Pular para o conteúdo principal

Ensino de robótica ganha espaço na rede de educação de BH com a parceria das escolas com o Clic
Divulgação/PBH

Ensino de robótica ganha espaço na rede de educação de BH com a parceria das escolas com o Clic

criado em - atualizado em

O ensino de robótica ganha espaço na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte com a parceria de escolas como a Emei Cornélio Vaz de Melo (na Regional Noroeste) com o Centro de Línguas, Linguagens, Inovação e Criatividade (Clic) da Secretaria Municipal de Educação. No primeiro semestre de 2025, o Clic fez mais de 3,3 mil atendimentos a estudantes e professores com atividades de robótica em 16 escolas do ensino infantil e ensino fundamental.

O projeto visa desenvolver habilidades cognitivas e motoras, estimular a criatividade e a resolução de problemas e promover a interação social e a comunicação por meio da robótica educacional. Na Emei Cornélio Vaz de Melo, as crianças montaram robôs, que foram expostos na escola.

Gleice Leles, professora de referência 2 da turma de 5 anos da instituição de ensino infantil e responsável pelo projeto, destaca que a participação da unidade em um torneio de robótica, em 2024, trouxe resultados positivos para os alunos. Ao saber do projeto desenvolvido pelo Clic, ela entrou em contato com o Centro, junto com a coordenação e a direção da Emei. A professora também buscou referências e estudou formas de aplicar o projeto com as crianças.

Representantes da Emei Cornélio Vaz de Melo visitaram o Clic com o intuito de oferecer uma imersão de robótica aos educandos. Entre os destaques estão as dinâmicas de introdução à robótica, construção de robôs coletivos e apresentações finais realizadas pelas crianças.

A professora articuladora do Clic, Kenya Nunes, acompanhou os estudantes da Emei. Ela destaca a importância da parceria entre as escolas e o Clic. “O brilho nos olhos e a criatividade dos pequenos foram contagiantes. A ação reverberou na escola, ganhando ainda mais sentido com a valorização da professora, que organizou uma linda exposição com os trabalhos e os nomes dos estudantes”.

O Clic teve um papel fundamental no projeto, inserindo a prática em sala de aula ao disponibilizar o espaço físico e os materiais para a aprendizagem dos educandos.