Pular para o conteúdo principal

Capoeira
Divulgação: Ricardo Laf

Prefeitura promove Semana Especial da Memória e do Patrimônio Cultural

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza, deste sábado (6) a 13 de agosto, a Semana Especial da Memória e do Patrimônio Cultural, com atrações como oficinas, exposições, exibições de filmes, bate-papos, workshops, entre outras. A programação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura e conta com atividades virtuais e presenciais, que acontecem em todos os centros culturais públicos municipais e no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado, além de espaços públicos da cidade. Todas as atividades são gratuitas e seguem os protocolos de segurança de controle da Covid-19. A programação completa pode ser consultada no Portal Belo Horizonte.

 

A Semana Especial da Memória e do Patrimônio Cultural tem como tema “Lugares de Memória”, e tem como objetivo valorizar, apoiar e dar visibilidade às ações, pessoas e grupos frequentadores dos equipamentos culturais municipais, com destaque para os Centros Culturais.

 

A presidente da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Féres, celebra a iniciativa. "A Semana Especial da Memória e do Patrimônio Cultural reflete a importância da salvaguarda do patrimônio cultural da cidade dentro das políticas públicas desenvolvidas pelo município. A programação dará destaque ao patrimônio cultural imaterial constituído pela oralidade, saberes, fazeres e modos de viver tradicionais nas comunidades de entorno desses equipamentos culturais públicos municipais", afirma.

 

Programação

 

A iniciativa engloba atividades que vão desde a sensibilização, resgate e reconhecimento de referências relevantes às comunidades até o letramento racial, com falas de importantes representatividades das lutas por reconhecimento e igualdade. A abertura do evento acontece no dia 6 de agosto, sábado, a partir das 10h, no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado, com um bate-papo com mestras e mestres da Cultura Popular, no qual serão abordados temas relativos aos seus lugares de memória e a importância destes nas identidades das comunidades.

 

Durante os dias de evento haverá a circulação da Cabine de Memórias pelas estações do Move Vilarinho, Barreiro, São Gabriel e Diamante, bem como nos centros culturais Vila Marçola, Vila Santa Rita, Jardim Guanabara, Alto Vera Cruz e Zilah Spósito. As cabines são equipadas com câmera e  microfone, que permitirão aos cidadão e às cidadãs compartilharem um pouco de suas trajetórias de vida, lembranças e percepções de acordo com temas estabelecidos pela "roda da vida", elemento que compõe a cabine  e designa temas como: "infância", "O que eu mais gosto/gostava de fazer na juventude", "meu bairro", dentre outros.

 

Outro destaque da programação será o lançamento da websérie que relata a circulação das Cabines de Memória, ocorridas na edição 2021 da Semana Especial da Memória e do Patrimônio Cultural. Cada episódio mostra um pouco das histórias coletadas, bem como comentários dos técnicos envolvidos no trabalho. A websérie é composta por quatro episódios de cerca de dez minutos cada e será veiculada no canal do YouTube da Fundação Municipal de Cultura.

 

A programação conta com atrações em todos os 17 centros culturais públicos municipais - sendo eles, Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira, Centro Cultural Bairro das Indústrias, Centro Cultural Vila Marçola, Centro Cultural São Geraldo, Centro Cultural Venda Nova, Centro Cultural Vila Fátima, Centro Cultural Padre Eustáquio, Centro Cultural Zilah Sposito, Centro Cultural Pampulha, Centro Cultural Vila Santa Rita , Centro Cultural Salgado Filho,  Centro Cultural São Geraldo, Centro Cultural Urucuia, Centro Cultural Jardim Guanabara, Centro Cultural Pampulha, Centro Cultural São Bernardo, Centro Cultural Alto Vera Cruz - e atividades desenvolvidas pela Escola Livre de Artes Arena da Cultura.

 

A diretora de Promoção dos Direitos Culturais da Fundação Municipal de Cultura, Bárbara Bof, explica como a programação dialoga com a memória da população que frequenta os equipamentos públicos municipais descentralizados. “Nossa ideia é potencializar e lançar luz sobre a diversidade cultural presente nas comunidades atendidas pelos centros culturais da Fundação Municipal de Cultura. Ano passado, escolhemos como temática a oralidade e a transmissão de saberes e fazeres tradicionais, através do registro das falas das pessoas envolvidas, construindo uma teia para conectar diferentes sujeitos e territórios num mesmo objetivo. Para esta edição, o tema será os Lugares de Memória, um olhar acerca das mudanças, permanências, signos e símbolos que constroem a memória social e coletiva", afirma a diretora.