10 July 2025 -
Nos dias 3 e 4 de julho, foi realizado, em Belo Horizonte, o Curso de Treinamento para o Gerenciamento de Áreas Contaminadas, voltado especialmente para consultorias que atuam em Minas Gerais na área de investigação ambiental e para equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), além de outros profissionais interessados no tema. A formação, elaborada com rigor técnico pela SMMA, teve como foco o aperfeiçoamento técnico e a harmonização dos procedimentos na análise e gestão de áreas contaminadas.
Ao todo, 98 pessoas participaram ativamente do curso, demonstrando o forte engajamento dos inscritos. O conteúdo foi ministrado por especialistas na área e teve o formato teórico e prático, com destaque para a apresentação de metodologias atualizadas e alinhadas às melhores práticas nacionais e internacionais. O evento alcançou plenamente seus objetivos e recebeu avaliações extremamente positivas dos participantes.
De acordo com o subsecretário de Licenciamento e Controle Ambiental, Pedro Franzoni, "o treinamento de consultorias que apresentam estudos de avaliação de impacto ambiental nos processos de licenciamento ambiental é fundamental, pois auxilia no aprimoramento das informações técnicas e ajudam a agilizar o licenciamento, evitando a solicitação de informações complementares".
Entre as temáticas do conteúdo programático distribuídas ao longo de dois dias foram abordadas a importância do meio físico; análises químicas, controles de qualidade; amostragem de solo e instalação de poços de monitoramento; screening de VOC e investigação de intrusão de vapores; amostragem de água subterrânea, entre outras.
Ao final de cada dia, foi promovido um momento de debate entre os participantes e os especialistas, promovendo a troca de experiências e o esclarecimento de dúvidas. A realização do curso pela Subsecretaria de Licenciamento e Controle Ambiental alinha aos eixos da gestão estratégica do prefeito Álvaro Damião, que têm priorizado o fortalecimento técnico das equipes, a valorização da ciência e a qualificação dos processos ambientais na capital. A proposta é garantir uma Belo Horizonte cada vez mais sustentável, com gestão eficiente e foco na prevenção de riscos ambientais.