INSTRUÇÕES GERAIS
Este Fórum é destinado ao recebimento de contribuições pertinentes à primeira etapa do Projeto de implantação de intervenções para prioridade ao transporte coletivo, para os seguintes trechos: Avenida do Contorno entre Avenida Teresa Cristina e o Viaduto da Floresta; Avenida dos Andradas entre o Viaduto da Floresta e a Alameda Ezequiel Dias; Rua Álvares Maciel/Rua Major Barbosa/Rua Tenente Anastácio de Moura/Rua Euclásio/Rua Santa Luzia; Rua Niquelina/Rua Domingos Vieira.
Abaixo seguem orientações gerais para participação e contribuição:
- O projeto e demais informações pertinentes estão disponíveis no portal da BHTRANS, em "Consultas Públicas", na seção "Em Andamento" e referentes à CONSULTA PÚBLICA Nº 06/2021. Você pode acessar também diretamente pela página em: https://prefeitura.pbh.gov.br/bhtrans/licitacao/consulta-publica-006-2021.
- O prazo para envio das contribuições é até o dia 13/08/2021.
- Observação: Para registrar sua contribuição basta preencher as informações requeridas ao final da página em "Comentar", informando seus dados e inserir em "Assunto" e "Comentário" o título e o conteúdo, respectivamente, da sua contribuição ao assunto tratado na Consulta Pública.
Prioridade ao transporte publico
Solicito a inclusão do serviço público de táxi nas prioridades para uso das faixas exclusivas do transporte coletivo.
Prioridade no transporte coletivo
Será muito importante que o serviço público de TÁXI de BH também possa fazer uso das faixas exclusivas pois este serviço atende a demanda não cativa do transporte coletivo além de ser um transporte coletivo de baixa capacidade.A população agradece.
Faixas Exclusivas em vez de Preferenciais
Prezados,
Lendo o PDF sobre faixas exclusivas, há alguns trechos desenhados para serem faixas Preferenciais. Na prática a faixa preferencial não faz qualquer benefício ao transporte coletivo, vide as que já existem hoje como na Av. Tereza Cristina (entre Barro Preto e Calafate), na Av Amazonas e no Binário da Rua Padre Eustáquio. Mesmo que sejam em horários de Pico (manhã e tarde), é fundamental transformar todas as faixas preferenciais existentes em faixas exclusivas, e fazer o mesmo com as futuras implantações. São Paulo tem vários exemplos de ruas como a nossa Padre Eustáquio ou os cenários dos conjuntos da Niquelina, Euclásio e da área hospitalar, onde as faixas são exclusivas nos horários de pico.
Boa tarde. Em todos os…
Boa tarde. Em todos os locais onde o volume de ônibus em circulação no horário de pico era alto foi colocada faixa exclusiva. As vias preferenciais somente foram adotadas quando o estudo de tráfego apontou a inviabilidade da faixa exclusiva. Algumas vias, como a própria Rua Euclásio citada, que tem faixa de rolamento muito estreita (7m), trechos descontínuos com conversões onde apenas um veículo faz a conversão por vez, foi impossível adotar faixa exclusiva. Estas vias também não permitem a ultrapassagem do ônibus em movimento. A ultrapassagem somente acontecerá nos pontos de ônibus. Nesta via não terá sequer faixa preferencial. Já a rua Niquelina, terá faixa exclusiva nos picos, pois fora dos picos os volumes de ônibus não justificam.
Ciclovia na Andradas (entre Ezequiel Dias e Contorno)
Prezados,
A ciclofaixa temporária implantada em 2020 merece mesmo tornar-se permanente. Solicito que não seja feita da mesma forma como ocorreu na Tereza Cristina, onde o trecho mais perigoso (abaixo da linha férrea), onde carros passam a mais de 60km/h, foi oficializado com menos de 1,5m de largura sendo uma ciclofaixa bidirecional. Isso vai contra todas as normas de segurança existentes, mas foi bancado sabe-se lá por qual motivo, pelos gestores responsáveis pelo projeto, como a coordenadora do Pedala BH.
Esse trecho na andradas pode até mesmo ser elevado ao nível do passeio, com o devido alargamento, se conectando então ao trecho que vai da Ezequiel Dias até abaixo do Viaduto Santa Tereza. Atualmente ele está estreito demais para ser de bidirecional, com constante invasão por motorizados em movimento e estacionamento irregular por veículos da SLU, por exemplo.
Boa tarde. A ciclovia será …
Boa tarde. A ciclovia será bidirecional, com 2,3 m de largura e segregada no mesmo nível da pista do tráfego geral. Esta solução vai dar segurança ao ciclista e evitar conflito com o pedestre, que ocorre quando é no nível do passeio. Também contribuiu para a solução adotada a interferência com a drenagem fluvial que ocorreria se elevada para o nível do passeio.
Sugestões
O projeto é muito importante para a mobilidade da Região Leste de BH. Com o objetivo de aprimorar, apresento as seguintes sugestões:
1. O ponto de ônibus da Rua Domingos Vieira com Rua Maranhão deveria receber um acrescimo de calçada sobre a faixa de estacionamento, com o objetivo de alinhar a parada dos coletivos com a faixa exclusiva.
2. A Rua Ceará, entre as Ruas Domingos Vieira e Alvares Maciel também deveria ser incluida no projeto. Sugiro a mudança da faixa de estacionamento do lado esquerdo da via de 90º para 180° (paralelo), com o objetivo de implantar uma terceira faixa de rolamento no trecho.
Resposta BHTRANS
Sugestão 1 - A sugestão será avaliada.
Sugestão 2 - A Rua Ceará não fez parte do contrato. Vamos verificar a possibilidade de desenvolver o projeto internamente à BHTRANS.
Contribuições Consulta Pública 006/2021
Contribuições do Consórcio Operacional do Transporte Coletivo de Passageiros por Ônibus do Município de Belo Horizonte – TRANSFÁCIL
Avaliando as vias da cidade de BH com maior fluxo de ônibus vimos sugerir que estas recebam tratamento prioritário conforme indicados na planilha enviada aos responsáveis por essa consulta.
Sugerimos ainda para todas as faixas exclusivas a instalação de radares detectores de invasão de faixas.
Em relação as vias em estudo pelo Projeto Faixas Exclusivas proposto na consulta pública, vimos sugerir o que se segue:
Av. do Contorno - entre Av. Teresa Cristina a Viaduto da Floresta - faixa exclusiva das 6h às 19h30 sentido bairro>centro.
Sugestão: implantação de faixa exclusiva nos dois sentidos;
Rua Domingos Vieira - faixa exclusiva das 6h às 19h30. Melhoria nas interseções e pontos de ônibus. O estacionamento permitido será mantido dos dois lados da via.
Sugestão: estacionamento permitido somente do lado esquerdo da via.
Av. dos Andradas - Entre Av. do Contorno (Perrela) e Rua Mem de Sá - faixa preferencial das 6h às 19h30 (atualmente é preferencial no pico da tarde).
Sugestão: implantação de faixa exclusiva no trecho.
Av. dos Andradas - Entre Ezequiel Dias e Av. do Contorno - Não terá prioridade porque possui curvas fechadas que impossibilitam um auto de circular paralelo a um ônibus.
Sugestão: implantação de faixa preferencial no trecho.
Boa tarde! 1) Av. dos…
Boa tarde!
1) Av. dos Andradas - Entre Av. do Contorno (Perrela) e Rua Mem de Sá - faixa preferencial das 6h às 19h30 (atualmente é preferencial no pico da tarde).
Sugestão: implantação de faixa exclusiva no trecho.
Resposta: o volume de ônibus neste trecho da Av. dos Andradas é de 42 ônibus por hora pico manhã, enquanto a Rua Niquelina é de 95 ônibus/ hora pico manhã. Como as duas vias são utilizadas para acesso/ saída da região leste, a prioridade foi dada à Rua Niquelina. O desempenho do tráfego geral tem ser considerado , pois interfere no próprio desempenho do transporte coletivo, principalmente retendo-o antes de ingressar na faixa exclusiva.
2) Sugestão: Av. dos Andradas, entre Av. Bernardo Monteiro e Av. do Contorno (Perrela) - colocar faixa preferencial
Resposta: A decisão de não colocar faixa preferencial se deve ao fato que a maior parte da linha que circula nesse trecho terão que fazer o retorno à esquerda logo após a Av. do Contorno. A faixa preferencial à direita atenderia apenas uma pequena parcela dos ônibus que seguem em frente. O entrelaçamento dos ônibus que viram à esquerda com aqueles que seguem em frente faria o desempenho do tráfego piorar, gerando uma transferência de tráfego para o miolo da área hospitalar, o que é pior para o próprio sistema de transporte coletivo.
3)Sugestão: Colocar na Av. do Contorno, entre o viaduto da Floresta e Av. Teresa Cristina, faixa exclusiva no sentido Centro-Bairro.
Resposta: A Av. do Contorno, na altura de Rua Rio Grande do Sul tem uma conversão à esquerda. Uma das 3 faixas de tráfego é destinada à esta conversão e apenas 2 faixas de tráfego seguem em frente. A destinação de uma das duas faixas de tráfego apenas para ônibus vai deixar a faixa de tráfego misto congestionada, trazendo reflexo em outras vias importantes para o transporte coletivo como a Rua Curitiba e a Rua Espirito Santo. Foi feita a simulação de tráfego e a prioridade não foi indicada. Depois do Viaduto Oeste passam a ter 6 faixas de tráfego até interseção de Rua Paracatu. Neste ponto, ficam apenas 3 faixas para seguir em frente, mas não é um local onde apresenta congestionamento até a Av. Teresa Cristina. Por isso, a exclusividade no sentido Centro-Bairro não foi indicada.
4) Sugestão: Retirar o estacionamento à direita na Rua Domingos Vieira.
Resposta: A Rua Domingos Vieira tem um número muito grande de consultórios médicos, clínicas médicas e tem muita necessidade de estacionamento. A supressão dos estacionamentos aumentaria a capacidade dela para 3 faixas de tráfego, capacidade essa que não é mantida na conversão à esquerda na Rua Ceará. Somente fazem a conversão simultaneamente 1 ônibus (na faixa exclusiva) e um auto. Portanto excluiríamos o estacionamento tão necessário e não aumentaria a capacidade por causa do gargalo criado pela interseção citada. Informo que lá tem 62 ônibus/ hora pico manhã e ao longo do dia a demanda cai significativamente.
Parabéns pelo projeto!
Parabéns à BHTrans pelo projeto. Extremamente necessário ao desenvolvimento sustentável do município!