Pular para o conteúdo principal

CRAS Graça Saboia | Morro das Pedras

criado em - atualizado em

Selo 20 anos CRAS Graça Saboia

O Centro de Referência de Assistência Social Graça Saboia Morro das Pedras (CRAS-GSMP) está localizado no Morro das Pedras e contempla os bairros Morro das Pedras, sendo 04 vilas: Vila São Jorge I, Vila São Jorge II, Vila São Jorge III e Flor do Cascalho; também atende os bairros Nova Granada e uma pequena parte do Jardim América.

Inaugurado em 2 de julho de 2002, iniciou suas atividades como Núcleo de Apoio à Família (NAF) e exercia, também, a função de articulador do Programa BH Cidadania junto às outras políticas do território com uma atuação direta com as políticas de esportes e cultura.

Em 2005, com a implementação e o fortalecimento da política de Assistência Social no território e a construção e implantação da Política Nacional da Assistência Social em todo o país, os Núcleos de Apoio à Família se transformaram em Centro de Referência de Assistência Social assumindo uma responsabilização maior pela política de Proteção Social Básica no território.

Em 2011, o nome do CRAS que até então era apenas CRAS Morro das Pedras, tem uma alteração, passando a ser chamado de CRAS GRAÇA SABOIA MORRO DAS PEDRAS. A alteração foi uma homenagem da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte à pessoa da Graça Saboia (in memorian), mulher negra, defensora das políticas sociais e humanas, que teve uma contribuição importante às famílias moradoras do território, no acesso aos direitos de cidadania e redução da desigualdade social local.

 

O CRAS é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social sendo responsável pela organização e oferta dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de maior desproteção social. Essa unidade desempenha papel central no território onde se localiza, possuindo a função exclusiva da oferta pública do trabalho social com famílias por meio da gestão integrada de serviços, programas e benefícios. Nesse sentido, destacam-se como principais provisões do CRAS:

  • Serviço de Atendimento Integral a Familia -  PAIF
  • Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculos - SCFV
  • Programa Maior Cuidado – PMC.
  • Em novembro de 2022, o CRAS encontra-se no processo de descentralização do cadastro único, com o objetivo do cadastro único ser realizado também no CRAS.

Ao estabelecer o PAIF como prioridade dentre os demais serviços, programas e projetos da proteção social básica, que tem como principal foco de ação o trabalho social com famílias, bem como ao territorializar sua esfera de atuação, o CRAS assume como fatores identitários dois grandes pilares do SUAS: a matricialidade sociofamiliar e a territorialização.

 

É por meio do CRAS que a proteção social da assistência social se materializa e se aproxima da população que mais precisa, reconhecendo a existência das desigualdades sociais interurbanas e a importância da presença das políticas sociais para reduzir essas desigualdades. Ações do Trabalho Social com Famílias contribui para a prevenção e agravamentos das situações de vulnerabilidade e risco social, bem como identificam e estimulam as potencialidades locais, ampliando o repertorio de vivências protetivas das famílias.

 
CRAS Graça Saboia - Morro das Pedras 20 ANOS
PROGRAMAÇÃO:
 
22/07  | 14h às 17h - Abertura das atividades em comemoração aos 20 anos do CRAS


27/09  a 10/11 | 14h às 16h30 - Oficina PAIF e SCFV: Projovem: Associação Cruz de Malta– Resgate do território do CRAS com a juventude


Rodas de conversa sobre o território do CRAS, o sentimento de pertencimento dos adolescentes atendidos pelo PAIF e SCFV, e a história do CRAS. Como produto da ação, os jovens irão confeccionar o grafite no muro do CRAS.

25/11 | 14h - Comemoração de 20 anos de CRAS no território

Apresentação do mural produzido por meio do grafite que conta a história do território e a importância do CRAS para as famílias . O evento envolverá o território do Morro das Pedras, com a participação das famílias atendidas pelo CRAS, as entidades socioassistenciais e intersetoriais. Também estarão presentes lideranças comunitárias, comunidades tradicionais do Morro das Pedras. O evento tem o objetivo de promover uma ação refletindo sobre a importância do CRAS e a provisão de proteção social nesses 20 anos.
 

29/11/2022 | 14h às 16h30 - Oficina PAIF – As mulheres negras e o CRAS
 

Contos e histórias da vida das mulheres negras e a relação do CRAS na vida dessas mulheres. Como produto, as mulheres irão confeccionar bolsas com símbolos dessas histórias.

 

Contato

Informações: (31)3277-7091

E-mail: cras.morrodaspedras@pbh.gov.br

Localização: Avenida Silva Lobo, 2379 - Nova Granada

 

Acesse a lista com o contato de todos os CRAS