Pular para o conteúdo principal

Após seis meses da municipalização, Novo Anel tem estrutura modernizada e operação viária mais eficiente e segura
Foto: Drone Amir Martins/PBH

Após seis meses da municipalização, Novo Anel tem estrutura modernizada e operação viária mais eficiente e segura

criado em - atualizado em

Quem passa pelo Novo Anel nos últimos meses já percebe as melhorias implementadas a partir da municipalização, realizada em junho. Nesse período, foram realizadas uma série de melhorias na via, que passa por uma ampla modernização, além de contar com uma operação viária mais eficiente e reforço na segurança. Desde que o Novo Anel passou a ser gerido pela Prefeitura de Belo Horizonte, foram realizadas operações de recapeamento, tapa-buracos, limpeza, mobilidade e patrulhamento preventivo.

Ao longo dos últimos seis meses, foram mais de nove quilômetros recapeados, com melhorias no asfalto em acessos a ruas, avenidas e nas vias marginais. Duas passarelas foram revitalizadas nas regionais Pampulha e Oeste, além de mais de 40 operações tapa-buracos nas regionais Noroeste, Nordeste e Pampulha. Também foram realizados serviços de manutenção de sistemas de drenagens, recolocação de tampas de Ponto de Visita (PV) e bocas de lobo, reparo em guarda corpo e manutenção em árvores.

Além de todas as intervenções de rotina, entre os dias 23 e 25 de setembro a PBH promoveu uma ação no Novo Anel voltada para serviços de manutenção e limpeza. Foi realizada a limpeza dos dispositivos de drenagem (bocas de lobo, sarjetas e valetas), capina, retirada de entulhos e detritos, além da lavagem das faixas de rolamento e das barreiras da via.

Desde o dia 3 de junho, já foram retiradas 1.175 toneladas de lixo durante as ações de limpeza realizadas ao longo das vias principais, marginais e alças dos viadutos. Entre os serviços mais frequentes estão a capina, roçada, remoção de lixo descartado irregularmente (como entulho, terra, móveis e madeira) e o recolhimento de animais mortos. Trabalho fundamental para melhorar a visibilidade, a mobilidade e a segurança de motoristas e pedestres que circulam pela região.

Mais segurança para a via

Medida importante para garantir a segurança de motoristas e pedestres, o patrulhamento preventivo, realizado pela Guarda Civil Municipal, foi intensificado em todo o trecho do Novo Anel. Nos seis meses de gestão da PBH, foram realizadas 2.282 ações de patrulhamento ao longo da via. Os agentes fizeram ainda 144 intervenções e 142 operações de trânsito. Um trabalho preventivo que resultou na prisão de cinco pessoas, sendo um condutor com sintomas de embriaguez e outro com mandado de prisão em aberto.

Durante as operações, as viaturas permanecem posicionadas em nove pontos estratégicos, como o Viaduto São Francisco, a alça de acesso à Avenida Úrsula Paulino (sentido Vitória) e as imediações do Bairro Olhos D’Água, garantindo presença constante das equipes ao longo do percurso.

O Novo Anel conta ainda com uma operação viária implementada pela BHTrans, que realizou 1.335 atendimentos na via ao longo dos últimos quatro meses. Deste total, 237 registros se referem a acidentes sem vítimas e 170 com vítimas, além de 640 ocorrências de veículos com problemas mecânicos.

Cabe ressaltar que a Prefeitura de Belo Horizonte assumiu a gestão de 22,4 quilômetros do Novo Anel, entre o Bairro Olhos D’Água e a Avenida Cristiano Machado. Ao todo, cerca de 120 mil veículos trafegam diariamente pela via.