Pular para o conteúdo principal

Foto do telhado da Escola Municipal Dom Bosco com placas de aquecimento solar.
Foto: Eustáquio Oliveira/PBH

BH em Pauta: Escola ecologicamente correta

criado em - atualizado em

Com o objetivo de promover ações sustentáveis e estimular atitudes ecologicamente corretas na escola e na comunidade, a Escola Municipal Dom Bosco, no bairro Dom Bosco, regional Noroeste, concluiu em maio passado a instalação de um aquecedor solar, de torneiras inteligentes e de lâmpadas econômicas de led na instituição. Viabilizadas com recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) - Escola Sustentável, essas medidas sustentáveis visam a estimular o uso inteligente dos recursos naturais e a economia de água e energia.
 

Para garantir recursos que pudessem viabilizar o desenvolvimento de projetos sustentáveis na escola, uma comissão foi escolhida para elaborar um plano de ação, para ser cadastrado no sistema PDDE Interativo, em 2014. O material apresentado foi analisado e aprovado pela Secretaria Municipal de Educação e, posteriormente,  enviado para o Ministério da Educação (MEC), que aprovou a proposta da escola, no segundo semestre de 2016.

 

A verba disponibilizada pelo PDDE possibilitou a aquisição de um aquecedor solar, de um reservatório para o aquecedor, de lâmpadas de led econômicas, de torneiras inteligentes, de banners para a divulgação das ações de educação ambiental e de 62 horas de formação temática ambiental para a comunidade escolar.
 

Toda a comunidade escolar é beneficiada pelas ações já implantadas, que têm contribuído no dia a dia para que a escola tenha um ambiente mais sustentável. A cozinha já conta com água quente, recebida através da geração de energia solar, o que facilita o preparo dos alimentos e a lavagem das louças. Nos próximos três meses, os gestores poderão calcular a porcentagem de economia de água e luz, em decorrência da instalação das torneiras inteligentes e das lâmpadas econômicas de led.

 

De acordo com a diretora da Escola Dom Bosco, Mariluce Guimarães Valadares,  "a aplicação desse recurso nas aquisições já realizadas contribui, além da economia e higienização, para que o ambiente escolar seja um lugar de discussão e aplicação das questões socioambientais no currículo escolar.”
 

Os estudantes Rodrigo Alessandro Ferreira, Isabella Batista Ribeiro e Ryan Gabriel Zebral Conceição são representantes de alunos do colegiado da escola e elogiam as ações implantadas. “Percebemos que a escola tem avançado na sustentabilidade, estimulando os estudantes a uma melhor conscientização sobre o meio ambiente”, afirma Rodrigo.

Eliana de Sousa Mol, representante de pais do colegiado da Dom Bosco, ressalta que a escola tem utilizado muito bem os recursos. “Nós, mães do colegiado, acompanhamos o processo e estamos percebendo a evolução e as mudanças que trazem economia e higienização para o ambiente escolar.”

 

PDDE Escola Sustentável

O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) - Escola Sustentável destina recursos financeiros do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a execução de políticas educacionais do Ministério da Educação (MEC). A verba é destinada a escolas públicas no intuito de promover a sustentabilidade socioambiental, de apoiar as instituições no processo de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental e de fomentar ações que possibilitem a criação de espaços educadores sustentáveis.
 

A escola que tiver interesse em saber mais sobre o PDDE Escola Sustentável pode fazê-lo acessando aqui.