28 July 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, publicou nesta semana o novo Edital de Doação de Créditos de Carbono, para a descarbonização dos principais eventos turísticos da cidade. A iniciativa reforça o compromisso da administração pública com a responsabilidade socioambiental, visando compensar a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) gerada pelos eventos. As empresas detentoras dos Créditos Certificados de Carbono podem manifestar interesse na doação até dezembro de 2026.
Para a presidente da Belotur, Bárbara Menucci, a publicação do novo edital de crédito de carbono para os eventos organizados pela Prefeitura representa um passo concreto e transformador nas ações do município voltadas para o enfrentamento climático.
“Essa iniciativa mostra, na prática, como Belo Horizonte está comprometida com um futuro mais sustentável e preparado para o que vem pela frente. Quando conectamos turismo, cultura e economia às urgências do clima, provamos que dá pra crescer com responsabilidade. Nossos eventos ganham ainda mais força quando viram aliados do meio ambiente. É assim que a gente abre espaço para inovação no turismo e impulsiona a economia verde da cidade”, afirma Bárbara.
Neste ano, a Belotur publicou pela primeira vez o Edital de Créditos de Carbono com foco na compensação das emissões geradas durante o Carnaval de Belo Horizonte. Com o encerramento do chamamento público inicial, a empresa municipal aprimorou o instrumento jurídico para a nova versão do edital. O objetivo é ampliar o alcance da política de responsabilidade socioambiental, contemplando um número maior de eventos promovidos pela Belotur.
O novo edital inclui ações de compensação para os principais eventos do calendário da cidade: Carnaval (edições de 2025 e 2026), Arraial de Belô (2025 e 2026), Bienal da Gastronomia (2025), aniversário de Belo Horizonte (2025 e 2026) e a festa de réveillon (2025 e 2026).
A iniciativa, prevista no Edital de Crédito de Carbono, busca parceiros dispostos a cancelar ou aposentar créditos de carbono, contribuindo para a mitigação, compensação e adaptação aos impactos climáticos das atividades promovidas pela empresa. O processo será orientado pelo Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) do município e pelo Plano Local de Ação Climática. As empresas participantes poderão associar suas marcas aos eventos contemplados, fortalecendo seu posicionamento sustentável diante da sociedade.
A parceria pretende promover a neutralização parcial das emissões, engajar diferentes setores na pauta climática, estimular a cooperação institucional, contribuir para as metas da Agenda 2030 e para a campanha internacional Race to Zero, além de consolidar Belo Horizonte como um destino turístico comprometido com a sustentabilidade.
As contrapartidas incluem a divulgação da lista de doadores no Portal Belo Horizonte e no LinkedIn da empresa municipal; a publicação no ranking de doadores no Diário Oficial do Município, conforme os valores dos créditos oferecidos; e a menção às empresas doadoras na comunicação da estratégia de ESG para os eventos da Belotur, entre outras ações que podem ser conferidas no Edital.
O Edital de Doação de Créditos de Carbono ficará aberto até dezembro de 2026 para instituições doadoras interessadas, bem como para aqueles que promoverem, intermediarem ou captarem doações que resultem na geração de créditos de carbono. Essa inovação no edital amplia o alcance e a efetividade das ações de compensação ambiental nos eventos promovidos pela Belotur.
Como funciona a doação de carbono?
A doação de carbono equivalente por meio de Reduções Certificadas de Emissões segue mecanismos globais que permitem a compensação das emissões de gases de efeito estufa (GEE). Empresas e países com metas de redução compulsórias ou voluntárias podem movimentar créditos gerados em projetos sustentáveis em países em desenvolvimento, como o Brasil.
Os projetos brasileiros que reduzem emissões de GEE, como usinas de energia renovável, reflorestamento e iniciativas de eficiência energética, são registrados nos mecanismos de certificação e cada tonelada de CO2 equivalente reduzida gera uma redução certificada conforme as metodologias internacionais de verificação e garantias. Essas Reduções Certificadas de Emissões podem ser comercializadas, compensadas ou doadas no mercado voluntário de carbono. As transações são reguladas para garantir sua integridade ambiental e permitir que empresas compensem suas emissões de forma econômica e verificável.