7 July 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte iniciou o plantio de mudas na região da Avenida Raja Gabaglia como parte da compensação ambiental para as obras de alargamento do viaduto do Belvedere. A compensação prevê o plantio de 866 árvores, mas a PBH planeja plantar 3 mil exemplares. A ação faz parte de um conjunto de medidas ambientais que acompanham o avanço das obras para equilibrar o desenvolvimento urbano com a sustentabilidade e a qualidade de vida.
Para o prefeito Álvaro Damião "é perfeitamente possível preservar e prosperar". Ele acrescenta que "toda ação da prefeitura que implicar em algum dano ambiental será compensada com igual ou maior intensidade". Esta é a orientação do prefeito para toda a sua equipe.
A compensação foi iniciada no último sábado com o plantio de 62 mudas de seis espécies nativas: Schinus terebinthifolia (aroeira), Tabebuia roseoalba (ipê branco), Handroanthus chrysotrichus (ipê-amarelo), Pleroma granulosum (quaresmeira), Bauhinia forficata (pata-de-vaca) e Cenostigma pluviosum (sibipiruna). A escolha por espécies nativas reforça o compromisso da Prefeitura com a preservação da biodiversidade local e a recuperação ambiental da área impactada. Para dar início às obras, será necessária a supressão de 44 árvores, medida que será compensada com um programa robusto de reflorestamento.
“Uma cidade mais verde é uma das metas do prefeito Álvaro Damião e, antes da conclusão das obras, vamos entregar essas novas árvores plantadas na região. Essa ação é apenas o começo do cumprimento de nossa meta. No decorrer da execução da obra vamos aumentando os plantios até atingir a exigência do prefeito”, afirma o superintendente da Sudecap, Leonardo Gomes.