Pular para o conteúdo principal

Prefeitura abre inscrições para edição especial do curso Programando Sonhos
Divulgação/PBH

Prefeitura abre inscrições para edição especial do curso Programando Sonhos

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte está com inscrições abertas para uma nova edição do curso Programando Sonhos, em uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, por meio da sua Diretoria de Relações Internacionais, em parceria com a Prodabel, e com o apoio do Governo dos Estados Unidos. Com o objetivo de ensinar programação web para homens e mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social, o curso vai disponibilizar 160 vagas gratuitas para moradores de vilas e favelas da capital.

 

"Essa parceria entre a Prefeitura e a Embaixada dos Estados Unidos é inédita e foi criada a partir do entendimento dos desafios enfrentados no processo de inclusão da população de vilas e favelas no mercado de trabalho. O setor de TI é um dos que mais crescem no Brasil, e com esse programa Belo Horizonte segue se estruturando para ser uma cidade de referência”, afirma Chyara Sales Pereira, secretária municipal adjunta de Desenvolvimento Econômico.

 

Para Jean Mattos, presidente da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel), a edição especial do programa é motivo de comemoração.

 

“Em um mundo cada vez mais digital, a formação em TI tem se tornado uma competência ainda mais necessária para profissionais de diversos segmentos. E com essa parceria queremos levar esse conhecimento para jovens, homens e mulheres que estão em situação de vulnerabilidade, para que eles possam acessar o mercado de trabalho, desenvolver um negócio e aprimorar a sua carreira. Com isso, queremos contribuir para a redução da desigualdade no acesso ao mercado de trabalho, no empreendedorismo e uma maior empregabilidade em um setor em franco crescimento”.

 

O curso terá duração de três meses, com foco no desenvolvimento e manutenção de projetos para web, linguagem de programação, banco de dados e recursos de segurança da informação. As aulas acontecerão em modalidade presencial, no Centro de Qualificação em Tecnologia da Informação da Prodabel  (Rua José Clemente Pereira, 440, bairro Ipiranga). Os alunos terão transporte subsidiado integralmente pela Embaixada Americana em Brasília, em cooperação com a Prefeitura de Belo Horizonte. Aqueles que concluírem todas as etapas do curso serão certificados oficialmente pelo programa.

 

As inscrições podem ser feitas aqui até o dia 24 de fevereiro (ou até o preenchimento das 160 vagas disponíveis). Podem se inscrever os moradores das 218 vilas e favelas de Belo Horizonte e que tenham conhecimentos mínimos em programação web, segundo os requisitos apresentados no formulário de inscrição.

 

Programando Sonhos

 

O Programando Sonhos acontece desde 2019 para capacitar e qualificar homens e mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social em programação web. No segundo semestre de 2019, o programa teve uma edição especial para mulheres, o Programando Sonhos Delas, que foi premiado e reconhecido como a melhor experiência mundial de formação e capacitação de mulheres em TI proporcionada por uma cidade aos seus munícipes na VI edição do Prêmio Ibero-americano de boas práticas locais com enfoque de gênero.

 

Para 2023, o Programando Sonhos – Vilas e Favelas é uma edição especial do já famoso curso ofertado pela Prodabel que, pela primeira vez, será 100% financiado pelo Governo dos Estados Unidos. A parceria é fruto das ações de promoção internacional da Diretoria de Relações Internacionais, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, que em 2022, submeteu o projeto "Programando Sonhos” para que recebesse a oportunidade de financiamento da Embaixada Americana.