Em 29/04/2025 a Secretaria Municipal de Administração Logísitca e Patrimonial aderiu ao Programa de Fomento à Integridade Pública e Gestão de Riscos – PFIP/BH, conforme Portaria CTGM nº 004/2019 e, para tanto, publicou a Portaria SMALOG nº 112/2025 instituindo o Programa de Integridade e os Comitês de Gestão Estratégica e de Integridade desta Secretaria, reforçando nossa estrutura de governança e gestão.
Essa iniciativa consolida nosso compromisso com a ética, a transparência e a responsabilidade na condução de todas as nossas atividades.
O objetivo principal é fortalecer uma cultura organizacional baseada em princípios sólidos, prevenindo riscos e ampliando a confiança de nossos colaboradores, parceiros e da sociedade.
Entre os benefícios esperados, destacam-se:
Aprimoramento da gestão interna, com processos mais claros e eficientes;
Valorização da ética e da transparência, como pilares do nosso dia a dia;
Fortalecimento da credibilidade institucional, ampliando a confiança de todos os públicos;
Segurança jurídica e redução de riscos, garantindo conformidade com a legislação vigente;
Ambiente de trabalho íntegro e saudável, que estimula a cooperação e o respeito mútuo.
Acreditamos que a adesão ao Programa de Integridade é um passo fundamental para o desenvolvimento sustentável da instituição, gerando resultados positivos de longo prazo e reafirmando nosso papel como organização comprometida com a sociedade.
- Plano de Integridade
Em elaboração.
- Comitê de Integridade
- Criação do Comitê de Integridade
Em 15/05/2025 fica instituído o Programa de Integridade da Secretaria Municipal de Administração Logística e Patrimonial - SMALOG, com o objetivo de:
I - criar e aprimorar a estrutura de governança, riscos e controles da SMALOG;
II - estimular o comportamento ético, íntegro e imparcial no âmbito da SMALOG;
III - estabelecer um conjunto de medidas para prevenção e remediação de possíveis desvios na entrega dos resultados da SMALOG esperados pela sociedade; e
IV - fomentar a inovação e a adoção de medidas de integridade na administração pública municipal.
Em junho realizou-se o primeiro encontro do Comitê de Integridade da Secretaria Municipal de Administração, Logística e Patrimonial (SMALOG). Na pauta foram levantados temas voltados à promoção da integridade, da ética e do bem-estar dos servidores, reforçando o compromisso da Secretaria com uma gestão pública responsável, transparente e humana.
Nos meses de julho e agosto com os conceitos do Programa de Integridade previamente estabelecidos a serem aplicados, as atividades se iniciaram com ações pontuais e estratégicas.
- Para que serve o Comitê de Integridade?
O Comitê é responsável pela elaboração do Plano de Integridade, competindo-lhe delinear e estabelecer os instrumentos que orientam os princípios e as normas de conduta ética aplicáveis a todos os agentes que, de qualquer forma e em qualquer período, estejam vinculados à SMALOG. Tais instrumentos deverão ser submetidos à apreciação e aprovação do Comitê de Gestão Estratégica.
Alinhado à realidade institucional, o Comitê de Integridade também deve propor um Plano de Comunicação e Capacitação que estimule o interesse e o engajamento dos servidores e colaboradores, possibilitando a apropriação dos valores e diretrizes que fundamentam o Programa de Integridade.
O Comitê de Integridade da SMALOG, enquanto instância de integridade, é responsável por elaborar, implementar, coordenar, operacionalizar e monitorar o Plano de Integridade, observando as diretrizes da Controladoria-Geral do Município no que se refere à Política de Fomento à Integridade Pública.
- Resultados e Benefícios Esperados
- Prevenção de riscos e irregularidades administrativas;
- Aumento da transparência e da confiança pública;
- Maior eficiência e clareza nos processos internos;
- Valorização dos servidores e melhoria do ambiente organizacional.
- Conheça a composição do Comitê da Integridade
Atualmente, o Comitê é formado por oito integrantes que atuam em diferentes áreas da SMALOG. São eles:
Marcella Cristina de A. Fortes Drummond – Diretoria Central de Contratos Lucas
Vilela Gonsalves – Gerência de Logística
Jania Marisa Malheiros – Diretoria de Planejamento e Estratégia Logística
Cassandra Monique S. Leandro – Gerência de Recursos Humanos
Vitor Inácio P. P. Henriques Filho – Diretoria Central de Serviços Compartilhados
Juciana Rodrigues Faria – Gabinete
Mario César Monteiro de O. Filho – Diretoria de Planejamento e Estratégia Logística
- Manuais
- Legislação
Institui o Programa de Integridade e os Comitês de Gestão Estratégica e de Integridade da Secretaria Municipal de Administração Logística e Patrimonial.
Termo de Adesão ao Programa de Fomento à Integridade Pública e Gestão de Riscos – PFIP/BH - da Controladoria Geral do Município de Belo Horizonte.
- Relatório de Contexto
Em elaboração. Previsão para publicação, outubro/2025.
- Canais de Apoio
A integridade é um valor essencial para garantir a ética, a transparência e o respeito no serviço público. Por meio dela, promovemos a prevenção e o combate à fraude e à corrupção praticadas por agentes públicos, a análise de situações de conflito de interesses e a proteção contra o assédio sexual e moral no ambiente de trabalho.
Abaixo, apontamos os links para acessar orientações, normativos e canais de denúncia.