Pular para o conteúdo principal

Parques municipais oferecem últimas trilhas gratuitas do ano
Foto: Ana Carina Roque

Parques municipais oferecem últimas trilhas gratuitas do ano

criado em - atualizado em

A programação de trilhas guiadas, promovida pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), encerra o ano de 2025 com duas atividades especiais em dezembro. As caminhadas, gratuitas e abertas ao público, oferecem uma oportunidade de contato direto com a natureza, aprendizado sobre biodiversidade e história das áreas verdes da capital.

Nesta sábado (6), o encontro será no Parque Ursulina de Andrade Mello (Rua Dr. Sylvio Menicucci, 640 - Castelo), com saída às 9h. O percurso é de aproximadamente 1,5 Km, com duração estimada de 1h. Conduzido por profissionais da equipe da educação ambiental da FPMZB, o trajeto inclui visita à área de mata fechada do parque, onde os participantes poderão conhecer espécies da flora e da fauna locais, nascentes de água, jardim de plantas medicinais e pontos que estão em pleno processo de recuperação, após danos causados por queimadas ocorridas nos últimos anos.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até 4 quinta-feira (4), às 16h, pelo e-mail educaparques@pbh.gov.br.

Trilha especial no aniversário da cidade

Já no dia 12, em comemoração aos 128 anos de Belo Horizonte, a experiência educativa e sensorial será em meio à biodiversidade urbana do Parque Municipal Américo Renné Giannetti, com a Trilha das Borboletas. Durante o trajeto, com saídas às 10h e 14h, além da possibilidade de observação das borboletas, os participantes conhecerão a história da implantação do parque, sua importância ambiental e cultural, e ainda visitarão áreas de vegetação especialmente manejadas para atrair borboletas e outros polinizadores.

Durante a caminhada, são feitas paradas estratégicas para observação da flora, como o manacá de cheiro e a planta borboletinha, além da escuta do som do Córrego Acaba Mundo, canalizado sob a área verde. O percurso, que tem como ponto de encontro a praça em frente à administração do parque, é leve, com pequenos trechos de subida e descida. O trajeto leva cerca de 40 minutos para ser percorrido.

As inscrições para essa atividade podem ser feitas até 10 de dezembro, às 16h, pelo mesmo e-mail de contato: educaparques@pbh.gov.br.

Orientações para o público

As trilhas são para toda a família, incluindo crianças a partir de 6 anos, desde que acompanhadas por um adulto responsável. Por contarem com trechos em leve subida, as atividades não são recomendadas para pessoas com mobilidade reduzida. Para garantir conforto e segurança, é obrigatório o uso de calçados fechados. Recomenda-se também o uso de roupas leves e confortáveis, protetor solar, repelente, chapéu ou boné e levar uma garrafa de água.

Com as ações, a FPMZB reforça seu compromisso com a educação ambiental, a valorização dos parques municipais e a promoção do bem-estar da população por meio do contato com a natureza.

Trilha Guiada – Parque Ursulina de Andrade Mello (Rua Dr. Sylvio Menicucci, 640 – Castelo)

- Dia: 6 de dezembro

- Horário: 9h

- Ponto de encontro: na Portaria do parque

- Duração média: 1h30min

- Extensão aproximada: 1,5 km

- Capacidade: mínimo 5 e máximo 25 pessoas

- Público recomendado: Crianças a partir de 6 anos, acompanhadas de um responsável adulto). Não é indicada para pessoas com mobilidade reduzida

- Atividade gratuita – inscrição obrigatória no educaparques@pbh.gov.br

- Atividade sujeita a alterações e cancelamento devido a intempéries

Trilha das Borboletas – Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Avenida Afonso Pena, 1377 – Centro)

- Data: 12 de dezembro

- Horário: 10h e 14h

- Ponto de encontro: na administração do parque

- Duração média: 40min

- Extensão aproximada: 200m

- Capacidade: mínimo 5 e máximo 25 pessoas

- Público recomendado: Crianças a partir de 6 anos, acompanhadas de um responsável adulto). Não é indicada para pessoas com mobilidade reduzida

- Atividade gratuita – inscrição obrigatória no educaparques@pbh.gov.br

- Atividade sujeita a alterações e cancelamento devido a intempéries