Pular para o conteúdo principal

Férias nos Parques e na Zoobotânica terão visitas guiadas ao Zoológico e Aquário
Marilia Lessa

Férias nos Parques e na Zoobotânica terão visitas guiadas ao Zoológico e Aquário

criado em - atualizado em

O período de férias escolares é uma boa oportunidade para aprender um pouco mais sobre educação ambiental de forma interativa. O projeto “Férias nos Parques e na Zoobotânica” vai oferecer visitas guiadas aos bastidores de alguns espaços do Zoológico e do Aquário do Rio São Francisco. As atividades serão de 22 a 25 de julho e as inscrições podem ser feitas até a próxima quinta-feira (17). A programação completa das atividades está na página da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica.

A proposta é que adultos e crianças (a partir dos 6 anos) conheçam um pouco mais sobre a dinâmica desses equipamentos, os trabalhos desenvolvidos e os cuidados com as espécies. Cada visita vai explorar um roteiro diferente, guiado pela equipe de educação ambiental da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB). Os participantes vão conhecer em diferentes datas o setor de veterinária, a cozinha onde são preparadas as refeições dos animais, o laboratório do Aquário, além do laboratório e do viveiro do Borboletário.

Serão oferecidas, ainda, oficinas pedagógicas de plantio no Jardim Botânico. Para essa atividade, é necessário que os participantes levem embalagens recicláveis, como potes de sorvete, caixas de leite ou suco e garrafas PET cortadas, que vão servir como suportes alternativos durante os plantios das espécies.

“A Zoobotânica é um equipamento muito importante para a cidade, pois abriga riquezas da nossa fauna, no Zoológico e no Aquário, e também da flora, no Jardim Botânico. As visitas foram pensadas como uma forma de possibilitar que a população, em especial as crianças, conheçam um pouco mais sobre o trabalho que desenvolvemos e a importância da conservação das espécies e dos biomas. Sendo assim, nada melhor do que vivenciar tudo isso, possibilitando que eles entrem nesses espaços e acompanhem um pouco da rotina, das demandas e dos profissionais”, explica a gerente de Educação Ambiental, Roberta Martins.

Os interessados deverão preencher até quinta (17) o formulário online disponível no site da PBH ou por esse link.  As atividades são gratuitas, mas para acesso ao Zoológico e Aquário do Rio São Francisco é necessária a compra de ingresso. Confira os valores aqui.

Programação

Terça-feira (22)

Visita guiada ao Hospital Veterinário e à cozinha dos animais, das 9h às 11h30
Os participantes vão conhecer alguns protocolos adotados pelos veterinários para cuidar da saúde dos animais que vivem no Zoo. Terão, ainda, a oportunidade de entender como são elaboradas as dietas de cada animal e a rotina dos profissionais que preparam e distribuem os alimentos para eles.

Visita guiada ao laboratório do Aquário e Oficina Pesque & Fale, das 14h às 16h
A visita pretende mostrar a estrutura interna do Aquário para que os visitantes possam entender o esquema de funcionamento do setor (circulação de água, sistema de bombas, limpeza dos tanques, alimentação dos peixes, cenografia dos tanques etc).

A Oficina Pesque & Fale é uma atividade lúdica, na qual os participantes vão simular uma pescaria num tanque de areia e conhecer algumas espécies de peixes que vivem no Rio São Francisco e estão presentes no Aquário. Após a oficina, os participantes vão percorrer os tanques.

Quarta-feira (23)

Visita guiada ao laboratório e ao viveiro do Borboletário, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30
A visita permite conhecer o processo e o local onde são criados esses delicados insetos. É possível visualizar as diferentes fases do ciclo de vida das borboletas e ainda percorrer o interior do viveiro onde elas vivem.

Quinta-feira (24)

Visita ao Laboratório do Aquário e Oficina Pesque & Fale, das 9h às 11h30

Visita guiada ao Hospital Veterinário e à cozinha dos animais, das 14h às 16h30

Sexta-feira (25)

Oficina de Plantio de PANC’s (Plantas alimentícias não convencionais) e/ou plantas ornamentais, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30
A atividade tem o objetivo de despertar o interesse pelas plantas, apresentar espécies alimentícias pouco conhecidas, além de estimular uma alimentação mais diversificada. Poderá ser plantada também uma espécie ornamental.

Importante: os participantes desta oficina deverão trazer embalagens recicláveis que servirão de suportes alternativos para o plantio das espécies, como potes de sorvete, caixas de leite ou suco e garrafas PET cortadas.