 2026 -
Para celebrar o Dia Mundial da Alimentação, comemorado nesta sexta-feira (16), a Belotur produziu uma revista com receitas de sete edições do Concurso Prato Junino, entre 2018 e 2026. A publicação resgata a trajetória do concurso gastronômico do Arraial de Belô, destaca a criatividade dos estudantes e reúne histórias que evidenciam a conexão entre a culinária mineira, a formação profissional e o empreendedorismo. O conteúdo está disponível no Portal Belo Horizonte.
O Concurso Prato Junino é uma iniciativa da Belotur, em parceria com instituições de ensino de gastronomia de Belo Horizonte, que incentiva estudantes a desenvolverem receitas autorais a partir de um tema definido a cada edição. As criações valorizam ingredientes locais e reinventam sabores tradicionais das festas juninas. Em 2020 e 2021 ele não foi realizado devido à pandemia da Covid-19.
Após as seletivas internas e a grande final da competição, os estudantes vencedores de cada instituição participante têm a oportunidade de comercializar seus pratos na Vila Gastronômica do Arraial de Belô, espaço dedicado à culinária que integra a programação do maior festejo junino das regiões Sul e Sudeste do país.
O objetivo da revista é documentar a história do projeto, que aproxima tradição e inovação, incentiva novos talentos e demonstra como a gastronomia pode gerar oportunidades de trabalho e negócios. A publicação também permite que o público conheça os sabores que marcaram o concurso e experimente, em casa, um pouco da criatividade presente no tradicional Arraial de Belô, festejo com quase 50 anos de história.
“A revista é uma forma de preservar a história do Concurso Prato Junino e dar visibilidade aos talentos que ajudam a construir a identidade gastronômica de Belo Horizonte. Ao reunir receitas e histórias de diferentes edições, mostramos como a gastronomia conecta tradição e inovação, valoriza nossa cultura e também abre caminhos para a formação profissional e o empreendedorismo. É mais uma maneira de compartilhar com moradores e visitantes a riqueza dos sabores da nossa cidade, reconhecida pela Unesco como Cidade Criativa da Gastronomia, afirma o presidente da Belotur, Eduardo Cruvinel.
Sabores tradicionais com novas interpretações
A revista reúne receitas que traduzem a proposta do Prato Junino de valorizar ingredientes regionais e reinventar sabores tradicionais das festas juninas. Entre as criações apresentadas está o Pão de Queijo Central, que dá uma nova interpretação a um dos principais símbolos da gastronomia mineira, combinando linguiça de pernil na cachaça, queijo Canastra, vinagrete de maçã verde, goiabada picante e couve crocante.
Outra receita é o Angu do Céu, pastel de angu recheado com copa-lombo suíno desfiado e flambado na cachaça, ora-pro-nóbis e requeijão de raspa. Já o Nuuh! transforma ingredientes regionais, como costelão bovino, abóbora e queijo do Serro, em um croquete empanado na farinha de tapioca, acompanhado de molhos e temperos.
Entre as opções doces, o Brigadeiro de Pipoca com Doce de Leite combina dois sabores típicos das festas juninas em uma sobremesa com recheio de doce de leite e cobertura crocante de pipoca caramelizada.
As criações representam a proposta do Concurso Prato Junino de valorizar a tradição, estimular a experimentação e evidenciar a diversidade de possibilidades da gastronomia mineira.
Espaço de formação e oportunidades
Ao longo das edições, o projeto contou com a participação de instituições como UNA, Faculdade Promove, Centro Universitário Estácio de Sá, Senac em Minas, UniArnaldo, UniBH – Le Cordon Bleu e Uninassau-Univeritas, dentre outras.
A publicação dá visibilidade ao trabalho desenvolvido por estudantes, professores e instituições parceiras, além de preservar a memória das criações que ajudaram a construir a identidade do concurso. A publicação também se apresenta como fonte de inspiração para profissionais, estudantes e apreciadores da culinária.
Os resultados do projeto ultrapassam a experiência de participar de uma competição gastronômica. Para alguns dos vencedores, o reconhecimento conquistado no Concurso Prato Junino contribuiu para ampliar a visibilidade profissional e impulsionar negócios.
A conquista também pode representar novas oportunidades de crescimento profissional e expansão dos negócios. É o que destaca Camila Silva de Paula, vencedora em 2024 pela Faculdade Promove. “Vencer o Concurso Prato Junino abriu novas oportunidades para o meu negócio de brigadeiros. Depois da competição, participei de eventos ligados ao empreendedorismo, fortaleci minha presença profissional e registrei um crescimento nas vendas”.
Para Simone Diniz, vencedora em 2025 pela Faculdade Promove, a participação no concurso também contribuiu diretamente para o desenvolvimento de sua empresa. “Os recursos que consegui com a comercialização dos meus produtos na Vila Gastronômica foram muito importantes para o meu negócio, pois me ajudaram a comprar materiais e equipamentos para a empresa”.
Anna Eliza da Silva e Souza, bicampeã pelo Centro Universitário Estácio, também reconhece a contribuição do projeto para sua trajetória profissional e para a valorização da cultura alimentar. “O Concurso Prato Junino nos faz crescer como profissionais, abre portas, reforça a certeza de que escolhemos a profissão certa e nos mostra a força da gastronomia como forma de preservar a nossa cultura”, afirma.
Dia Mundial da Alimentação
Celebrado em 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação convida à reflexão sobre os desafios e a importância da alimentação em todo o mundo. A data marca a fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em 1945, e foi comemorada pela primeira vez em 1981, com o tema “A Comida Vem Primeiro”.
