6 November 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte publicou o edital eleitoral para a composição do Conselho Municipal de Turismo (Comtur-BH), referente ao mandato 2026-2027. As inscrições para o credenciamento das entidades interessadas ficam abertas até a próxima segunda-feira (10) e todo o processo será feito de forma digital. Mais informações e o edital completo estão disponíveis no Portal da PBH.
A votação para a escolha das entidades será de forma on-line, entre os dias 27 de novembro e 5 de dezembro. Serão eleitas 18 entidades da sociedade civil, em 12 segmentos do setor turístico, desde a hospedagem, alimentação, transporte e promoção de eventos, até comunicação, comércio, serviços e capacitação profissional.
Também terão representação os segmentos de operadores e agentes de viagem, instituições privadas de ensino superior, empresas que atuam em atividades de suporte ao turismo, além de associações e grupos ligados ao setor que não se enquadram nas categorias anteriores. As vagas serão ocupadas pelas entidades que obtiverem o maior número de votos em seus respectivos segmentos.
“O processo eleitoral é uma oportunidade de ampliar a representatividade e fortalecer a participação democrática dos diversos agentes que fazem o turismo acontecer na cidade. É um momento de escuta e construção coletiva, em que poder público e sociedade civil se unem para desenhar políticas voltadas ao desenvolvimento sustentável, criativo e colaborativo do setor, valorizando o papel de cada segmento na promoção de Belo Horizonte”, destaca a presidente da Belotur, Bárbara Menucci.
Política Municipal de Turismo
Criado em 1997, o Comtur-BH é um órgão colegiado de assessoramento vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Com caráter consultivo, sua principal missão é propor diretrizes, criar condições e contribuir para a formulação da Política Municipal de Turismo. Além disso, é responsável por acompanhar e fiscalizar a implementação dessas iniciativas, com o objetivo de promover o desenvolvimento do turismo na capital mineira.
A Belotur, como responsável pela política de turismo da cidade, exerce a presidência do Conselho, que envolve várias secretarias municipais. Após reformulação, o Comtur-BH passou a ter representantes do setor turístico, de forma paritária. São 36 membros, sendo 18 representantes do poder público e 18 da sociedade civil organizada. As reuniões são realizadas a cada dois meses.
As atividades são organizadas em câmaras temáticas (Oferta Turística, Demanda Turística e Gestão e Governança), que têm como objetivo descentralizar o desenvolvimento de planos, programas, projetos e ações do Conselho, além de promover a participação democrática da comunidade turística na discussão de questões de interesse específico.
Cronograma
- Até 10 de novembro: credenciamento de entidades da sociedade civil organizada
- 11 e 12 de novembro: análise da habilitação dessas entidades
- 13 de novembro: publicação da listagem parcial das entidades
- 14 a 14 de novembro: prazo para recursos pelas entidades
- 18 de novembro: publicação da listagem final de entidades da sociedade civil habilitadas
- 19 a 24 de novembro: credenciamento dos eleitores
- 25 de novembro: listagem final de eleitores
- 27 de novembro a 5 de dezembro: eleição do Comtur-BH
- 9 a 12 de dezembro: apuração dos votos
- Até 31 de dezembro: publicação do resultado no Diário Oficial do Município (DOM)
- Posse para o biênio 2026/2027: 1ª reunião de 2026 (prevista para janeiro)
