Pular para o conteúdo principal

Trilha da Agroecologia

criado em - atualizado em

Horta de couves com um agricultor e casas ao fundo

A TRILHA DA AGROECOLOGIA é uma das formações ofertadas pelo Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Mercado da Lagoinha - CRESAN. Ocorre semestralmente desde 2018, compondo o Programa Valorização da Gastronomia Articulada à Agroecologia. O curso é  gratuito e trata sobre os princípios, fundamentos e práticas da agroecologia. Tem como objetivo a formação de agentes e multiplicadores da agroecologia, na perspectiva da construção de uma cidade sustentável.
 

A partir do segundo semestre de 2023, os encontros da Trilha da Agroecologia retorna integralmente à modalidade presencial. A formação acontecerá no espaço do CRESAN Mercado da Lagoinha e em outros  territórios que são referências em Agroecologia na cidade. Serão ofertadas a cada semestre duas turmas, totalizando 70 vagas. 
 

O CRESAN é um equipamento da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SUSAN), localizado na Avenida Presidente Antônio Carlos, 821 – Lagoinha.

 


 

TRILHA DA AGROECOLOGIA 2024

 

LISTA DE PESSOAS CLASSIFICADAS - 2ª CHAMADA

Orientações e informações importantes: 
  • Para garantir a vaga na Trilha da Agroecologia 2024/01, é fundamental a confirmação de matrícula. Para tanto, a pessoa classificada na 2ª chamada poderá  utilizar um dos meios de comunicação listados abaixo:
     

  • E-mail: responda o e-mail até 4 de março 2024, às 12h confirmando a matrícula, interesse e disponibilidade para participação no curso.

  • Na impossibilidade de responder o e-mail, a confirmação de matrícula poderá ser feita pelo WhatsApp da Secretaria das Trilhas: 3277-6085, até 4 de março de 2024 às 12h..

  • Em último caso, quem encontrar alguma dificuldade pode realizar a confirmação de matrícula pessoalmente, até 4 de março de 2024 às 12h, no Cresan Mercado da Lagoinha (Av. Antônio Carlos, 821, Lagoinha). Nosso horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 08 às 17h. Procure a Secretaria das Trilhas.

  • O número de pessoas contempladas na segunda chamada depende da quantidade de vagas remanescentes em cada uma das turmas. 

  • A alocação da pessoa classificada na turma de preferência indicada no ato da inscrição depende do limite de vagas por turma e da ordem cronológica de inscrição. Confira se você terá disponibilidade para participar na turma em que foi classificado/a antes de confirmar sua matrícula.

  • É fundamental que a pessoa classificada confirme a matrícula no curso (até 4 de março, às 12h).

  • A não confirmação de matrícula dentro do período estipulado anteriormente, ocasionará no cancelamento da inscrição e a disponibilização da vaga para as pessoas da Lista de Espera.


Ementa da Trilha

O plano pedagógico é estruturado com metodologias participativas, com encontros  que unem teoria e prática, buscando promover o compartilhamento de saberes entre cursistas e formadores/as e a construção conjunta do conhecimento ao longo dos encontros.  A Trilha conta com formadores/as técnicos/as da PBH e outras instituições, mestres/as do saber popular e atores sociais do movimento agroecológico de Belo Horizonte e região. Tem por objetivo a formação de agentes multiplicadores dos princípios, fundamentos e práticas da agroecologia. Na perspectiva da construção de uma cidade sustentável, espera-se que os participantes do curso tenham um  aprofundamento em temas relacionados a agricultura agroecológica e urbana, tanto nos aspectos técnicos de manejo, como nas questões conceituais e filosóficas, integrando as diversas dimensões da agroecologia - ambiental, social, econômica e política.
 

A Trilha da Agroecologia conta com carga horária de 48 horas, dividida em 12 encontros, cada um com duração de 4h. A ementa do curso é organizada a partir de temas geradores, que orientam a discussão de cada encontro, trabalhados de forma dinâmica, com metodologias participativas e integrando teoria e prática. Em 2023, o curso retorna integralmente à modalidade presencial. Os encontros acontecerão no CRESAN (Avenida Presidente Antônio Carlos, 821, Lagoinha) e em outros espaços de Belo Horizonte e Região Metropolitana, onde serão realizadas visitas com atividades práticas. 

Confira abaixo a distribuição dos encontros:

Turma 1: segunda-feira, das 14h às 18h
Turma 2: quarta-feira, das 8h às 12h

 

Ementa - Trilha da Agroecologia 2024
Encontro
Tema Gerador

1


Introdução à Agroecologia: trilhando caminhos para cidades sustentáveis


2


Bens naturais, território e bem viver nas cidades


3


Manejo agroecológico do solo e da fertilidade do sistema


4


Equilíbrio do Sistema Agroecológico: manejo de insetos, doenças e plantas espontâneas


5


Socioagrobiodiversidade e Sementes Crioulas


6


Sistemas agrícolas complexos e agroflorestas urbanas 


7

 

Transição agroecológica, certificação orgânica e circuitos curtos de comercialização

 


8


Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional: ações coletivas e políticas públicas 


9


Plantas Medicinais e perspectiva agroecológica da saúde 


10


PANCs: Plantas da Ancestralidade, culinária ancestral e agroecologia


11


Compostagem, gestão de resíduos e saneamento ambiental 


12


Agroecologia, Arte, Cultura e Diversidade

 
OBSERVAÇÕES:

São condições para aprovação e, consequentemente, certificação no curso da Trilha da Agroecologia:

  • Frequência em pelo menos 70% (setenta por cento) dos encontros;
  • Elaboração de Trabalho Final, a ser informado.

Para todos os encontros, o local de referência é o Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional – Mercado Popular da Lagoinha (CRESAN) – Avenida Presidente Antônio Carlos, 821, Lagoinha, Belo Horizonte, Minas Gerais. 

O deslocamento para o CRESAN é de responsabilidade de cada cursista. Em dias de visitas de campo, a turma se encontrará no CRESAN e de lá serão direcionados ao local do encontro.

 

CRITÉRIOS E VAGAS 

Foram estabelecidos critérios prioritários a fim de otimizar o atendimento a públicos específicos, como servidores/as, profissionais da educação, produtores/as de alimentos e outros potenciais multiplicadores/as da formação. Os critérios para ocupação das 70 vagas seguem descritos abaixo:

 

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

a) estar cursando a Trilha da Agroecologia pela primeira vez;

b) residir no território da Lagoinha;

c) enquadrar-se em uma das categorias do público prioritário;

d) ordem cronológica de inscrição.

 

PÚBLICOS PRIORITÁRIOS
  • Agricultores(as) de BH, colar metropolitano e RMBH - 20% (14 vagas);
  • Servidores(as) públicos de Belo Horizonte, de quaisquer esferas de atuação - 10% (07 vagas);
  • Profissionais da Educação (educadores, pesquisadores, coordenadores, supervisores, etc) que residem ou trabalham em Belo Horizonte - 20% (14 vagas);
  • Membros de organizações, coletivos e movimentos de Agroecologia que atuem em BH, colar metropolitano e RMBH - 20% (14 vagas);
  • Ampla concorrência (nenhuma das categorias acima) - 30% (21 vagas)


Destaca-se que, em qualquer uma das categorias prioritárias listadas acima, pessoas que residem na região da Lagoinha possuem prioridade na seleção.

 

CRONOGRAMA

 


Período de inscrição


19 de janeiro a 9 de fevereiro de 2024


Divulgação da Lista de Selecionados/as (1ª chamada)
e publicação da Lista de Espera


23 de fevereiro de 2024

Confira Aqui a Lista de Pessoas Classificadas

Confira Aqui a Lista de Espera
 


Prazo para selecionados/as da 1ª chamada confirmarem a matrícula (via email, telefone ou presencialmente)


23 a 28 de fevereiro de 2024


Divulgação da Lista de 2ª chamada

29 de fevereiro de 2024

Prazo para selecionados/as da 2ª chamada confirmarem a matrícula (via email, telefone ou presencialmente)


29 de fevereiro a 4 de março de agosto de 2023

Confira Aqui a Lista de Pessoas Classificadas - 2ª chamada


Início das aulas da Trilha da Agroecologia


TURMA 1:  4 de março de 2024 (14h às 18h)

TURMA 2:  6 de março de 2024 (08h às 12h)

 

 

SELEÇÃO

O preenchimento das vagas obedecerá a ordem de inscrição, a partir dos critérios prioritários, até atingir o limite de vagas estabelecido para cada turma.


Caso o número de inscrições ultrapasse o número de 70 vagas ofertadas para cada semestre, uma Lista de Espera será elaborada respeitando os critérios já mencionados.  
 

É de responsabilidade exclusiva do/a candidato/a acompanhar a publicação das Listas de Chamadas para matrícula que serão publicadas no site da PBH conforme o cronograma informado acima.
 

IMPORTANTE - O site da PBH é o canal oficial de comunicação, divulgação e convocação dos/as selecionados/as.
 

Caso não seja efetivada a matrícula através da confirmação via email, nas datas indicadas no cronograma, o/a candidato/a será desclassificado/a, abrindo a vaga para os/as candidatos da Lista de Espera.

 
A 2ª chamada será divulgada por meio do site da PBH, se houver vagas remanescentes, e seguirá os mesmos procedimentos descritos acima.

CONTATO

Em caso de dúvidas, entre em contato: cresan.trilhas@pbh.gov.br

Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional - Mercado Popular da Lagoinha

Av. Presidente Antônio Carlos, 821 - Lagoinha. Belo Horizonte - MG  | Telefone 3277-6085

 

MATRÍCULA

Os(as) candidatos(as) selecionados(as) receberão um email e deverão respondê-lo confirmando a matrículano prazo estipulado pelo cronograma.


ATENÇÃO

Caso não seja efetivada a matrícula através da confirmação via email nas datas indicadas no cronograma, o(a) candidato(a) será desclassificado(a), abrindo vaga para os(as) convocados(as) da segunda e terceira chamadas. Caso  tenha sido selecionado mas não tenha como acessar o email, entre em contato com a Secretaria de trilhas do CRESAN para efetuar a confirmação de matrícula.
 

A convocação da segunda ou terceira chamada de inscritos em lista de espera, seguirão os mesmos procedimentos da primeira chamada para a efetivação de matrícula, conforme datas do cronograma oficial, se houver vagas remanescentes.

 

 


Contato

Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional - Mercado Popular da Lagoinha

Av. Presidente Antônio Carlos, 821 - Lagoinha. Belo Horizonte - MG

Secretaria de Trilhas:

Telefone:  (whatsapp) (31) 3277-6085  

Email: cresan.trilhas@pbh.gov.br