3 July 2025 -
O Restaurante Popular II (Josué de Castro), localizado na região hospitalar e que atende média de 2,3 mil pessoas por dia, está completando 21 anos de história. Para celebrar, nesta sexta-feira (4), no horário do almoço, o equipamento da Prefeitura vai oferecer música e bolo de aniversário para os funcionários e usuários da unidade.
Na programação haverá apresentação musical do saxofonista Roberto Bittar. O tema da confraternização será festa junina, com decoração típica. No cardápio terá arroz, tutu de feijão, lombo assado com abacaxi, maionese de legumes, couve com tomate e uma opção vegetariana para quem não consome proteína animal.
Após os parabéns, marcado para 12h, será servido bolo de aniversário feito de pão de ló com recheio de abacaxi e decorado com uvas e morangos.
No horário do almoço, a entrega de refeições é feita todos os dias da semana, de 11h às 14h, sendo que no fim de semana apenas a população em situação de rua pode acessar o serviço. De segunda à sexta, o RP II também serve refeições no café da manhã, de 7h às 8h, e no jantar, de 17h às 18h30, para o público em geral. O equipamento fica na Rua Ceará, 490, Bairro Santa Efigênia.
Inaugurado em 2 de julho de 2004, o RP II recebeu o nome Josué de Castro em homenagem ao médico, professor e pesquisador que se destacou com seus esforços pelo combate à fome no Brasil. É uma das quatro unidades do Programa de Restaurantes Populares da Prefeitura de Belo Horizonte, que por meio da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) fornece refeições prontas e nutricionalmente balanceadas de forma gratuita ou a um preço máximo de R$3,00. As outras ficam no Centro, Venda Nova e no Barreiro. Há também um refeitório popular na Câmara Municipal da Cidade.