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Contribuições sobre a Consulta Pública nº 001/2023

INSTRUÇÕES GERAIS


Este Fórum é destinado ao recebimento de contribuições pertinentes ao projeto de implantação de intervenções para prioridade ao transporte coletivo, para a Av. Augusto de Lima, entre Av. do Contorno e Rua Rio Grande do Sul.

Abaixo seguem orientações gerais para participação e contribuição:

  • Clique aqui para acessar os documentos.
     
  • Observação: Para registrar sua contribuição basta preencher as informações requeridas ao final da página em "Comentar", informando seus dados e inserir em "Assunto" e "Comentário" o título e o conteúdo, respectivamente, da sua contribuição ao assunto tratado na Consulta Pública.
     

▶ Em resposta a mensagens recebidas via fórum participativo, a BHTRANS esclarece que:


As Políticas Nacional e Municipal de Mobilidade Urbana estabelecem por meio de legislações específicas a inversão de prioridade dos modos motorizados sobre os modos não motorizados de transporte, isto é, do veículo particular sobre os modos coletivos e públicos (ônibus), ciclistas e pessoas.

A Prefeitura de Belo Horizonte tem como uma de suas diretrizes para a melhoria da mobilidade urbana a implantação de ações para a Priorização do Transporte Coletivo. Nesta etapa foram avaliados e estudados mais de 70 km de vias e corredores onde as frequências de ônibus são as mais representativas em todas as regiões da cidade e que geram atrasos em suas viagens, inclusive a Av. Augusto de Lima. Esta via está inserida no Plano Cicloviário e no Plano Diretor de Belo Horizonte e para atender a legislação vigente (anexo X da Lei 11.181/2019), este trecho da referida avenida foi contemplado com a implantação de espaço para estes modais.


Para a inserção dos espaços necessários para a circulação com prioridade para os ônibus e os ciclistas, diminuindo ao máximo os impactos na demanda de estacionamento e na capacidade viária, optou-se pela regulamentação da Faixa Exclusiva somente entre as 6:00 e 9:00, horário do pico da manhã, onde há o maior empenho da frota na Capital e fora do horário comercial.


No restante do dia, os ônibus passam a transitar nas faixas de rolamento mistas e o estacionamento à direita da via fica liberado conforme a regulamentação atual, com alguns ajustes para a melhoria do conforto e segurança das áreas de atravessamento de pedestres.


Há de ressaltar que além da frequência, não é considerada apenas a via, no caso a Avenida Augusto de Lima e sim o somatório das vias que fazem a mesma função neste trecho. Somando-se as 5 faixas de rolamento existentes na Av. do Contorno às 3 da Augusto de Lima,
totalizando 8 faixas para a circulação em geral, no sentido Bairro/Centro, após a implantação serão disponibilizadas 6 faixas para a circulação do tráfego misto, o que corresponde a 75% da capacidade viária das duas vias.


Foram projetados os alargamentos dos canteiros centrais em frente das faixas de travessia e adequação dos rebaixos, implantação de novas travessias de pedestres como nas esquinas das ruas Juiz de Fora, Tenente Brito Melo e Avenida Barbacena e readequação das demais travessias existentes. Nas pistas contrárias ao da instalação da ciclovia os usos para estacionamento não terão restrição de horário e a implantação da ciclovia na pista em direção ao Prado entre as ruas Paracatu e Ouro Preto foi necessária para preservar o movimento de conversão à esquerda da Avenida para a Rua Ouro Preto em direção ao Centro.


Durante as chuvas, foi identificada a necessidade de refazer a abertura para a passagem de água através de canaleta no canteiro central em frente da Rua Mato Grosso e a empreiteira já foi acionada para a devida adequação.

 

A BHtrans precisa criar soluções de fluidez do trânsito na capital mineira. A Avenida acaba de ser contemplada com falixas exclusivas para bicicletas, Com essa medida, a Augusto de Lima já perdeu uma parte da sua largura original para a circulação de veículos. Criando mais uma faixa exclusiva, desta vez de ônibus, a circulação dos demais veículos ficará praticamente inviável no trecho.
E essa questão de faixas exclusivas de ônibus não é uma solução, uma vez que o transporte público da cidade como sabemos não cumpre com eficiência a sua função de mobilidade na cidade.
Como disse no ínicio do texto, a BHtrans como órgão gestor da mobilidade de trânsito na "Metropole" que é BH precisar pensar a cidade como tal, e não uma não uma BH de 20, 30 anos atrás.

Acho incoerente e desnecessário uma faixa exclusiva de ônibus nesse percurso de poucos quarteirões, onde inclusive trafegam pouquíssimas linhas de ônibus.
Sem contar o prejuízo que certamente será causado ao comércio local, uma vez que temos diversos exemplos em BH nos quais ninguém abriria um negócio nas ruas e avenidas que sofreram essa mesma transformação. Ex.: av. Santos Dumont, av. Paraná, av. PedroII, etc.
Sou comerciante há 41 anos na região e voto totalmente contra essa intervenção, tendo em vista, inclusive, os depoimentos dos meus 22 funcionários (usuários de ônibus) e de dezenas de amigos e vizinhos, também contrários a tal iniciativa da BHtrans.
Vejo como importante a visão da BHtrans com soluções para o transporte coletivo, mas não se pode esquecer dos comerciantes, dos moradores e nem mesmo dos automóveis que frequentam e/ou usufruem da região tão importante, acolhedora e histórica, nosso Barro Preto.

Moro no Bairro Barro Preto há 40 anos e falo aqui com propriedade que de nada adiantara a implantação da faixa exclusiva de ônibus no trajeto proposto. Acordo todos os dias as 05:50h saio de casa as 06:50/07:00h de segunda a sexta- feira e não vejo transito acumulado nesse horário de forma alguma. Em um dos Edifícios que morei durante doze anos, Edifício Itamar Tavares, possui 28 apartamentos onde não possui garagem e moradores antigos que hoje em sua maioria possuem automóveis e deixam seus carros à noite na rua e saem com eles no horário entre 06 e 08 h para o trabalho, levar crianças a escola, parentes a consultas médicas, etc. Temos também as Vans escolares que param no local proposto para buscar as crianças e adolescentes a irem para escola. No Edifico que moro hoje, Edifício Eugenia Nery, que cresci desde os 05 anos de idade, temos em torno de 49 apartamentos e também não possuímos garagem e da mesma forma tem crianças que os escolares buscam, temos pessoas com deficiência físicas, que precisam de carros adaptados para transporte e idosos que somente andam de táxis no bairro, como também pessoas que estacionam a noite no local proposto e saem cedo para o trabalho. Deixo aqui meu desacordo em relação a implantação da faixa exclusiva de ônibus.

Moro no Bairro Barro Preto há 40 anos e falo aqui com propriedade que de nada adiantara a implantação da faixa exclusiva de ônibus no trajeto proposto. Acordo todos os dias as 05:50h saio de casa as 06:50/07:00h de segunda a sexta- feira e não vejo transito acumulado nesse horário de forma alguma. Em um dos Edifícios que morei durante doze anos, Edifício Itamar Tavares, possui 28 apartamentos onde não possui garagem e moradores antigos que hoje em sua maioria possuem automóveis e deixam seus carros à noite na rua e saem com eles no horário entre 06 e 08 h para o trabalho, levar crianças a escola, parentes a consultas médicas, etc. Temos também as Vans escolares que param no local proposto para buscar as crianças e adolescentes a irem para escola. No Edifico que moro hoje, Edifício Eugenia Nery, que cresci desde os 05 anos de idade, temos em torno de 49 apartamentos e também não possuímos garagem e da mesma forma tem crianças que os escolares buscam, temos pessoas com deficiência físicas, que precisam de carros adaptados para transporte e idosos que somente andam de táxis no bairro, como também pessoas que estacionam a noite no local proposto e saem cedo para o trabalho. Deixo aqui meu desacordo em relação a implantação da faixa exclusiva de ônibus.

Moro no Bairro Barro Preto há 40 anos e falo aqui com propriedade que de nada adiantara a implantação da faixa exclusiva de ônibus no trajeto proposto. Acordo todos os dias as 05:50h saio de casa as 06:50/07:00h de segunda a sexta- feira e não vejo transito acumulado nesse horário de forma alguma. Em um dos Edifícios que morei durante doze anos, Edifício Itamar Tavares, possui 28 apartamentos onde não possui garagem e moradores antigos que hoje em sua maioria possuem automóveis e deixam seus carros à noite na rua e saem com eles no horário entre 06 e 08 h para o trabalho, levar crianças a escola, parentes a consultas médicas, etc. Temos também as Vans escolares que param no local proposto para buscar as crianças e adolescentes a irem para escola. No Edifico que moro hoje, Edifício Eugenia Nery, que cresci desde os 05 anos de idade, temos em torno de 49 apartamentos e também não possuímos garagem e da mesma forma tem crianças que os escolares buscam, temos pessoas com deficiência físicas, que precisam de carros adaptados para transporte e idosos que somente andam de táxis no bairro, como também pessoas que estacionam a noite no local proposto e saem cedo para o trabalho. Deixo aqui meu desacordo em relação a implantação da faixa exclusiva de ônibus.

Totalmente desnecessário para a comunidade geral de moradores, comerciantes,clientes e colaboradores. Com a ciclovia já foram perdidas inúmeras vagas onde os prédios antigos e sem garagem utilizavam as mesmas há muitos anos,antes mesmo da existência da BHTRANS.Outra coisa é que são horários totalmente utilizados por moradores e comerciantes e conviventes do bairro. Horário de maior fluxo de carga e descarga para o comércio e muito utilizado pelos moradores. Muitos idosos que precisam desse espaço,sem dizer o prejuízo para aos taxistas que a anos servem o bairro. Não existe um fluxo de trânsito pesado,que necessita de uma via exclusiva para ônibus em uma extensão tão pequena. Lembrando que o número de prejudicados que utilizam o bairro é bem maior do quê aqueles que utilizam o transporte público que passa pela via. Vamos ter mais respeito com a comunidade, não adianta beneficiar alguns e prejudicar vários. Além do grave problema que foi a pandemia e até hoje traz reflexos negativos ao nosso comércio,que tenta de todas maneiras sobreviver. São vários empregos gerados e muita contribuição de impostos e todos temos dados que não existe sucesso e melhora do comércio quando implantada qualquer tipo de via exclusiva para ônibus. SOS BARRO PRETO,nos livre de qualquer via exclusiva!!!

A implantação de intervenções para prioridade ao transporte coletivo, para a Av. Augusto de Lima, entre Av. do Contorno e Rua Rio Grande do Sul está contribuindo substancialmente para a piora do trânsito na região. A faixa exclusiva para ônibus deixa o trânsito mais ágil apenas para o transporte público, atrapalhando o fluxo de veiculos em vários pontos da cidade. Além disso, fizeram a implantação da ciclovia no lado mais movimentado da avenida. Deveriam ter colocado no sentido Praça Raul Soares- Forum, que sempre é mais lento. O comércio da região é contra estas implantações. Tanto da Ciclovia quanto da Faixa exclusiva para ônibus.

Um absurdo isso que estão fazendo.....sou morador e comerciante no bairro. Irá matar mais o comércio que já está tão prejudicado e acabar com a paz dos moradores. Não tem a menor necessidade de implementar isso no bairro. Precisamos é que diminua a população de moradores de rua do bairro e da limpeza do bairro que está uma vergonha. Projeto totalmente descabido que servirá somente para roubar dinheiro público.

A Avenida Augusto de Lima, na região do Barro Preto, é um cartão postal de Belo Horizonte, pois seu comércio é vivo e pulsante. Seus comerciantes sofreram muito com a Pandemia, muitos fecharam suas lojas e, somente agora, estão conseguindo se reerguer, ou seja, uma obra e menos vagas nas suas portas, não seriam bem-vindas. Outra coisa, como os prédios não tem vagas, aquelas poucas que tem hoje, servem para os moradores locais, cujos prédios não tem garagem, durante a noite. Deixa os comerciantes e moradores opinarem, pois eles conhecem a região, mais do que a gente.

A adoção de faixas exclusivas no trecho da Augusto de Lima será muito bem vinda.
No sentido Bairro centro, são pelo menos 9 linhas municipais e no sentido Centro Bairro são pelo menos 31 linhas municipais e metropolitanas que passam na via.
Com isso venho sugerir:
- Ampliação do horário de faixas exclusivas, iniciando com os horários de pico 6-9:30h // 16-19h em ambos os sentidos da via, com estudos para que passem a ser durante todo o dia, como no trecho entre Curitiba e João Pinheiro (deveria ser também no quarteirão do Mercado Central)

- Adoção de radares de invasão (não tem sido instalados nas novas faixas exclusivas)

- Conversão à esquerda na rua Ouro Preto apenas para ônibus, com radar de fiscalização.

- Deslocamento de pontos de táxi, carga/descarga, bicicletas compartilhadas para as vias transversais

- Conexão cicloviária da nova ciclovia da Augusto de Lima com a ciclovia do Boulevard Arrudas (Contorno / Tereza Cristina), pois não existe essa conectividade nem placas indicando a existência de cada ciclovia.

- Implantação da ciclovia na Avenida Barbacena, desde a Contorno até a Praça Carlos Chagas.

Vocês precisam parar de inventar moda. O transporte público de Belo Horizonte é muito ruim. As pessoas preferem usar o carro particular. Já estamos com ódio pelas intervenções que foram feitas na Rua Tenente Brito de Melo que retiraram vagas de rotativo de 5 horas. Isso é um absurdo. A Augusto de Lima não tem muito trânsito e não tem necessidade de mais intervenções. A cada dia vocês pioram mais a vida dos motoristas, e as pessoas ao invés de andar de onibus, acabam preferindo carros por aplicativo. Com isto, as ruas se enchem de carros por aplicativos. Vocês fazem tudo de forma arbitrária. Retornem com as vagas da Rua Tenente Brito de Melo.

Quero deixar aqui neste espaço minha opiniao: primeiro estreitam a avenida para fazer ciclovia, para beneficiar uma empresa de aluguel de bicicletas. Agora vão limitar pista exclusiva para ônibus! E os carros? Sempre prejudicados! Não bastam os radares para tomar dinheiro dos motoristas, agirá vamos ficar presos em congestionamentos, ou dando voltas para ebitá-los. As ruas em BH precisam ser alargados, e vcs estão estreitando-as cada vez mais! Ah, e os motoristas de ônibus não ficam em suas pistas exclusivas, não respeitam! Então, mais uma vez, os motoristas de automóveis serão prejudicados mais uma vez!

Relativo ao projeto de implantação de intervenções para prioridade ao transporte coletivo, para a Av. Augusto de Lima, penso que trata grandes prejuízos para a população da Avenida, uma vez que o horário proposto não melhora em nada a qualidade do transporte público, bom como não reduz o tempo gasto na locomoção.
A via exclusiva somente trará prejuízos para o comércio, bem como para os moradores, pois o horário proposto é o de maior movimento. É nesse intervalo que o comercio recebe os produtos, que ocorre o maior número de entrega de produtos para os moradores, bem como ocorrem as mudanças dos moradores, é o horário que a maioria dos moradores estão saindo para escola, faculdades e muitos para consultas e tratamentos médicos necessitando da vida para parar e pegar táxi ou mesmo ambulância.
Já foi feita desnecessariamente uma via para ciclista, pois não tem ciclistas na via. A via somente dificultou a vida e das pessoas, hoje a via é usada pra caminhada, aliás foi desperdício de dinheiro público pois a obra ficou uma porcaria, mal feita, mal acabada e sem utilidade.
A via exclusiva de ônibus somente trará transtornos para os milhares de moradores do trajeto minúsculo e sem sentido proposto.
O que melhorará o transporte público, e todos sabem disso, é o cumprimento dos horários, o que nunca é respeitado, a melhoria na qualidade dos ônibus, pois estão todos velhos e a cada esquina tem um ônibus com problema.

A pista exclusiva deveria ser definitiva de 00h00 a 23h59 todos os dias, exceto domingos e feriados.
E evidente deveria ser muito bem sinalizada com placas orientadoras em pórticos e a sinalização horizontal no piso muito bem desenhada e bem destacada inclusive com tachões amarelos em trechos críticos.

Pode até ajudar quem só passa por lá, mas vai atrapalhar muito quem tem que chegar ou sair de lá sem ser de ônibus. Vai atrapalhar os vários comércios, dificultando a chegada e trânsito.

Prezados Senhores,
Sobre a instalação da Faixa Exclusiva de ônibus na Av. Augusto de Lima acredito que a idéia esteja completamente errada e ultrapassada do ponto de vista operacional do Bairro.
Como residente nascido e criado no mesmo, não há a necessidade de implementação de tal solução tendo em vista que a Av. Augusto de lima exceto nos dias de chuva, acidente ou queda de árvore, leia bem, nunca fica engarrafada ao ponto de ser necessária tal "solução".
Todo bairro deve evoluir para melhor, mas neste caso estaremos involuindo, além de retirar vagas de estacionamento utilizadas por moradores, clientes e comerciantes, diga-se vagas pagas de rotativo que geram renda para o municipio, estarão também modificando o local de trabalho de muitas taxistas que operam no bairro há mais de 40 anos.
O material ilustrativo divulgado pela BHtrans diz que: "Os resultados esperados são:"
1) "Aumento da velocidade operacional de 17km/h para 20km/h" - Que velocidade operacional? 99% dos ônibus andam acima da velocidade permitida em qualquer via de Belo Horizonte.
2) "Redução de tempo de viagem, Menor tempo de espera, Melhoria na pontualidade em relação ao quadro de horários" - Os ônibus que transitam na Augusto de Lima sempre estão dentro do tempo, quando atrassam é por travamento de via em outras regiões da cidade que nada tem haver com o bairro.
3)"Redução de custos operacionais" - Favorece o Bairro ou favorece os donos das empresas de ônibus? Vai abaixar a tarifa da passagem ou a PBH vai ter que injetar mais dinheiro nas empresas? Que vantagem é esta para o Bairro e seus moradores?
4) "Redução de emissões de gás carbônico, gases efeito estufa e poluentes locais" - Vão trocar os ônibus por veículos eletricos, movidos a hidrogênio ou algo do tipo? Motor a diesel desregulado e sem manutenção nunca vai ser "menos" poluente.

Resumo: Dos resultados esperados nenhum favorece o bairro ou as pessoas que nele habitam, há clara intensão de favorecimento somente das empresas de ônibus. Sei das dificuldades da administração pública em agradar a todos, porém mudanças desta magnitude devem ter a aprovação de todos os moradores. E a solução apresentada não favorece e não se justifica em nenhum parametro ou necessidade do bairro Barro Preto.

Em tempo: Sobre a instalação da ciclovia, não sou contrário, mas me pergunto diariamente o porque do X em frente ao forúm? E a única resposta que consigo enxergar é o favorecimento da linha 3053, que não cumpre seu intinérario. O X na avenida fez com que a mesma ficasse cheia de gargalos estilo Anel Rodoviário. Ou seja, uma obra mal feita e inútil.
Com as novas intervenções no Bairro, todos os carros ou o Onibus podem subir a Rua Juiz de Fora, virar a guajajaras e pegar novamente a Auguto de lima ou ir em direção a avenida contorno (pampulha/cidade nova). Outra possibilidade de retorno, descer a Augusto de lima, retornar na rua Mato Grosso, pegar a Guajajaras e virar a Avenida Araguari - são duas possibilidades, mas alguém teve a grande ideia de fazer um X com vários gargalhos de estrangulamento na avenida. Desculpem, mas realmente não tem como o trânsito piorar mais.
Último e não menos importante ---- CADÊ A RECAPEAMENTO TOTAL DA RUA JUIZ DE FORA ENTRE CONTORNO E AVENIDA BARBACENA? O bairro já teve 3 recapeamentos completos e a única rua de pedra continua sendo a Juiz de fora, ninguém viu isso?
Há pelo menos 10 anos eu peço um recapeamento completo da via, e a 10 anos enviam operação tapa buraco para um rua que não tem buraco, hoje a rua parece um colcha de retalios de tanto remendo. Absurdo!!!!!

NÃO PARA A INSTALAÇÃO DA FAIXA EXCLUSIVA DE ÔNIBUS!!! NÃO PARA O X DA CICLOVIA!!!!!

É completamente desnecessário .
Esse projeto só tem a prejudicar moradores comerciantes , clientes e todos q por aqui circulam .
Já não bastasse colocar uma ciclovia (onde não passa ciclista )prejudicando todo o trânsito.
Apenas gasto de dinheiro sem necessidade. Estão querendo acabar com o barro preto .

Precisamos disciplinar a cidade e não tumultuar como alguns representantes da prefeitura assim o querem. Nosso bairro é composto por muitas pessoas idosas que mal conseguem atravessar a rua. Temos cadeirantes também e deficientes visuais

Para melhor leitura dos desenhos de projeto, apresentar, também, os desenhos de sinalização horizontal e vertical em separado.

Há ciclovia prevista na Av. Augusto de Lima que deveria ter uma conexão com a ciclovia existente na Av. do Contorno no trecho do tamponamento do Arrudas e , também, indicar continuidade na Av. Barbacena.

Na apresentação, para melhor avaliação de quem examina a proposta, seria melhor destacar os ganhos marginais com a ciclovia e com tratamento paisagístico previsto nas não explicito nos desenhos.

Apenas como sugestão, a PBH/BHTrans poderia visitar a Avenida Ibirapuera na cidade de São Paulo onde os ônibus circulam junto a faixa central da avenida com os devidos recuos para deixar/pegar passageiros. É uma avenida longa com grande tráfego de veículos onde os ônibus circulam mais rapidamente sem atrapalhar as faixas dos demais veículos e sem serem incomodados pelos mesmos. Na minha visão é uma solução mais moderna, prática e segura, além de deixar a cidade mais bonita com árvores e canteiros nessa mesma faixa central utilizada também para circulação dos passageiros.

Eu não sou a favor dessa implantação por ser algo que vai dificultar o comércio na Avenida Augusto de Lima e Rua Rio Grande do Sul, impedindo o tráfego de carros e motos para entrega e busca de mercadorias, assim como frustrando os clientes que procuram mercadorias, e isso pode acarretar na perda de clientes e fechamento dessas lojas. Além de reprimir os moradores locais e atrapalhar os idosos.

Sou moradora há 44 anos no bairro. Os espaços de vagas que lá tinham eram super úteis para moradores, pois os prédios em sua maioria, não possuem garagem e quando possuem,nao são para todos os apartamentos. Perdemos bastante agas com a construção da via de ciclismo. E agora,com a implantação da pista exclusiva de ônibus, além de tirar mais vagas, ainda vai prejudicar os taxistas que já trabalham no bairro há anos, a carga e descarga de mercadorias dos lojistas, o embarque e desembarque de clientes, criança e jovens que vão estudar,seja em carro particular ou em vans escolares, ambulâncias que buscam idosos para fisioterapias, entre outros transtornos. Não há fluxo de ônibus atrapalhando o trânsito no Barro Preto. Nunca foi motivo de queixa de ninguém. Porém, há várias necessidades no bairro,que estão sendo negligenciadas por essas obras que só vão trazer transtornos para moradores e comerciantes da região. Dinheiro público gasto em vão.

ABSURDA ESSA IMPLANTAÇÃO DE FAIXA EXCLUSIVA PARA ÔNIBUS NA AV AUGUSTO DE LIMA - BARRO PRETO. IRÁ PREJUDICAR OS MORADORES, COMERCIANTES E TODA A POPULAÇÃO QUE FREQUENTA O BAIRRO.
NÃO EXISTE NENHUMA NECESSIDADE DESSA MUDANÇA.

Não concordo em fazer mais uma faixa exclusiva para ônibus, uma vez que prejudica a todos e não resolve o problema do trânsito. O que se deve fazer são obras como trincheiras que melhoram o fluxo .

TOTALMENTE DESNECESSÁRIA A IMPLANTAÇÃO DESSA FAIXA EXCLUSIVA PARA ONIBUS. VAI PREJUDICAR TODA A POPULAÇÃO E ACABAR COM O COMERCIO LOCAL.

Todos os corredores exclusivos de ônibus criados na cidade, sucumbiram o comércio local na região onde foi implantado.
É interessante e importante a pauta "transporte coletivo", bem como "meio ambiente", "democracia", "cidade limpa" , etc.
Mas não se pode esquecer dos 40% da população que são usuários de automóveis, motos, nem dos pedestres, dos comerciantes, dos prestadores de serviço.
Num intervalo tão curto (cerca de 6 ou 7 quarteirões), acho desnecessário uma faixa exclusiva para ônibus. Se o percurso é feito em 6 minutos e passa a ser feito em 4 ou 5, não interfere em nada na corrida total do usuário do ônibus, mas para todos os outros afetados, a conta será alta.

Gostaria de manifestar contra a implementação da pista exclusiva de ônibus na Augusto de Lima, uma vez que isso prejudicará o trafego na regiao, bem como o comercio, cargas e descargas e acesso às residencias.

Em poucas palavras: INVIÁVEL.
BARRO PRETO JAMAIS COMPORTARIA UM PROJETO DESSES.
Coisa mais impensada. Nosso bairro é um bairro comercial, é o ponto da moda mineira. Vocês deveriam estar é investindo neste sentido e não priorizar transporte coletivo, algo que de nada contribuirá aos moradores e comerciantes do bairro. Vale repensar essa situação e voltar atrás a algo sem estudos e sem pesquisas com quem ali trabalha e com quem ali mora. Muito obrigada!!

O projeto foi implementado da noite para o dia e por diversas vezes buscamos explicação e esclarecimento das obras e projeto o que não foi apresentado com clareza, agora na reta final abre essa consulta pública com as obra praticamente prontas.
Tal obra gera sérios prejuízos para o comércio local, e o fluxo de ônibus não justifica. Falta de respeito e clareza nas obras públicas. Com certeza vamos nos recordar nas urnas, pois precisamos de governantes que reconheça a dificuldade do comércio e restabelecimento de outras vários que fecharam as portas.

Não concordo com a pista exclusiva. O trânsito já funciona muito bem como é. Temos muito carro transitando a área, com a pista exclusive vai atrasar ainda mais o nosso trânsito local… reduzindo as pistas para os carros !

Acredito que será muito positiva a mudança da faixa. acho que devemos ter um espaço pra carga e descarga garantido também, para não atrapalhar o fluxo de mudanças e mercadorias dos prédios e comércios da região.

A obra de transporte coletivo, coincide com a obra da ciclovia. Sendo assim, a pista de rolagem passa a ter menos vagas para estacionamento rotativo, carga e descarga próxima aos comércios e para o deslocamento dos veículos privados.

Sendo assim um efeito não planejado das obras. Dessa forma sou contra a proposta apresentada.

A implantação de mais faixas exclusivas para ônibus é mais do que necessário, sem exclusividade no uso da via será impossível ter uma transporte público eficiente. Quanto mais faixas exclusivas forem implantadas melhor. Inclusive a prioridade no uso da via está inserida na Lei Federal 12.587/12 da PNMU. Espero que haja Governança Metropolitana mínima entre BHTRANS e SEINFRA-MG para que as eventuais linhas metropolitanas que trafegam por este trecho proposto d faixa exclusiva também possam ser beneficiados, beneficiando assim os Usuários do transporte público metropolitano também. Não vejo a hora da BHTRANS enviar mais e mais projetos assim. Forte abraço.

Essa faixa exclusiva é totalmente desnecessária. Hoje, a extensão da via não sofre com a fluidez do trânsito, quando comparado com a esquina da R. Grande do Sul com Amazonas. Pior ainda é a saída da Av. Bias Fortes para a Praça Raul Soares, que vive congestionada pela manhã e pela tarde, com motoristas desrespeitando semáforos.
Estão olhando como piorar o que está funcionando e não querem olhar onde está o real problema. O semáforo novo na esquina da R. Santa Catarina com Av. Bias Fortes não alivia o congestionamento de Bias Fortes com Raul Soares e gera AINDA MAIS retenção na Guajajaras com Bias Fortes.
Por quê considerar complicar o que funciona no lugar de resolver o que não deu certo?

Pequeno trecho proposto que não irá ajudar.
Faixa exclusiva de bicicletas fica perdida no meio do caminho

Estas alterações não irão contribuir para o fluxo e sim congestionar mais a via

Sou contra faixa exclusiva de onibus jo barronpreto pq vai acabar com a natureza do bairro. Nao facam isso! A ciclofaixa ja foi um erro.

Pessoal, nao coloquem a faixa d eonibus pq vai acabar com o bairro!!! Ja tem os milhares de mendigos e agira vcs vao acabar com o bairro se colocarem essa faixa de onibus! A ciclofaixa ja foi um erro

Nas nossas cidades onde o automóvel é o senhor de todas as ruas, os passageiros dos ônibus cada vez mais sofrem com os ônibus lotados presos nos engarrafamentos formados pelos carros com uma pessoa dentro.
Nada mais justo do que faixas exclusivas para diminuir o tempo gasto indo e vindo do trabalho.
Que venham essas faixas no Barro Preto e outras mais. Os homens e principalmente as mulheres trabalhadoras, maioria dentro dos ônibus, merecem um transporte melhor.

É impossível a instalação de faixa exclusiva de ônibus no barro preto.
Barro preto é um bairro de varejo, com muitas lojas, com público circulando em excesso, lojas, fóruns, moradores, HOSPITAIS.
Já instalaram absurdo de colocar pista de bicicleta sem escutarem as pessoas que vivem no bairro e agora querem impor a faixa de exclusiva de ônibus. Querem transformar o barro preto na cracolândia de BH?

É impossível a instalação de faixa exclusiva de ônibus no barro preto.
Barro preto é um bairro de varejo, com muitas lojas, com público circulando em excesso, lojas, fóruns, moradores, HOSPITAIS.
Já instalaram absurdo de colocar pista de bicicleta sem escutarem as pessoas que vivem no bairro e agora querem impor a faixa de exclusiva de ônibus. Querem transformar o barro preto na cracolândia de BH?

Não concordo com esta intervenção. Ônibus neste trecho não tem grande problema e o transito em geral, que já ficou extremamente prejudicado com a ciclovia, vai ficar bem pior.

A execução das adequações nas calçadas e travessias não é feita de maneira ordenada. Começam uma intervenção, não terminam; "pulam" para outro local. Parece não haver fiscalização das obras. Ressalto que devido à presença do Instituto São Rafael é grande o número de deficientes visuais que circulam na Região. Também é área onde moram muitos idosos como eu.Obra inacabada é risco potencial de acidentes.
O Canteiro central da Av. Augusto de Lima é muito mal cuidado. Precisa de reforma e manutenção.

O projeto de implantação de intervenções para prioridade ao transporte coletivo, para a Av. Augusto de Lima, entre Av. do Contorno e Rua Rio Grande do Sul, "FAIXA EXCLUSIVA ONIBUS" descaracteriza o Polo de Moda do Barro Preto e ainda vai contra o projeto RETROFIT do Prefeito Fuad Noman.
O corredor de onibus prejudica e faz hostil o meio ambiente, tornando o local impróprio para convivencia humana, como ja aconteceu nas avenidas Parana e Santos Dumont, onde o indice de residencial é baixissimo e o comércio é popular, lanchonetes, sacolao e lojas de importados da China,
Portanto a implantação da faixa de ônibus fará os moradores se deslocarem para os bairros perifericos e também desqualifica o Polo de Moda.