Pular para o conteúdo principal

Acervo Cartográfico e Geográfico

criado em - atualizado em

Nesta página você acessa todos os produtos do acervo digital cartográfico e geográfico da Prodabel. Os produtos estão disponíveis em diversos formatos, são de várias datas temporais e podem ser acessados de três formas:

 

  1. Arquivos de toda a cidade de Belo Horizonte;
  2. Arquivos por articulação. Neste caso, sugerimos que a utilização do Mapa Chave (baixar ou consultar) como guia;
  3. Produtos acessados por quadra (quarteirão). É necessário utilizar um Índice Cadastral (IPTU) ou Número de Quadra. Em caso de dúvida acesse o Tutorial neste link.

 

Informações sobre os produtos disponibilizados, consulte o Catálogo de Metadados do BHGEO.

 

Para acesso ao Cadastro de Plantas de Parcelamento do Solo (CP) clique aqui.

 

BH: CARTA MOSAICO

A restituição aerofotogramétrica consiste no mapeamento a partir de imagem aérea para fins de representação espacial dos elementos cartográficos da cidade, no modelo digital.

Seguem a lista dos anos que temos as cartas mosaico georreferenciadas que foram geradas:

BH: CURVA DE NÍVEL

As curvas de nível são isolinhas (linhas de mesmo valor) que representam pontos no terreno com a mesma altitude, ou seja, mesmo valor de cota altimétrica. Por meio do mapeamento das curvas de nível é possível representar o relevo. As curvas são derivadas do Modelo Digital de Terreno obtido por mapeamento a laser realizado pela PBH.

São disponibilizadas as curvas mestras (5 em 5 metro) e as curvas secundárias (1 em 1 metro) para os seguintes anos:

BH: Declividade

Os arquivos de declividade de município são produtos derivados e gerados a partir da interpolação da nuvem de pontos do Modelo Digital de Terreno (MDT) obtido por mapeamento a laser realizado pela PBH.

BH: Estudos Geológicos Integrados

Estudos técnicos para a elaboração das cartas geológica, geotécnica e hidrogeológica de Belo Horizonte, realizados por meio de cooperação entre a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e a Universidade Federal de Minas Gerais, a partir de convênio intermediado pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP), nos anos 1990's.

BH: Restituição - DWG

Os arquivos DWG são produtos da restituição aerofotogramétrica que consiste no mapeamento a partir de imagem aérea, para fins de representação espacial dos elementos cartográficos.

BH: VULNERABILIDADE 2030

O índice de vulnerabilidade de Belo Horizonte foi calculado como a média simples dos índices de vulnerabilidade setoriais estudados: inundação, deslizamento, dengue e ondas de calor. Todas as variáveis foram georreferenciadas e normalizadas para torná-las espacialmente comparáveis e agregáveis em um índice médio ponderado. A escolha dos pesos para cada variável foi baseada na revisão bibliográfica e nos resultados das calibração dos modelos. Por fim, os dados foram calculadas por meio do Model Vulnerability Evaluation (MOVE) que trata-se de uma plataforma integrada de avaliação da vulnerabilidade e riscos associados às mudanças climáticas aplicável em diferentes recortes temáticos e produtivos, em múltiplas escalas e a partir de diferentes cenários climáticos. Assim permitiu-se identificar as regiões onde os impactos das mudanças climáticas se concentram, resultando em hotspots de vulnerabilidade.

As informações estão disponíveis em arquivos de imagens .tif e georreferenciadas, se forem utilizadas no SIG QGis podem ser baixados também os estilos de cores (.qml) já definidos.

Articulação: IMAGEM ORTORRETIFICADA (ORTOFOTO)

Abaixo estão disponíveis Ortofotos das 346 quadrículas do município (articulação) na escala 1:2000, em formato .tif.

 

Articulação: NUVEM DE PONTOS - MDT e MDS

Pontos altimétricos georreferenciados do município de Belo Horizonte obtidos por meio de levantamento a laser realizado pela PBH. Os arquivos que contém a nuvem de pontos possuem as coordenadas UTM e a cota altimétrica de cada ponto.

 

PRODUTOS ACESSADOS PELO NÚMERO DA QUADRA ou ÍNDICE CADASTRAL - IPTU

Produtos disponíveis:

  • Certidão Negativa de Débito - CND - Receita Federal: 2008 e 2012
  • Imagem Ortorretificada por Quadra: 2007 e 2015
  • Imagem Aérea: 1989 e 1994
  • Imagem de Satélite: 2005, 2012, 2013 e 2016
  • Planta de Edificação/Numeração: 1986
  • Restituição Aerofotogramétrica por Articulação: 1942, 1953, 1972, 1979, 1989 e 2007
  • Restituição Aerofotogramétrica por Quadra: 2008 e 2015
  • Restituição Aerofotogramétrica DWG: 2007 e 2015

 

Selecione "Pesquisa por:" Índice Cadastral (IPTU) ou Número Quadra CTM e utilize o campo abaixo (Valor) informar o dado e clique em buscar. Caso precise, utilize o tutorial para recuperar Número da Quadra CTM e/ou do Índice Cadastral.

 

Veja abaixo o exemplo de preenchimento do Índice Cadastral:

Busca Acervo