10 Maio 2023 -
Quem visita a Zoobotânica de Belo Horizonte - integrada pelo Jardim Zoológico, Jardim Botânico e Aquário do Rio São Francisco -, tem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a biodiversidade, além de entender a importância de ações permanentes para a conservação de espécies. Durante todo o ano, a equipe de Educação Ambiental da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, gestora do espaço, desenvolve projetos com o objetivo de fortalecer a cultura de respeito à vida, baseada no relacionamento saudável das pessoas entre si e com o meio ambiente e incentivar nas pessoas o desenvolvimento de uma postura sustentável frente aos recursos naturais e à biodiversidade.
Nesse contexto, para o público que gosta e admira as borboletas, são oferecidas visitas mediadas ao Borboletário, nas quais é possível aprofundar no universo desses peculiares animais. O visitante tem a possibilidade de conhecer, por exemplo, o processo de metamorfose desses delicados insetos. Também é ofertada visitas ao viveiro, onde poderão vivenciar de perto toda a beleza, formas e cores. As visitas para o público são às terças e quintas-feiras por ordem de chegada e em horários pré-definidos.
No caso das escolas, são reservados quatro horários nas quartas e sextas-feiras, com agendamento prévio. São atendidas turmas de até 50 pessoas/hora de qualquer faixa etária. Confira as informações sobre o serviço.
A equipe de Educação Ambiental da Zoobotânica realiza também, durante todo o ano, campanhas temáticas com atividades educacionais, comemorações de datas do calendário ambiental, programações de férias e semana das crianças. Todas as informações também estão disponíveis na página da Fundação Zoobotânica.
Apoio permanente aos visitantes
A Zoobotânica tem investido cada vez mais em materiais informativos e educativos para que o público visitante possa conhecer o trabalho de preservação da fauna e flora desenvolvido pela instituição. Recentemente, foram investidos aproximadamente 80 mil reais na confecção de placas com temática de educação ambiental, a fim de apresentar ao público as ameaças à biodiversidade, como as instituições modernas podem atuar para contribuir nas ações integradas de conservação e como o Zoológico de BH atua no cuidado com os animais que abriga. Novos recursos já estão previstos para aplicação, ainda neste ano, na expansão da sinalização de toda a área.
Para quem quiser se aprofundar nos temas, tirar dúvidas, saber curiosidades e conhecer mais o trabalho realizado na Zoobotânica, a Instituição dispõe, ainda, de um recepcionista na portaria da Pampulha, aos sábados, domingos e feriados, para orientar e atender os visitantes no que tange ao papel dos jardins zoológicos, botânicos e aquários na conservação das espécies.
Chegando ao Zoo, pergunte pelo recepcionista da Educação Ambiental de plantão e aproveite para conhecer a história, procedência, plantel e curiosidades sobre as espécies que vivem no Zoo de BH e seu programa de Bem-estar animal.
Confira mais informações sobre entrada e funcionamento da Zoobotânica.