Pular para o conteúdo principal

Acervo Cartográfico e Geográfico

criado em - atualizado em

Nesta página você acessa todos os produtos do acervo digital cartográfico e geográfico da Prodabel. Os produtos estão disponíveis em diversos formatos, são de várias datas temporais e podem ser acessados de três formas:

 

  1. Arquivos de toda a cidade de Belo Horizonte;
  2. Arquivos por articulação. Neste caso, sugerimos que a utilização do Mapa Chave (baixar ou consultar) como guia;
  3. Produtos acessados por quadra (quarteirão). É necessário utilizar um Índice Cadastral (IPTU) ou Número de Quadra. Em caso de dúvida acesse o Tutorial neste link.

 

Informações sobre os produtos disponibilizados, consulte o Catálogo de Metadados do BHGEO.

 

Para acesso ao Cadastro de Plantas de Parcelamento do Solo (CP) clique aqui.

 

BH: BAIRROS

A camada de bairro é definida por lei. A institucionalização do mapa de bairros para endereçamento se deu por meio da Lei 9.691 em 19 de janeiro de 2009, sendo o anexo do mapa de bairro posteriormente alterado pela Lei 10.698 de 10 de janeiro de 2014. Os mapas das duas leis foram concebidos por meio dos trabalhos de atualização realizados por diversos órgãos no Grupo de Trabalho Limites do Grupo de Gestão da Informação Urbanística - GGIU. Em 2023 foi aprovada a Lei nº 11.490 de 05 de maio que atualiza o mapa de bairros para endereçamento.

BH: CARTA MOSAICO

A restituição aerofotogramétrica consiste no mapeamento a partir de imagem aérea para fins de representação espacial dos elementos cartográficos da cidade, no modelo digital.

Seguem a lista dos anos que temos as cartas mosaico georreferenciadas que foram geradas:

BH: CURVA DE NÍVEL

As curvas de nível são isolinhas (linhas de mesmo valor) que representam pontos no terreno com a mesma altitude, ou seja, mesmo valor de cota altimétrica. Por meio do mapeamento das curvas de nível é possível representar o relevo. As curvas são derivadas do Modelo Digital de Terreno obtido por mapeamento a laser realizado pela PBH.

São disponibilizadas as curvas mestras (5 em 5 metro) e as curvas secundárias (1 em 1 metro) para os seguintes anos:

BH: Declividade

Os arquivos de declividade de município são produtos derivados e gerados a partir da interpolação da nuvem de pontos do Modelo Digital de Terreno (MDT) obtido por mapeamento a laser realizado pela PBH.

BH: Estudos Geológicos Integrados

Estudos técnicos para a elaboração das cartas geológica, geotécnica e hidrogeológica de Belo Horizonte, realizados por meio de cooperação entre a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e a Universidade Federal de Minas Gerais, a partir de convênio intermediado pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP), nos anos 1990's.

BH: Restituição - DWG

Os arquivos DWG são produtos da restituição aerofotogramétrica que consiste no mapeamento a partir de imagem aérea, para fins de representação espacial dos elementos cartográficos.

BH: VULNERABILIDADE 2030

O índice de vulnerabilidade de Belo Horizonte foi calculado como a média simples dos índices de vulnerabilidade setoriais estudados: inundação, deslizamento, dengue e ondas de calor. Todas as variáveis foram georreferenciadas e normalizadas para torná-las espacialmente comparáveis e agregáveis em um índice médio ponderado. A escolha dos pesos para cada variável foi baseada na revisão bibliográfica e nos resultados das calibração dos modelos. Por fim, os dados foram calculadas por meio do Model Vulnerability Evaluation (MOVE) que trata-se de uma plataforma integrada de avaliação da vulnerabilidade e riscos associados às mudanças climáticas aplicável em diferentes recortes temáticos e produtivos, em múltiplas escalas e a partir de diferentes cenários climáticos. Assim permitiu-se identificar as regiões onde os impactos das mudanças climáticas se concentram, resultando em hotspots de vulnerabilidade.

As informações estão disponíveis em arquivos de imagens .tif e georreferenciadas, se forem utilizadas no SIG QGis podem ser baixados também os estilos de cores (.qml) já definidos.

Articulação: IMAGEM ORTORRETIFICADA (ORTOFOTO)

Abaixo estão disponíveis Ortofotos das 346 quadrículas do município (articulação) na escala 1:2000, em formato .tif.

 

Articulação: NUVEM DE PONTOS - MDT e MDS

Pontos altimétricos georreferenciados do município de Belo Horizonte obtidos por meio de levantamento a laser realizado pela PBH. Os arquivos que contém a nuvem de pontos possuem as coordenadas UTM e a cota altimétrica de cada ponto.

 

PRODUTOS ACESSADOS PELO NÚMERO DA QUADRA ou ÍNDICE CADASTRAL - IPTU

Produtos disponíveis:

  • Certidão Negativa de Débito - CND - Receita Federal: 2008 e 2012
  • Imagem Ortorretificada por Quadra: 2007 e 2015
  • Imagem Aérea: 1989 e 1994
  • Imagem de Satélite: 2005, 2012, 2013 e 2016
  • Planta de Edificação/Numeração: 1986
  • Restituição Aerofotogramétrica por Articulação: 1942, 1953, 1972, 1979, 1989 e 2007
  • Restituição Aerofotogramétrica por Quadra: 2008 e 2015
  • Restituição Aerofotogramétrica DWG: 2007 e 2015

 

Selecione "Pesquisa por:" Índice Cadastral (IPTU) ou Número Quadra CTM e utilize o campo abaixo (Valor) informar o dado e clique em buscar. Caso precise, utilize o tutorial para recuperar Número da Quadra CTM e/ou do Índice Cadastral.

 

Veja abaixo o exemplo de preenchimento do Índice Cadastral:

Busca Acervo