Pular para o conteúdo principal

Webinários com autores dos Kits Literários 2025 estimulam a leitura nas escolas municipais
Divulgação/PBH

Webinários com autores dos Kits Literários 2025 estimulam a leitura nas escolas municipais

criado em - atualizado em

A Gerência de Bibliotecas Escolares (Gerbi) da Secretaria Municipal de Educação (Smed) tem promovido, ao longo de 2025, uma série de webinários com autores dos livros que compõem os kits literários distribuídos às escolas da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME-BH). A iniciativa, aberta ao público, acontece mensalmente no canal oficial da Smed no YouTube e visa estimular a mediação de leitura das obras entre estudantes, educadores e familiares.

O mais recente encontro foi com o escritor mirim Samuel Vitor e a professora Cislene Freitas. Os webinários fazem parte do projeto “Bate-Papo com o Autor”, que conecta profissionais da educação diretamente aos autores para promover reflexões, valorizar o papel da biblioteca escolar e incentivar práticas que formem escritores literários no ambiente escolar.

Jovem talento

Samuel Vitor, de 10 anos, é estudante da rede municipal e um exemplo inspirador de talento e superação. Portador de altas habilidades, além de TDAH e autismo, ele é descrito como “pintor de emoções, poeta do coração, escritor da mente e músico da felicidade”. Em maio, durante a Bienal Mineira do Livro, Samuel lançou seu livro “Cis, a vaga-lume colorida” pela editora Mazza, em um momento que reuniu familiares, professores e colegas da escola.

Paixão pela literatura

Participando do webinário ao lado de Samuel, a professora Cislene Freitas, carinhosamente conhecida como professora Cis, soma quase 15 anos de experiência na rede municipal. Reconhecida por sua paixão pela literatura, ela se dedica a transmitir aos estudantes o encantamento pelas histórias, estimulando o prazer pela leitura e o hábito de ler.

Bibliotecando

O “Bate-Papo com o Autor” integra o programa Bibliotecando, desenvolvido pela Gerbi em consonância com as diretrizes da política pública de leitura de Belo Horizonte. O programa tem como missão ampliar e fortalecer o espaço das bibliotecas escolares, promovendo o encontro dos estudantes com o livro e a leitura por meio de diversas ações formativas, como o Grupo de Trabalho (GT) Bibliotecando, Café Literário, Kit Literário, Juventudes Transformadoras e Práticas Informacionais (PraInfo).

Kit Literário

A distribuição dos Kits Literários é uma das políticas da Smed para garantir o acesso à cultura e informação aos estudantes da rede municipal. Além de fomentar o hábito da leitura na escola, os kits possibilitam a criação de ambientes familiares de leitura, ampliando o repertório cultural dos estudantes e suas famílias.