Serviço que oferece acolhimento familiar temporário a crianças e adolescentes que foram afastadas de suas famílias por medida de proteção (ECA, art 101), em residências de famílias acolhedoras. O objetivo é propiciar o atendimento em ambiente familiar, garantindo atenção individualizada e convivência comunitária até que a criança ou o adolescente possa retornar à sua família de origem ou ser encaminhadas para uma família substituta.
Implantado no município de Belo Horizonte em 2009, este serviço da Política Pública de Assistência é responsável por selecionar, capacitar, habilitar e cadastrar famílias interessadas em participar do acolhimento. Também é atribuição deste serviço fazer acompanhamento das crianças e adolescentes acolhidos, famílias acolhedoras e famílias de origem.
Sua execução se dá por meio de duas modalidades. A modalidade I é destinada ao acolhimento de crianças e adolescentes que foram afastados de sua família de origem por medida protetiva, mas ainda com possibilidade de retornar ao seio familiar, após acompanhamento socioassistencial. Trata-se de um acolhimento de curta duração.
A modalidade II é voltada para o acolhimento de crianças e adolescentes que foram afastados de suas famílias, sem possibilidade de retorno à família de origem e sem pretendentes à adoção. Nessa modalidade, o acolhimento é de longa duração, podendo se estender até a maioridade do acolhido.
Contato:
Fixo – (31) 3423-8618 e celular - (31) 99970-9266.
familiasacolhedorasadm@providens.org.br
Mais informações no Portal de Serviços