Pular para o conteúdo principal

Vacinação contra meningite C para pessoas acima de 16 anos começa dia 8 de maio
Foto: Divulgação/ PBH

Vacinação contra meningite C para pessoas acima de 16 anos começa dia 8 de maio

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte inicia, a partir da próxima segunda-feira (8), a ampliação temporária da imunização para a população acima de 16 anos. A estratégia segue as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde e as aplicações serão feitas até o dia 30 de julho, conforme a disponibilidade do imunizante. Cabe ressaltar que o governo estadual providenciará o envio de novas remessas de vacina até o fim da prorrogação.

 
 As doses estarão disponíveis nos 152 centros de saúde da capital e para a vacinação é necessário que o usuário seja cadastrado em uma dessas unidades. O cadastro pode ser realizado na chegada ao local. Cabe ressaltar que, além de ser um procedimento de rotina, é uma exigência do Ministério da Saúde para o efetivo registro das doses aplicadas no município e, também, para que as informações sejam incluídas no ConecteSUS, plataforma digital do governo federal.


A aplicação da vacina contra a meningite C segue sendo aplicada em crianças, adolescentes e trabalhadores da área da Saúde que ainda não foram vacinados. O imunizante também é ofertado para pessoas imunossuprimidas, em situações específicas. Nestes casos, o paciente deve apresentar relatório médico que comprove a condição de saúde e a aplicação da dose é realizada no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE), após avaliação por profissional da unidade.
 

É importante reforçar que não há contraindicação em tomar, no mesmo dia, a vacina contra a meningite C e outros imunizantes, como a vacina da covid-19 e da gripe.


 A meningite C é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e é mais grave quando atinge a corrente sanguínea, provocando infecção generalizada. A vacina é uma importante forma de prevenção à doença.