4 December 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte realiza operação de trânsito e transporte no entorno do Mineirão para o jogo Cruzeiro x Botafogo, nesta quinta-feira (4), às 19h30. Agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BHTrans, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar) vão atuar na região com ações voltadas para melhoria das condições de segurança viária, além do monitoramento e fiscalização das reservas de áreas antes e durante o evento
Intervenções no trânsito
Quinta-feira (4)
- Quatro horas antes do início da partida será realizada inversão do sentido de circulação na Avenida Antônio Abrahão Caram, entre as avenidas Coronel Oscar Paschoal e Rei Pelé. Neste trecho, ambas as pistas vão operar no sentido Avenida Antônio Carlos/orla da Lagoa da Pampulha, facilitando o acesso aos estacionamentos G1, G2 e G3.
- Três horas antes do início do jogo, os semáforos da Avenida Antônio Carlos, entre a Rua Aporé e a Avenida Antônio Abrahão Caram, serão ajustados para o modo intermitente (flash), com o objetivo de melhorar a fluidez do trânsito na região do Mineirão, assegurando o acesso de moradores, comerciantes e torcedores.
- Agentes da BHTrans vão operar o trânsito nas interseções com semáforos em flash para garantir a segurança de motoristas e principalmente dos pedestres, que devem ficar atentos às orientações dos agentes, nas travessias.
- Três horas antes do início da partida será implantada faixa reversível operacional no contrafluxo da Avenida Antônio Abrahão Caram, no trecho entre a Rua Alexandre Barbosa e a Avenida Rei Pelé, para otimizar o fluxo de veículos de segurança e de salvamento à área do Mineirão, além de garantir o acesso mais rápido dos veículos às entradas dos estacionamentos G1, G2 e G3.
- Vinte minutos antes do término da partida poderá ser implantada operação de trânsito no contrafluxo, na saída do estacionamento G1 da pista interna da Avenida Rei Pelé, em direção à Escola de Veterinária (UFMG), como preparação para a saída dos veículos.
Transporte coletivo
Linhas do transporte coletivo que atendem a região:
64 - Estação Venda Nova/Assembleia - Via Carlos Luz
67 - Estação Vilarinho/Santo Agostinho - Via Carlos Luz
5106 - Bandeirantes/BH Shopping
5401 - São Luís/Dom Cabral
503 - Estação São Gabriel/Aparecida/Santa Rosa
504 - Estação São Gabriel/Santa Rosa/Aparecida
506 - Estação Ponto São José/ Avenida Antônio Carlos
5102 - UFMG/Santo Antônio
S-53 - Confisco/Ouro Minas
S-54A - Dom Bosco/Shopping Del Rey
S-54B - Dom Bosco/Shopping Del Rey
S-56 - Vilarinho/São José
Táxi
Serão implantados três pontos de táxi, nos seguintes locais:
- Avenida Coronel Oscar Paschoal (pista interna, canteiro central), em frente ao estacionamento G2 - Hall Principal;
- Avenida Antônio Abrahão Caram (pista externa), entre a Alameda das Palmeiras e a Portaria P6 do Mineirinho;
- Avenida Rei Pelé (canteiro central da pista externa), entre a Avenida Antônio Abrahão Caram e o estacionamento G1.
Veículos de APP e caronas
Será criado um ponto de embarque e desembarque para veículos de aplicativos e carona:
- Avenida Antônio Abrahão Caram, entre as alamedas dos Coqueiros e das Princesas.
Vans e fretados
Serão implantados dois locais para estacionamento das caravanas:
Torcida do Cruzeiro: Avenida Antônio Abrahão Caram, entre a Avenida Rei Pelé e a Rua Professor Amilcar Viana Martins.
Torcida visitante: Avenida Chaffir Ferreira, entre as alamedas das Cariotas e das Palmeiras.
Confira no perfil do X do BH Mobilidade as informações e orientações sobre o trânsito da capital.
