Pular para o conteúdo principal

PBH promove semana de ações multidisciplinares para estudantes da Rede Municipal de Educação
Divulgação/PBH

PBH promove semana de ações multidisciplinares para estudantes da Rede Municipal de Educação

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) realizou nesta semana o "Dia D - Conhecimento em Ação", iniciativa que visa a promoção de conhecimentos e de competências essenciais para os estudantes da educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A ação envolveu as áreas da leitura, matemática e ciências.

De acordo com a Smed, o projeto surgiu da necessidade de promover experiências de aprendizado dinâmicas, interativas e significativas, rompendo com os limites da sala de aula tradicional. Diante disso, três ações foram planejadas: BH - Cidade que Lê; Gincamat; e Ciências Divertida, com o objetivo de estimular a curiosidade, o protagonismo e o desenvolvimento de habilidades de leitura, raciocínio lógico-matemático e investigação científica em todos os níveis de ensino por meio de atividades lúdicas e interativas.

A BH: Cidade que Lê foi organizada pela Gerência de Bibliotecas e realizada nas escolas. A iniciativa busca fomentar o prazer pela leitura e escrita em diferentes gêneros textuais. Busca também oferecer suporte e ampliar o repertório cultural dos estudantes por meio do contato com diversas obras literárias e diferentes narrativas.

As atividades foram de acordo com o nível de escolaridade dos estudantes. Na educação infantil e anos iniciais, o piquenique literário foi a principal atividade. Os anos finais puderam escolher entre um clube de tertúlia literária (contando com um júri simulado) e um sarau literário, além de realizarem atividades adicionais.

As escolas realizaram a Gincana de Matemática (Gincamat 2025) com o objetivo principal de estimular e promover o estudo da matemática por meio de atividades interdisciplinares e contextualizadas, adaptadas aos diferentes níveis de escolaridade. O público-alvo são os estudantes dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, divididos nas seguintes categorias: 1º, 2º e 3º anos; 4º e 5º anos; 6º e 7º anos; e 8º e 9º anos. A ação durou quatro horas e contou com atividades como Resolução de Problemas e Atividades de Lógica.

O projeto foi encerrado nesta quarta-feira (30) com a Ciências Divertida, que ocorreu nos espaços do CEI Imaculada e do Clic Smed. A partir de um dos objetivos, despertar a curiosidade científica e o espírito investigativo por meio de experimentos práticos e demonstrações interativas, a ação contemplou diversas atividades correspondentes ao nível de escolaridade dos estudantes.

Com iniciativas como o “Dia D – Conhecimento em Ação”, a Smed reforça seu compromisso com a educação pública de qualidade, que estimula o protagonismo estudantil e promove aprendizagens significativas. Ao investir em propostas interativas e multidisciplinares, a Secretaria reafirma seu papel na construção de experiências pedagógicas que extrapolam os limites da sala de aula, tornando o processo educativo mais envolvente, acessível e transformador.