Pular para o conteúdo principal

Unidades atenderam mais de 1.200 pessoas com suspeita de dengue no fim de semana
Foto: Amira Hissa/PBH

Unidades atenderam mais de 1.200 pessoas com suspeita de dengue no fim de semana

criado em - atualizado em

As unidades abertas pela Prefeitura de Belo Horizonte neste sábado (3) e domingo (4) garantiram assistência médica a 1.206 pessoas com sintomas de dengue e outras arboviroses, como chikungunya e zika. Somente nos centros de saúde Carlos Renato Dias (Barreiro), Vera Cruz (Leste), Aarão Reis (Norte), São Paulo (Nordeste), Betânia (Oeste) e Rio Branco (Venda Nova), que funcionaram de 7h às 19h nos dois dias, foram atendidos 749 usuários.

Já nos Centros de Atendimento às Arboviroses (CAAs) Centro-Sul e Venda Nova, que também funcionaram de 7h às 19h nos dois dias, foram acolhidos 457 usuários com sintomas como febre, dor no corpo e de cabeça, especialmente atrás dos olhos, além de manchas vermelhas na pele.

A Secretaria Municipal de Saúde está ampliando a quantidade de locais que ofertam assistência à população e garantindo que esses equipamentos atuem, também, como retaguarda das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que atendem casos de urgência e emergência.

Seguindo com a implementação de ações assistenciais do Plano de Enfrentamento às Arboviroses, nesta segunda-feira (5), começaram a funcionar as Unidades de Reposição Volêmica (URVs) das regionais Centro-Sul e Venda Nova. Esses equipamentos são dedicados à hidratação venosa dos pacientes encaminhados dos centros de saúde e UPAs, por exemplo. O objetivo de manter o funcionamento desses locais na mesma estrutura dos CAAs é garantir assistência ágil, segura e de qualidade à população.

O município reforça a orientação e solicita que as pessoas com sintomas de dengue procurem os centros de saúde ou os CAAs. Os endereços completos das unidades e os horários de funcionamento podem ser verificados no Portal da Prefeitura. Novos locais podem ser imediatamente implementados, a depender do cenário epidemiológico e da necessidade assistencial.

Horário estendido

A partir desta segunda-feira, os CAAs Centro-Sul e Venda Nova começam a funcionar em novo horário: de 7h às 22h. Anteriormente, essas unidades fechavam às 19h, mas tiveram o funcionamento ampliado para garantir uma assistência mais ágil à população. Esses equipamentos são porta aberta e recebem os usuários de forma espontânea.

Cabe reforçar que as URVs Centro-Sul e Venda Nova ficarão abertas 24 horas, todos os dias da semana, para receber pacientes encaminhados dos centros de saúde, UPAs e CAAs e que precisam de hidratação venosa e assistência contínua.