14 November 2025 -
Nesta terça-feira (18), das 9h às 11h, a Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), em parceria com a Diretoria de Vilas e Favelas e Regional Centro-Sul (Projeto Adoro BH), realizará um mutirão com moradores do Bairro Santa Lúcia para o plantio de espécies frutíferas e ornamentais. A ação será no passeio entre o Beco Santo Agostinho e a Rua São Tomás de Aquino, na Vila Santa Rita de Cássia.
A iniciativa busca incentivar a apropriação e o cuidado comunitário do espaço público, recentemente requalificado pelas obras do Programa Vila Viva no Aglomerado Santa Lúcia. Durante o mutirão serão plantadas mudas de manacá de cheiro, azulzinha, araçá e diversas flores ornamentais cedidas pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica. Está prevista ainda a instalação de uma jardineira ao longo do passeio.
Precedendo a ação de plantio, foi realizada uma oficina em parceria com o programa Escola Integrada, com apoio de um artista plástico da comunidade, para pintura do muro localizado na entrada do Beco Santo Agostinho. A atividade contou com a participação de estudantes da Escola Municipal Ulisses Guimarães e incluiu a criação de um mosaico na escadaria de acesso ao beco, contribuindo para tornar o ambiente mais acolhedor e preparado para receber o novo jardim.
Alessandra Duarte, coordenadora social da Urbel na região, destaca que essas ações são feitas com o intuito de propiciar a conscientização dos moradores para garantir que as áreas sejam usufruídas de forma adequada. “A finalização das obras trouxe avanços importantes, como o alargamento da calçada e a melhoria da acessibilidade com a implantação de escada, rampa e corrimão. Ao transformar esse espaço em um ambiente verde, bonito e coletivo, aumentamos as chances de que ele seja cuidado pelos próprios moradores, reduzindo usos irregulares como estacionamento de veículos sobre o passeio ou novas ocupações".
A ação integra o conjunto de plantios promovidos pela Urbel com foco na recomposição e ampliação da vegetação em vilas e favelas de Belo Horizonte. Além de aumentar a cobertura verde e qualificar o ambiente urbano, as iniciativas buscam fortalecer o vínculo dos moradores com os espaços públicos, favorecendo o uso adequado e a convivência comunitária.
