Pular para o conteúdo principal

CRAS União | Arthur de Sá

criado em - atualizado em

Selo 20 anos CRAS Arthur de Sá

O Centro de Referência de Assistência Social CRAS Arthur de Sá/União iniciou suas atividades como Núcleo de Apoio à Família (NAF) em 22/06/2002. O primeiro espaço era uma "casinha amarela", localizada na Rua Melo Franco e, inicialmente, atendia a Vila Artur de Sá. Aos pouco foi expandindo sua área de abrangência para contemplar todo o bairro União. Em 2005, com a implementação e o fortalecimento da política de Assistência Social no território e a construção e implantação da Política Nacional da Assistência Social em todo o país, os Núcleos de Apoio à Família se transformaram em Centro de Referência de Assistência Social assumindo uma responsabilização maior pela política de Proteção Básica no território. Com o objetivo de ampliar a provisão de serviços e alcançar novos usuários, em 2008, a unidade CRAS passou a funcionar em seu endereço atual. A nova unidade dispõe de um espaço amplo, com acessibilidade e ambiência adequada para usuários e trabalhadores. Com as alterações urbanas feitas nas proximidades do CRAS foram incluídos o bairro São Paulo e uma  parte dos bairros Fernão Dias, Dom Joaquim e Pirajá.

 

O CRAS é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social sendo responsável pela organização e oferta dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de maior desproteção social. Essa unidade desempenha papel central no território onde se localiza, possuindo a função exclusiva da oferta pública do trabalho social com famílias por meio da gestão integrada de serviços, programas e benefícios. Nesse sentido, destacam-se como principais provisões do CRAS:

 

  • Serviço de Atendimento Integral à Família -  PAIF
  • Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV
  • Programa Maior Cuidado – PMC
  • Cadastro Único

 

É por meio do CRAS que a proteção social da assistência social se materializa e se aproxima da população que mais precisa, reconhecendo a existência das desigualdades sociais e a importância da presença das políticas sociais para reduzir essas desigualdades. Ações do Trabalho Social com Famílias contribui para a prevenção e agravamentos das situações de vulnerabilidade e risco social, bem como identificam e estimulam as potencialidades locais, ampliando o repertório de vivências protetivas das famílias.

 

CRAS União - Arthur de Sá 20 ANOS
PROGRAMAÇÃO:
22/9 | 14h – Comemoração de 20 anos do CRAS no território

Convidados: usuários do SCFV, participantes da CLAS, lideranças, idosos do Programa Maior Cuidado, crianças e adolescentes do projeto Tecendo a Vida e público em geral.

 

Contato

Informações: (31) 3277-9155

E-mail: cras.arthurdesa@pbh.gov.br

Localização: Rua Professor Geraldo Fontes, 30 - União

 

Acesse a lista com o contato de todos os CRAS