Pular para o conteúdo principal

Trilhas da Gastronomia

criado em - atualizado em


VALORIZAÇÃO DA GASTRONOMIA ARTICULADA À AGROECOLOGIA 

 

O Programa Valorização da Gastronomia articulada à Agroecologia é coordenado pelo Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Mercado da Lagoinha - CRESAN, e conta com cursos de qualificação profissional organizados em três Trilhas Gastronômicas - Panificação, Comida Mineira e Belo-Horizontina e Confeitaria – e uma trilha de formação – Agroecologia. As Trilhas da Gastronomia oferecem qualificação profissional à população da cidade, com possibilidades de formação compatível com as demandas e necessidades do setor produtivo gastronômico. A Trilha da Agroecologia oferece formação sobre os princípios e práticas agroecológicas. 

 



Novos cursos nas Trilhas da Gastronomia, oferecidos pelo CRESAN Mercado da Lagoinha


Inscrições para novos cursos nas Trilhas da Gastronomia oferecidos pelo CRESAN Mercado da Lagoinha:

  • Trilha da Panificação - Curso Auxiliar de Panificação
  • Trilha da Comida Mineira e Belorizontina - Curso Auxiliar de Cozinha
  • Trilha da Confeitaria - Curso Bombons, Trufas & Bolos no Pote

Com objetivo de contribuir com empregabilidade e com o empreendedorismo, são oferecidos cursos gratuitos distribuídos nas Trilhas da Panificação, da Comida Mineira e Belorizontina e da Confeitaria, a fim de proporcionar inserção e permanência no mercado de trabalho e/ou para empreender no setor produtivo gastronômico da cidade de Belo Horizonte.

 

Serão ofertadas 90 vagas, sendo 30 em cada curso (10 para ampla concorrência e 20 para o público prioritário).

 

Cursos
Horário do
curso
Tempo investido
Período de
inscrição - *Ampla Concorrência
Divulgação das
Listas de Pessoas
Classificadas
e Listas de Espera - *Ampla Concorrência
Data de início
do curso
Trilha da Panificação
Auxiliar de Panificação
(30 vagas, sendo 10 para ampla concorrência)

 

 

Tarde
(13h às 17h)

 

 

68h
(17 dias)

 


26 de fevereiro
a
14 de abril

16 de abril

6 de maio
Trilha da Comida Mineira e Belorizontina
Auxiliar de Cozinha
(30 vagas, sendo 10 para ampla concorrência)

 

Tarde
(13h às 17h)

 

76h
(19 dias)


26 de fevereiro
a
14 de abril
16 de abril6 de maio
Trilha da Confeitaria
Bombons, Trufas e Bolos no Pote
(30 vagas, sendo 10 para ampla concorrência)

Manhã
(8h às 12h)

40h
(10 dias)

26 de fevereiro
a
14 de abril
16 de abril6 de maio

Listas de Pessoas Classificadas
Listas de Espera
 

 

CRONOGRAMA
Inscrições

26 de fevereiro a 14 de abril de 2024
Divulgação das Listas de Pessoas Classificadas e de Espera - as listas serão divulgadas aqui  e por e-mail.


16 de abril de 2024 (segunda-feira, até 23h59) - 
Acesse aqui as listas de pessoas classificadas.
 

Acesse aqui as listas de espera.

Confirmação de matrícula

(em até 48 horas após a divulgação das Listas de Pessoas Classificadas e das Listas de Espera)

16 a 26 de abril de 2024

Início das aulas

Auxiliar de Panificação: 6 de maio de 2024 (terça-feira), às 13h.

Auxiliar de Cozinha: 6 de maio de 2024 (terça-feira), às 13h.

Bombons, Trufas e Bolos no Pote: 6 de maio de 2024 (terça-feira), às 8h.

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE CURSOS PREVISTOS PARA 2024

TRILHAS DA GASTRONOMIA

Em 2024, o Cresan Mercado da Lagoinha, por meio da Coordenação de Qualificação Profissional & Trilhas Formativas, promoverá 21 cursos organizados em três Trilhas da Gastronomia. 

 

A proposta didático-pedagógica em formato de Trilhas, busca construir um percurso que permita que os(as) cursistas conheçam, desbravem e se apropriem das técnicas necessárias para a inserção no setor produtivo gastronômico de Belo Horizonte. Com isso, buscamos contribuir com nossa tradição e vocação de Cidade Criativa da Gastronomia.

 

No intuito de permitir que cada cursista aproveite ao máximo a proposta de qualificação profissional que propomos, em 2024, apresentamos uma sugestão de percurso de cursos em cada uma das Trilhas. É importante ressaltar que a organização dos conteúdos  foi planejada de acordo com esta sequência didática.

 

Para que você tire o máximo proveito da sua qualificação profissional, foi elaborado um percurso de cursos em trilhas, para cada área de formação: gastronomia mineira e belo-horizontina, panificação e confeitaria. A sequência dos cursos foi cuidadosamente planejada para garantir um aprendizado gradual e eficaz. Essa é apenas uma sugestão e você pode adaptar o percurso de acordo com seus interesses e necessidades.

 

 

QUEM PODE PARTICIPAR DOS CURSOS

Em 2024, teremos vagas para o público prioritário e para ampla concorrência.

Público prioritário

O Programa Valorização da Gastronomia articulada à Agroecologia tem como foco de atuação atender pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, compreendendo que a empregabilidade e a geração de renda são fatores para superação desse contexto. Para tanto, o Programa estabelece parceria com diversos setores das políticas públicas municipais.


Fazem parte do público prioritário atendido:

▸ Pessoas residentes do território da Lagoinha - encaminhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social do território (CRAS Vila Senhor dos Passos & CRAS Pedreira Prado Lopes)
▸ Pessoas LGBT+, especialmente, pessoas travestis e transexuais - encaminhadas pelo Centro de Referência LGBT
▸ Mulheres em situação de violência doméstica - encaminhadas pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher Benvinda
▸Pessoas inseridas no Programa de Assistência Alimentar e Nutricional Emergencial - encaminhadas pelos serviços da Assistência Social
▸ Pessoas em situação de rua - encaminhadas pelos Centros de Referência para a População em Situação de Rua e Unidades de Acolhimento Institucional
▸ Estudantes matriculados/as na Educação de Jovens e Adultos - encaminhados pela Gerência da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria Municipal de Educação
▸ Pessoas inseridas no Programa Territórios Sustentáveis encaminhadas pela SUSAN/SMASAC
▸ Beneficiários das feiras e eventos da cidade - encaminhadas pela Gerência de Abastecimento e Comercialização (GABAC) da SUSAN/SMASAC.

 

Ampla concorrência

▸ Cidadãs e cidadãos residentes em Belo Horizonte que não fazem parte do público prioritário.

 

IMPORTANTE

Cada pessoa candidata poderá fazer inscrição em apenas um curso. Caso haja inscrição em mais de um curso por pessoa, apenas a última inscrição será considerada (todas as inscrições anteriores serão, automaticamente, invalidadas).

O CRESAN Mercado da Lagoinha não disponibiliza ajuda de custo ou vale social para o transporte das/os cursistas de ampla concorrência.

  
PROCESSO DE INSCRIÇÃO | AMPLA CONCORRÊNCIA

a) Cada candidata/o poderá fazer inscrição em apenas um curso.

b) Caso a/o candidata/o faça inscrição em mais de um curso, apenas a última inscrição será considerada (todas as inscrições anteriores serão, automaticamente, invalidadas).

c) Por gentileza, tenha especial cuidado no preenchimento dos seguintes dados: nome completo da/o candidata/o, e-mail da/o candidata/o, telefone da/o candidata/o.

d) Serão invalidadas aquelas inscrições com informações incompletas ou que não se adequem às orientações apresentadas neste Formulário de Inscrição.
 

CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO | AMPLA CONCORRÊNCIA

a) Serão ofertadas 10 (dez) vagas de ampla concorrência em cada curso.

b) Serão utilizados os seguintes critérios de classificação, respectivamente:

  • Terão prioridade as pessoas candidatas que estão em processo de qualificação e optaram por dar sequência nos cursos da mesma Trilha.
  • Terão prioridade as pessoas candidatas que estão em processo de qualificação em uma das Trilhas da Gastronomia do Cresan Mercado da Lagoinha e que optem por mudar de Trilha. Estes casos deverão ser avaliados e autorizados pela Coordenação de Qualificação Profissional do Cresan Mercado da Lagoinha, por meio do Núcleo Pedagógico e da Secretaria das Trilhas.

  • Terão prioridade as pessoas candidatas que residem no Território da Lagoinha, território onde o Cresan Mercado da Lagoinha se localiza. Este critério será verificado por meio de comprovante de endereço a ser anexado ao Formulário de Inscrição. Apenas será aceito comprovante de endereço no nome da pessoa candidata. Caso a pessoa candidata não possua comprovante em seu nome, será necessário anexar uma declaração assinada pelo titular do documento, atestando que a pessoa candidata reside no endereço informado.

  • Ordem cronológica de inscrições.

c) Poderão ser ofertadas mais que 10 (dez) vagas para o público de ampla concorrência a depender, nessa ordem:

  • do número de inscrições do público prioritário;
  • de desistências do público prioritário;
  • de evasões do público prioritário.

 

CONFIRMAÇÃO DE MATRÍCULA | AMPLA CONCORRÊNCIA

a) As Listas de Pessoas Classificadas e de Espera serão divulgadas no dia 16 de abril de 2024 (até 23h59), por meio da nossa página no site da Prefeitura de Belo Horizonte.


b) Todas as pessoas classificadas receberão e-mail no dia 16 de abril de 2024 (até 23h59) informando que foi classificada/o.
 

c) É fundamental que a pessoa classificada confirme a matrícula no curso. A confirmação de matrícula poderá ser realizada por meio dos seguintes meios:

resposta ao e-mail, em até 48h, ou seja, até 26 de abril de 2024, às 23h59, confirmando a matrícula, interesse e disponibilidade para participação no curso;

- na impossibilidade de uso do meio anterior, a confirmação de matrícula poderá ser feita, até 26 de abril de 2024, até 17h, por meio do telefone e/ou WhatsApp da Secretaria das Trilhas: 3277-6085. Para tanto, informe: nome completo, o curso e a Trilha da Gastronomia.

- na impossibilidade de uso dos meios anteriores, a confirmação de matrícula poderá ser realizada pessoalmente no Cresan Mercado da Lagoinha, até 26 de abril de 2024, até 17h. Nosso endereço é Av. Antônio Carlos, 821, Lagoinha. Importante: o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira (dias úteis), de 8h às 17h. Na Portaria do Cresan Mercado da Lagoinha, procure a Secretaria das Trilhas.

d) A não confirmação dentro do período estipulado anteriormente, ocasionará na disponibilização da vaga para as pessoas da Lista de Espera.

CHAMADA DA LISTA DE ESPERA | AMPLA CONCORRÊNCIA

a) Concluída a fase de confirmação de matrícula das pessoas classificadas, as vagas remanescentes serão destinadas às pessoas da Lista de Espera.
 

b) Para a chamada da Lista de Espera, a Equipe de Secretaria das Trilhas tentará, nos dias 29 e 30 de abril e 03 de maio de 2024, contato com as pessoas  candidatas da Lista de Espera, por meio de ligações telefônicas.
 

c) Se após 3 (três) tentativas não for estabelecido contato com a pessoa candidata, a vaga será passada para a próxima pessoa da Lista de Espera, seguindo os critérios de classificação.

 


Em caso de dúvidas, faça contato conosco:

CRESAN Mercado da Lagoinha

Endereço: Avenida Antônio Carlos, 821, Lagoinha

E-mail: cresan.trilhas@pbh.gov.br

Telefones: 3277-6085 (telefone e WhatsApp da Secretaria das Trilhas)