Pular para o conteúdo principal

Em um pequeno auditório, pessoas assistem à apresentação do tema feita por um homem de pé e outros três sentados em uma bancada.
Amira Hissa

Prefeitura promove simpósio para aperfeiçoar o método de avaliação de imóveis

criado em - atualizado em

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda, deu início, nesta terça-feira, dia 4, ao simpósio “Modelagem de avaliação de imóveis: Crítica à nova metodologia proposta pela planta de valores”. Composto por quatro encontros, o simpósio tem o objetivo de promover melhorias na metodologia de avaliação dos imóveis na capital mineira. Os próximos debates serão nos dias 11, 18 e 25 de junho.

 O evento conta com a participação de pesquisadores, acadêmicos, gestores municipais e técnicos de diversos órgãos ligados à avaliação imobiliária. Como base para as discussões, a gerência da Planta de Valores Imobiliários da Prefeitura elaborou o relatório “Metodologia usada na avaliação específica de apartamentos para a cidade de Belo Horizonte”, que aborda a introdução de novas técnicas.

O subsecretário da Receita Municipal, Eugênio Veloso, salientou a importância do simpósio para aperfeiçoar os serviços prestados pelo Poder Público. “A expectativa é que, durante o simpósio, os participantes discutam sobre o produto que já temos elaborado, que avaliem, critiquem, tragam contribuições, porque vamos apresentar esse plano para a população e precisamos desse debate técnico e científico. Estou otimista em relação ao sucesso desse projeto”, disse.

No primeiro dia do simpósio, foram tratados os métodos de agregação de amostras. O auditor de tributos municipais da Prefeitura de Belo Horizonte, Eduardo de Mattos, que foi o moderador do debate, apresentou a introdução do relatório elaborado pelos técnicos da Prefeitura.

Um dos debatedores, o professor adjunto da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, Pedro Amaral fez uma apresentação sobre as melhores formas de agrupar imóveis com base em suas características. Também participaram o auditor de tributos da Prefeitura, Ion Ventorim Serbanoiu, e Antônio Pelli, engenheiro civil e mecânico pela UFMG. “Eu espero que esse simpósio tenha essa força para divulgar o trabalho e que as pessoas saibam que é algo que está sendo bem estruturado, que não é uma coisa simples, mas que é bom para toda a sociedade”, afirmou o engenheiro.