Pular para o conteúdo principal

Prefeitura abre Novembro Negro com seminário sobre resistência e igualdade racial
Foto: Arte Divulgação/PBH

Prefeitura abre Novembro Negro com seminário sobre resistência e igualdade racial

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza na próxima semana o Seminário "Lutas e Resistências: Memórias e Desafios do Povo Negro no Brasil" na abertura do “Novembro Negro”. A programação, que inicia oficialmente as atividades do mês, ocorre na quarta-feira (6), às 10h, virtualmente. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas on-line.

O evento contará com a participação de Yone Maria Gonzaga, especialista em educação e relações étnico-raciais, que abordará questões ligadas à memória histórica e às desigualdades sociais e raciais que ainda impactam o Brasil. Além de uma análise crítica e atual das questões étnico-raciais, o seminário abrirá espaço para que os participantes reflitam sobre os desafios enfrentados pela população negra e as estratégias de resistência e promoção da igualdade. A atividade é gratuita e aberta ao público.

“Este é um momento de extrema relevância para refletirmos sobre o papel fundamental da população negra na construção de Belo Horizonte e na formação da identidade cultural brasileira. É também uma oportunidade para reafirmar o compromisso da Prefeitura em construir políticas públicas que promovam uma reparação histórica justa e necessária”, afirma a subsecretária de Direitos de Cidadania, Luana Magalhães.

Ao longo do mês, a Prefeitura de Belo Horizonte realizará uma intensa programação de eventos e debates voltados à valorização da cultura, história e contribuições da população negra, reafirmando o compromisso com a igualdade racial. As atividades reforçam a importância de políticas públicas que promovam uma reparação justa e necessária. A programação completa e outras informações estão disponíveis no portal da PBH.

Novembro Negro

Desde 2019, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Subsecretaria de Direitos de Cidadania, promove anualmente a ação "Novembro Negro: BH sem Racismo", que envolve uma série de eventos e atividades para marcar o Dia Nacional e Municipal da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

Coordenada pela Diretoria de Políticas de Reparação e Promoção da Igualdade Racial (DPIR), a iniciativa tem como principal objetivo promover uma reflexão profunda sobre a importância histórica e cultural do povo negro e das tradições de matriz africana na construção de Belo Horizonte e no fortalecimento da identidade cultural brasileira. A programação também busca evidenciar as desigualdades e desafios sociais que ainda impactam essa população.