24 September 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Odeon e Instituto Abrapalavra, abre inscrição para os Pontos de Cultura que desejam compor a programação artística da 2ª edição da Teia Municipal dos Pontos de Cultura de Belo Horizonte, que acontecerá no dia 9 de novembro, no Parque Municipal. O evento reunirá artistas, empreendedores criativos, coletivos culturais e a comunidade de todas as regionais da cidade em um encontro de celebração e articulação que visa fortalecer a rede de Pontos de Cultura da cidade.
Os interessados também podem se inscrever para compor a programação artística do 2° Fórum Municipal dos Pontos de Cultura e dos eventos Pré-fórum. O cadastro pode ser realizado até esta segunda-feira (29).
A Teia Municipal dos Pontos de Cultura de Belo Horizonte é a grande vitrine da Política Municipal Cultura Viva. Por meio desse evento, os Pontos de Cultura de BH têm a oportunidade de se conectar, trocar experiências e, ao mesmo tempo, apresentar para a cidade todo o fazer artístico e cultural. A 2ª edição contempla apresentações culturais, feira de economia criativa e atividades brincantes.
O evento também marca o encerramento do 2° Fórum Municipal dos Pontos de Cultura, encontro bianual no qual os participantes discutem e deliberam proposições para o aprimoramento da Política Municipal Cultura Viva e elegem os membros da Comissão Municipal Cultura Viva. Neste ano, o fórum acontecerá nos dias 7 e 8 de novembro, no Teatro Francisco Nunes.
Os trabalhos artísticos selecionados poderão compor a programação do Fórum Municipal dos Pontos de Cultura (nos dias 7 e 8 de novembro) e de suas etapas regionais com o objetivo de discutir a política e promover a troca de experiências com base nas realidades territoriais de cada Ponto de Cultura, respeitando as diversidades e especificidades.
Os pré-fóruns acontecerão em três momentos:
- 18 de outubro: reunirá os pontos de cultura das regionais Venda Nova, Pampulha, Norte e Nordeste;
- 25 de outubro: destinado aos pontos de cultura das regionais Barreiro e Oeste;
- 1° de novembro: para os pontos de cultura das regionais Leste, Centro-Sul, Hipercentro e Noroeste.
Critérios de seleção
O chamamento público para compor a programação artística da Teia é exclusivo para Pontos de Cultura com sede em Belo Horizonte, devidamente certificados pelo Ministério da Cultura (MinC) ou homologados pela Prefeitura. Confira aqui o edital.