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PBH começa obras que vão transformar a Rua Goiás em novo espaço Zona 30
Arte/PBH

PBH começa obras que vão transformar a Rua Goiás em novo espaço Zona 30

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A Prefeitura de Belo Horizonte iniciou as intervenções para implantação da Zona 30 na Rua Goiás, no Centro da capital. A implantação do projeto promove a redução da velocidade dos veículos - que poderão trafegar a no máximo 30 km/h -, diminuindo assim os riscos de acidentes e ampliando a segurança para pedestres e ciclistas. As obras em curso na Rua Goiás, entre a Rua da Bahia e a Praça Afonso Arinos, em frente ao prédio da PBH, vão ampliar as calçadas, implantar uma travessia de pedestres elevada e reorganizar as vagas de estacionamento. Belo Horizonte conta atualmente com 16 ruas caracterizadas como Zona 30 em várias regiões da cidade. 

As intervenções fazem parte do Programa de Requalificação do Centro de Belo Horizonte - Centro de Todo Mundo, que vai tornar o Centro da cidade mais bonito, amigável e aprazível, sobretudo melhorando a acessibilidade e as opções de mobilidade para a população. 

Conheça o projeto 

Espaço para Convivência - Com calçadas maiores os pedestres terão um ambiente mais agradável e seguro, que também irá receber um espaço reservado para eventuais barracas de feirantes. O espaço público será compartilhado entre todos, pedestres, ciclistas e motoristas, em uma coexistência pacífica e harmoniosa.

Acessibilidade para Todos - As novas calçadas irão contemplar todos os requisitos de acessibilidade universal, tornando o trecho mais inclusivo para pessoas com mobilidade reduzida, ciclistas e pedestres.

Segurança e Qualidade de Vida - Com o trânsito mais tranquilo, trafegando no máximo a 30 km/h, além de trazer benefícios para a segurança dos pedestres e ciclistas, há também uma redução de ruídos e da poluição do ar. A redução no estresse relacionado ao trânsito também contribui para melhorar a qualidade de vida dos moradores da região. 

Zonas 30 na capital

As Zonas 30 são intervenções que transformam as vias em espaços de convivência. O projeto inclui uma revisão do desenho da rua, com aumento da área das calçadas, construção de travessias elevadas e a ocupação dos espaços com bancos, plantas e praças. A implantação em algumas regiões da capital, como nos bairros Confisco e Cachoeirinha, o planejamento contou com a participação da comunidade local. 

A zona 30 tem uma sinalização especial alertando para a velocidade máxima de 30 Km/h para os veículos, a velocidade mais baixa reduz a possibilidade de acidentes, privilegiando quem anda a pé, de bicicleta, crianças e quem tem mobilidade reduzida, principalmente os idosos. 

Uma das principais foi implantada, em 2021 no bairro Santa Tereza, que conta inclusive com uma  ciclofaixa no viaduto da rua Paraisópolis ligando o bairro Santa Tereza à ciclovia Leste/Oeste na av. dos Andrada. Essa obra teve a parceria com os institutos alemães Wuppertal, GIZ e TUMI. 

Outra Zona 30 de destaque foi nas ruas do entorno da Escola Municipal Anne Frank, no bairro Confisco. A montagem com redesenho da geometria das vias, contou com a participação dos alunos da escola.