5 Abril 2024 -
A Prefeitura de Belo Horizonte iniciou nesta semana as obras de tratamento da calçada da Rua São Paulo, entre a Avenida Amazonas e a Rua dos Carijós, no Centro. Nesse trecho, junto à Galeria do Ouvidor, o passeio será alargado, ampliando e melhorando a mobilidade e a segurança do fluxo de pedestres na região. As melhorias fazem parte do Programa de Requalificação do Centro de Belo Horizonte, o Centro de Todo Mundo.
Atualmente, a largura da calçada nesse quarteirão da Rua São Paulo não está adequada ao volume de pedestres que transitam pelo local diariamente, o que gera situações de riscos para quem está caminhando. Com a ampliação do espaço, também será necessário remanejar as áreas de estacionamento rotativo, de carga e descarga e de motocicletas. Elas foram transferidas para a Rua dos Carijós, entre Rua São Paulo e Rua Curitiba.
Equipes da BHTrans e da Regional Centro-Sul da PBH reuniram-se com administradores da Galeria do Ouvidor para discutir o plano de obras da Rota de Pedestres e mostrar os benefícios da implantação para o comércio.
Melhorias para os pedestres no Centro de Todo Mundo
A recuperação de passeios, tratamento para acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida, novas travessias, novos semáforos e a implantação de ilhas de refúgio/travessia, estão incluídas entre as obras para a mobilidade do Centro de Todo Mundo. O tratamento na Rua São Paulo faz parte da Rota 1 do projeto, que liga a Avenida Oiapoque à Avenida Amazonas, passando pelas estações do MOVE na Avenida Santos Dumont e pelas áreas de shoppings populares.
Zona 30 Rua Goiás
Dentro do Programa Centro de Todo Mundo, também está em execução a implantação de uma Zona 30 na Rua Goiás, entre a Rua da Bahia e a Praça Afonso Arinos, em frente ao prédio da Prefeitura. O objetivo é promover a redução da velocidade dos veículos, diminuindo assim os riscos de acidentes e ampliando a segurança para pedestres e ciclistas. As obras em curso na Rua Goiás vão ampliar as calçadas, implantar uma travessia de pedestres elevada e reorganizar as vagas de estacionamento no trecho.
Nova sinalização
As obras de mobilidade do Centro de Todo Mundo já viabilizaram a troca de 1.300 placas de sinalização, a implantação de mais de 16 quilômetros de sinalização horizontal (pintura no solo), além da limpeza e renovação de cerca de 3 mil abrigos de ônibus.