2 October 2025 -
O Zoológico de BH preparou programação especial para este fim de semana em celebração a três importantes datas do calendário ambiental em outubro: o Dia Nacional da Abelha, nesta sexta-feira (3); o Dia Mundial dos Animais, no sábado (4); e o Dia da Ave, no domingo (5). Haverá mostra biológica de animais, bate-papos, visita guiada ao meliponário e campanha educativa.
A participação é gratuita, mas para acesso ao Zoológico é necessário adquirir ingresso. Confira aqui os valores. No momento, o pagamento é apenas em dinheiro.
No sábado, das 10h às 13h, a mostra de materiais biológicos apresenta ao público um pouco mais dos diferentes grupos de animais (répteis, aves e mamíferos) que se encontram sob os cuidados do Zoo. Haverá bate-papos com informações sobre a origem desses animais, muitos provenientes de resgates, de apreensões por instituições ambientais ou em situações que impedem a reintrodução segura na natureza.
“Será uma excelente oportunidade para caracterizar os diferentes grupos de animais, esclarecer as particularidades, habitats e comportamentos”, destaca a assessora de Educação Ambiental da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), Roberta Martins.
A visita ao meliponário da Zoobotânica, parceira do Projeto Poliniza BH, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, será o momento para apresentar três das cinco espécies de abelhas nativas sem ferrão.
No domingo, Dia da Ave, a atividade vai chamar a atenção dos visitantes para as ações humanas que provocam a diminuição das espécies na natureza e como os zoológicos têm contribuído para minimizar essa situação. Será apresentado, ainda, um caso de sucesso reprodutivo da arara-azul-grande que vive no Zoo.
"Não alimente os animais silvestres"
Durante todo o fim de semana, o Zoo reforçará a campanha “Não alimente os animais silvestres”, ação permanente que acontece de forma itinerante em pontos estratégicos do espaço.
O objetivo é sensibilizar o público sobre os riscos dessa prática, como doenças e acidentes, além de mostrar que os animais da fauna livre já encontram alimento suficiente nas áreas de mata da Zoobotânica. Já os animais sob cuidados do Zoológico recebem uma dieta balanceada, oferecida exclusivamente pelos tratadores em dias e horários definidos.
“Também será um momento importante para diferenciar animais silvestres dos domésticos, um dos principais motivos da proibição de entrada ou permanência de animais domésticos na Zoobotânica, para a proteção da fauna sob nossos cuidados”, ressalta Roberta.
Serviço
Atividades Zoológico de BH
Entradas: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 8.000 - Pampulha e Avenida Antônio Francisco Lisboa, 2.600 - Serrano
A participação nas atividades é gratuita, mas para acesso ao Zoológico é necessário adquirir ingresso, com pagamento apenas em dinheiro. Confira aqui os valores.
Sábado (4)
Celebração do Dia Mundial dos Animais e Dia Nacional da Abelha
Horário: 10h às 13h
Visita guiada ao meliponário
Horário: 11h
Duração: 20 minutos
Participantes: até 15 pessoas
Local: em frente ao recinto do elefante
Domingo (5)
Celebração do Dia da Ave
Atividade: Conheça a arara-azul-grande
Horário: 10h às 13h
Local: Praça das Aves – próximo ao recinto da arara-azul-grande
Sábado e domingo
Campanha educativa itinerante "Não alimente os animais silvestres... Essa atitude coloca a saúde deles e a sua em risco!"
Horário: 13h30 às 15h30